Diário da Região

08/12/2018 - 00h30min

DECORAÇÃO

Decoração inteligente dispensa a necessidade de reforma

Lugar de descanso e renovação de energia, o quarto pode, e deve, ser renovado periodicamente. Decoração cumpre bem essa função, dispensando a necessidade de reforma

Divulgação A suíte master da última edição da Casa Cor SP, assinada 
pelo arquiteto Marlon Gama
A suíte master da última edição da Casa Cor SP, assinada pelo arquiteto Marlon Gama

Espaço que mais inspira aconchego em uma casa, o quarto pode, e deve, ser renovado periodicamente. Para isso, não é necessário nenhuma reforma estrutural, que vai render aquela dor de cabeça. A decoração cumpre bem essa função, e são muitos os recursos disponíveis para dar aquela repaginada neste ambiente - o lugar do descanso e da renovação de energia depois de um longo dia de trabalho.

"De tempos em tempos, a casa precisa de um carinho especial. Com criatividade, é possível dar um novo visual para os ambientes. Novas roupas de cama dão uma nova vida ao quarto. Almofadas e mantas, por exemplo, são os complementos perfeitos para proporcionar um clima de aconchego e conforto", comenta Adriana Furtado, que integra a equipe de marketing da rede de lojas Mmartan.

Segundo ela, dependendo do estilo desejado, apenas um conjunto de lençóis poderá mudar tudo em um quarto. "Para quem é mais tradicional, os tons neutros são sempre a melhor escolha. Além de ser fácil de casar com qualquer decoração já existente no seu quarto, o visual fica clean e bem elegante. Cores como branco, cinza, bege e nude rosado são ideais para essa proposta."

Para trazer mais aconchego, Adriana indica uma mantinha no pé da cama ou uma composição com porta-travesseiros e almofadas. "Outra dica que cai super bem é usar ao menos uma textura diferente, sendo no lençol ou na mantinha."

Objetos decorativos

Além das roupas de cama, peças de decoração também são bem-vindas no quarto. "Espelhos soltos, quadros e adornos em geral são ótimos para dar uma repaginada no visual do quarto e trazer um toque de personalidade para o ambiente. Um jogo de cama coordenado, por exemplo, pode trazer uma energia nova sem necessidade de reforma. Tapetes, almofadas e cortinas são a roupa da casa. Você pode trocar sempre", orienta a arquiteta Priscila Tressino, de São Caetano do Sul.

A arquiteta destaca que a cama é o ponto principal de um quarto, "mas não podemos esquecer que, ao somar outros acessórios, podemos tornar o ambiente mais confortável e prático". "Os criados-mudos ou mesas de cabeceira são ótimos para colocar aquele livro, objeto de uso pessoal ou ainda deixar o celular carregando. Bancos, baús, chaises e poltronas são ótimos para sentar ao vestir-se ou calçar os sapatos. Tapetes nas beiradas da cama protegem os pés descalços do contato direto com o chão. Quando sua janela der vista direta para os vizinhos, escolha tecidos mais fechados, sem transparência. Quando não tiver veneziana que bloqueie a luz do sol, instale persianas com blackout", enumera Priscila.

Outro aspecto destacado pela arquiteta é a iluminação. "A iluminação também não pode ser menos importante. Um abajur ou arandelas e pendentes, para quem tem um espaço reduzido, são indicados para as cabeceiras", sinaliza.

Peças como quadros e objetos de arte ajudam a dar mais personalidade para os ambientes de uma casa. "Quando se fala em utilizar uma obra de arte na decoração de quartos, o mais comum é imaginar que esse ambiente peça quadros que podem sugerir calma, como belas fotografias em preto e branco, quadros contemporâneos abstratos com texturas e cores frias ou que deem a conotação de relaxamento. Mas isso não é uma regra. Um jovem que acabou de comprar seu primeiro apartamento, por exemplo, pode querer algo mais dinâmico", declara Wendell Toledo, fundador e CEO da Artluv, plataforma que conecta artistas a clientes e amantes de arte.

"Vemos que os decoradores normalmente procuram a nossa plataforma buscando não só uma obra de arte para equilibrar esteticamente o ambiente, mas, na maioria dos casos, imprimir de fato a personalidade dos moradores. Quando quem decora é o próprio morador, muitas vezes ele procura algo com que já tenha tido contato, algo que ajudou a formar o seu 'senso estético', seja por meio de uma revista, Instagram, uma visita a alguma exposição ou até mesmo alguma street art que tenha admirado nas ruas da cidade ou durante uma viagem", diz Toledo.

Adriana ainda destaca que a dúvida da maioria das pessoas é saber como decorar a cama com perfeição e usar todas as peças corretamente para deixá-la igual às capas de revista. "Para começar o dia bem, nada melhor do que sair do quarto com a cama feita e todos os itens em seus respectivos lugares. A sensação se repete na volta para a casa, durante a noite. Afinal, antes de deitar, para dormir bem, é preciso saber que tudo está devidamente organizado. Além de proporcionar conforto, uma decoração de cama bem planejada também ajuda a deixar o visual do ambiente harmonioso e elegante."

 

 

 

 

Para não errar na decoração do quarto

Divulgação A cama é o foco principal de um quarto e o ponto de partida para a decoração desse ambiente
A cama é o foco principal de um quarto e o ponto de partida para a decoração desse ambiente

Defina os itens para decoração de cama

A cama é o foco principal do quarto. Por isso, deve ser organizada de

forma que fique linda e confortável. Para começar, é necessário identificar se você possui todos os itens necessários para produzir o efeito que deseja.

O número de peças costuma variar na decoração de cama, assim como os tipos de itens mais indicados. Por exemplo, durante os dias quentes, a utilização de uma colcha é bem-vinda, assim como o match de um edredom com mantas nas épocas mais frias do ano. Entretanto, geralmente, a composição sempre é composta por lençol de baixo e de cima, fronhas e porta-travesseiros

Ordem correta na decoração de cama

Depois de separar tudo que será utilizado na decoração de cama, você precisa deixar o lençol de baixo completamente esticado. Atenção: tenha cuidado e certifique-se que a peça está presa corretamente em todos os cantos do seu colchão para não se soltar. Se o seu lençol de baixo não tiver elástico, reserve alguns minutos a mais para fazer a dobra e deixar a peça lisa. É importante não fazer nós nesses pontos para evitar que o material fique danificado e o produto tenha seu tempo de vida útil reduzido. Em seguida, separe o segundo lençol, que deve ser posicionado em cima e preso na localidade dos pés da cama. A parte de cima, por sua vez, precisa estar dobrada para trazer mais sofisticação ao ambiente. Depois, o que

acha de usar uma manta na cama decorada? Ela pode seguir como o passo seguinte, mas é importante que fique aos pés do móvel - seja esticada ou dobrada. Em contrapartida, outros itens são bem-vindos, principalmente

em épocas mais frias, como cobertores ou edredons

Almofadas na decoração de cama

Assim como os outros itens, as almofadas também são importantes

na decoração de cama. Afinal, deixam esse espaço mais gracioso e personalizado - além de aconchegante. Para usá-las corretamente, é importante prestar atenção em suas dimensões para não errar na escolha das medidas e, com isso, deixar o ambiente menos elegante. Dessa forma, elas podem ficar dispostas na frente de dois travesseiros, mas em tamanhos menores para não prejudicar a estética visual e esconder o que está localizado atrás. Se a decoração do quarto for composta por tons neutros, as almofadas podem receber estampas e texturas mais vibrantes e coloridas

Harmonia na decoração de cama

Travesseiros, lençóis, colchas e os outros elementos que formam a cama precisam combinar e estar em harmonia com o restante do décor. Se a sua parede tem um tom mais forte, escolha peças mais neutras. Não quer errar? Aposte na mesma paleta de cores. Isso também vale para as estampas. Desenhos muito diferentes podem causar conflitos e trazer o resultado inverso ao desejado

Escolha peças de qualidade na decoração de cama

Ao deitar na cama, você precisa sentir o máximo conforto. Para isso, a

dica é investir em materiais que sejam aconchegantes e macios ao toque. Outro ponto importante é ter atenção na forma como a roupa de cama é armazenada. Afinal, isso influencia diretamente em sua conversação

Capa de edredom na decoração de cama

Também conhecida como duvet, a capa de edredom é uma forma fácil de envolver e proteger essa peça tão importante. Por ser versátil, permite criar diferentes combinações no décor do quarto. Há diferentes estilos de estampas - e você pode escolher a que mais lhe agradar. Outra forma de transformar a decoração é com a escolha do tecido. É o caso do cetim,

que é luxuoso e traz leveza e graciosidade ao décor

Fonte - Mmartan

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso