Diário da Região

08/12/2018 - 00h30min

CASA INTELIGENTE

Internet das Coisas facilita e agiliza tarefas domésticas

Seguindo a expansão do conceito de 'Internet das Coisas', eletrodomésticos e eletrônicos estão cada vez mais avançados

Divulgação Nova TV QLED, da Samsung 
oferece ao espectador 100% 
do volume de cor cena a cena 
por conta de sua tela com 
pontos quânticos
Nova TV QLED, da Samsung oferece ao espectador 100% do volume de cor cena a cena por conta de sua tela com pontos quânticos

Estar conectado 24 horas por dia, sete dias por semana é uma realidade que não tem volta. Nós já vivemos assim graças aos nossos smartphones, tablets e notebooks. E essa é uma tendência que vem se difundindo para os mais diversos lugares e aparelhos. Eletrodomésticos e eletroeletrônicos que nunca imaginamos precisar de conexão já são vistos com novos olhos. É o avanço do chamado Internet das Coisas.

Esse termo diz respeito à expansão da conexão da internet para objetos que fazem parte do nosso dia a dia, do mais simples ao mais complexo. Além dos eletrônicos que já estamos acostumados, aparelhos como lavadora de roupas, geladeira, aspirador de pó e tantos outros básicos na nossa rotina passam a se conectar. E essa já é uma realidade mais próxima do que a gente imagina.

A tecnologia tomou as rédeas de todas as áreas das nossas vidas e em casa não é diferente. Para facilitar, hoje controlamos eletrodomésticos à distância, os televisores - esses já há muito tempo conectados - oferecem funcionalidades inimagináveis e tudo busca otimizar o tempo tanto de realização das tarefas quanto do usuário, que não precisa esperar por um momento específico para o trabalho doméstico, por exemplo.

A Samsumg lançou recentemente toda uma linha de produtos que fazem parte do Samsung SmartThings, que são aparelhos que podem ser controlados por um aplicativo que é baixado nos celulares, tablets e smart TVs. Um dos eletrodomésticos compatíveis é o a lava e seca QDrive.

Com o aplicativo, é possível controlar todas as funcionalidades do eletrodoméstico. Ele também permite o uso do assistente de voz, dando comandos diretamente à sua lavadora apenas pela voz. Além disso, o aparelho ainda foi pensado para agilizar o processo de lavagem e secagem das roupas, economizando água e energia e entregando um trabalho mais completo.

Por fim, a QDrive ainda oferece a opção de lavagem a seco. A função desodoriza e higieniza as roupas utilizando apenas ar quente. Isso garante a retirada de odores e bactérias, sem a necessidade de utilização de água ou demais produtos.

Outra novidade da marca é a nova linha de televisores conhecida como QLED. Os aparelhos prometem oferecer ao espectador 100% do volume de cor cena a cena por conta de sua tela com pontos quânticos. Além disso, o televisor harmoniza com a decoração da casa, no que eles chamam de Modo Ambiente. Nele, a tela da TV, quando desligada, replica a textura de seu fundo, se camuflando.

Já dentro do conceito de Internet das Coisas, esses televisores se tornam verdadeiras centrais de automação da casa, controlando, também pelo aplicativo, equipamentos inteligentes como a lavadora citada acima e ar condicionado. E pelo sistema de voz, a própria TV pode ser controlada.

Comodidade

Quer chegar em casa e ter os cômodos já em uma temperatura agradável? Fácil, basta ligar seu ar condicionado pelo celular, de qualquer lugar que você estiver. Essa é a grande funcionalidade do modelo LG Dual Inverter Artcool, que possui conectividade com Wi-Fi e acesso por aplicativo.

O usuário pode, remotamente, ligar e desligar o ar condicionado, alterar a temperatura, monitorar o funcionamento e consumo de energia, além de receber notificações quando a limpeza dos filtros de ar for necessária. Além disso, sua tecnologia promete uma economia de até 70% de energia e uma refrigeração até 40% mais rápida.

Ainda falando em comodidade, é essa sensação que a Cervejaria Smart Beer, da Consul, quer passar para os seus proprietários. O produto conta com gerenciamento via aplicativo que permite controlar, de qualquer lugar e a qualquer momento, a quantidade disponível de cerveja em litros, latas, long necks e garrafas.

Com seu sistema, a cervejaria permite que você determine uma quantidade mínima de abastecimento, evitando ficar sem a bebida no momento em que mais precisar. Por notificação, ela te avisará que a quantidade de bebida está baixa e que está na hora de abastecer, o que ela também contribui, por possuir conexão com e-commerces de cerveja.

Refrigeradores

A tecnologia também tem um papel bastante importante que é o de ajudar na economia. Um hábito que muita gente tem e que contribui para o gasto de energia é abrir a geladeira para ver o que tem dentro sem saber o que quer ou o que precisa. Com a nova LG Monarch InstaView, essa história acaba.

A tecnologia do refrigerador permite rápida visualização do interior do eletrodoméstico com apenas dois toques. Isso é possível por conta de um painel de vidro que se torna transparente no momento do toque e, após dez segundos, se apaga novamente.

Ela ainda faz parte desse mundo de aparelhos conectados. Pelo aplicativo é possível mandar preparar gelo extra ou até receber notificações no smartphone caso a porta esteja aberta.

Já o modelo Inverse 3, da Brastemp, é focado na praticidade para realizar certas tarefas comuns do dia a dia, como preparar gelo com mais rapidez e congelar e descongelar carnes facilmente. Além disso, seu freezer possui sistema que permite uma regulagem especial da temperatura para cada determinada função, como conservar frios, gelar a cerveja ou armazenar vinhos e espumantes. V&A

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso