Diário da Região

25/11/2018 - 08h00min

DICAS

Por amor aos parques nacionais

Rota panorâmica na Patagônia e série sobre São Joaquim promovem turismo em unidades de conservação

Custódio Coimbra/Agência O Globo A Pedra Furada, um dos principais cartões-postais do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina
A Pedra Furada, um dos principais cartões-postais do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina

O Chile lançou a Rota dos Parques da Patagônia, envolvendo 17 parques nacionais ao longo de mais de 2.800km, entre Puerto Montt e Cabo de Hornos, no centro-sul do país. A ideia é promover o turismo, destacando a importância da conversação da área.

Os 17 parques protegem 11,5 milhões de hectares dos quais fazem parte a Carretera Austral, os canais patagônicos e a Rota do Fim do Mundo. O roteiro percorre parques nacionais como Laguna San Rafael, na região de Aysén; Bernardo O'Higgins, Torres del Paine e Cabo de Hornos, em Magallanes.

Informações sobre o território, excursões sugeridas, transportes, opções de hospedagem e mais de 50 trilhas traçadas por GPS, foram disponibilizadas no site (rutadelosparques.org). O projeto é uma iniciativa da fundação Tompkins Conservation.

No Brasil, a plataforma colaborativa WikiParques ganhou uma série dedicada aos parques nacionais: "Pé no Parque". A primeira temporada de quatro episódios é sobre o Parque Nacional de São Joaquim, entre os municípios de Urubici, Orleans, Grão Pará, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.

Os episódios abordam características naturais, história, matas de araucárias e atrativos turísticos. Com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o projeto percorrerá outros parques nacionais em 2019.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso