Eles encararam mais de cinquenta quilômetros de estrada com um único objetivo: conhecer o funcionamento de um jornal. Isso foi o que fizeram os alunos da escola municipal José Roberto Cândido da Costa, de Ubarana, que conheceram a rotina de produção de um jornal impresso.
Na visita, a criançada conheceu a redação do Diário à gráfica. A professora Ângela Maria Gonçalves Catalan conta que o projeto iniciou com a leitura de textos informativos em sala de aula. "Começamos apresentando os cadernos do jornal às crianças, mostrando os gêneros textuais e finalizamos com a visita".
Quem gostou da ideia foi Felipe Castilho Cotrim. O menino de 9 anos sonha em ser jornalista e, com a visita, pôde conhecer mais sobre a profissão. "Essa visita me impressionou muito, até estou dando entrevista". Segundo ele, a vontade de exercer a profissão começou quando ainda tinha cinco anos de idade. "Na época, eu lia jornal em casa com meu pai", destacou.
Mas além de visitar e conhecer o jornal, os alunos também tiveram a oportunidade de saber como é a produção diária das reportagens, entendendo todo o processo de construção do jornalismo. "Isso desperta a curiosidade deles. Os textos informativos é um dos gêneros textuais que mais chamam a atenção dos alunos, por serem mais pertencentes ao dia a dia deles", falou a professora Zeiza Moro dos Santos, que também acompanhou a criançada.
No projeto, os alunos trabalham na escola com textos jornalísticos, podendo até mesmo opinar ao escrever cartas do leitor. Karla Eduarda de Souza Brito, de 10 anos, disse que entre as coisas que mais gostou na visita foi sobre o funcionamento das máquinas de impressão e do caderno Vida & Arte. "Acho que porque eu faço teatro e gosto de peças teatrais. Já fiz apresentações, inclusive uma falando sobre a dengue".
Samilly Thalita da Silva Rossi também gostou de conhecer o jornal, achou interessante a montagem das páginas e sobre o trabalho vinte quatro horas na produção - desde os repórteres trabalhando durante o dia até os profissionais da gráfica durante a noite. "Achei muito legal e interessante quando a editora começa a montar as páginas do jornal, colocando o título grande", falou a aluna de 10 anos.
A visita foi uma ótima oportunidade para a criançada saber desde cedo diferenciar o que é notícia de fake news. "Os alunos, mediante as oportunidades de leitura, procuram ler veículos confiáveis, com ajuda do projeto sabem distinguir verdade e mentira", finalizou Zeiza.
(Colaborou Rone Carvalho)
Sons dos Animais
O aplicativo Sons de Animais é um jogo educativo recomendado para crianças de um a cinco anos de idade. O jogo ajuda a criançada a aprender os sons dos animais de forma divertida. Fácil de brincar, basta o jogador tocar na tela para ouvir o som do animal, seu nome e suas características. Ele é uma ótima oportunidade para as crianças desenvolverem habilidades de raciocínio lógico.
Inglês
Joãozinho disse para Pedrinho:
- Comprei um livro que se chama 'Aprenda a falar inglês em 15 passos'.
Pedrinho então pergunta:
- E aí, aprendeu a falar inglês?
Joãozinho responde:
- Não! Caminhei 3 quilômetros e nada!
Descobridor
Na aula, a professora pergunta para o Jorge:
- Onde fica a América?
Jorge responde apontando no mapa.
A professora então pergunta para o Pedrinho:
- Quem descobriu a América?
- Foi o Jorge, professora!
Cinema
Neste domingo, 16, tem exibição de filme no Sesc Rio Preto. O evento gratuito começa às 15h30, com a animação Peixonauta. Na história, ele e seus amigos saem do Parque em busca do doutor Jardim, mas ao chegarem à cidade encontram tudo vazio. Intrigados e correndo contra o tempo, eles precisam desvendar a causa do fenômeno.
Harry Potter
Os fãs de Harry Potter terão uma ótima opção para curtir no final de semana. Os personagens mais queridos da saga estarão no centro de compras Cidade Norte para fotos com todo o público. O evento acontece no shopping, neste sábado, às 19h.
Aventura
Para os amantes de aventura, tem o simulador de montanha-russa e muitos outros brinquedos no Plaza Avenida Shopping. O simulador funciona no sábado das 10h às 22h. No domingo, é das 14h às 20h.
Feita de Nuvens
- Texto: Tati Santos Oliveira
- Editora: Estrela Cultural
Maria Luiza é uma menina com poderes especiais. Ela é feita de nuvens. Nesta história sensível, ela conta de onde vem este segredo tão legal! Em linguagem figurada, a autora trata com sensibilidade e poesia sobre o vitiligo, doença de pele que provoca a perda de pigmentação em várias partes do corpo. O livro é uma boa indicação tanto para crianças como para os pais que podem aprender, através de ilustrações e textos de fácil entendimento, sobre a doença.
Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto mostrando um desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019