Diário da Região

08/12/2018 - 00h30min

CLÁSSICO SEMPRE ATUAL

Estilo neoclássico faz sucesso em projetos residenciais

Na maioria das construções desse estilo é comum estruturas com colunas

Denilson Machado/Divulgação A composição da decoração neoclássica, segundo a arquiteta Solange Cálio, é marcada pela simetria, pode ser feita com formas geométricas, colunas, molduras, símbolos da revolução como lanças, setas
A composição da decoração neoclássica, segundo a arquiteta Solange Cálio, é marcada pela simetria, pode ser feita com formas geométricas, colunas, molduras, símbolos da revolução como lanças, setas

A arquitetura neoclássica é conhecida por se destacar em prédios históricos caracterizados por formas clássicas, principalmente, com influências da arquitetura greco-romana da antiguidade clássica para o desenvolvimento de suas estruturas. Na maioria das construções desse estilo é comum estruturas com colunas.

O arquiteto Gerson Dutra de Sá, de São Paulo, explica que a origem do neoclassicismo nasceu na Europa no século 18, quando o iluminismo estava em alta, com a proposta de ir contra os excessos do barroco. Assim, o neoclássico pode ser considerado como uma retomada à simplicidade, que influenciou o mundo das artes e da decoração. "Os mobiliários são mais estruturais e despidos de muitos detalhes, geralmente, monocromáticos e com superfícies planas e linhas rígidas. Muita simetria, colunas e detalhes em mármore e granito, além das famosas esculturas, também podem aparecer nessa proposta. Misturada ao contemporâneo, o estilo confere mais elegância aos ambientes."

Ainda segundo o arquiteto, embora o estilo reforce a ideia de simplicidade, ele está longe de ser minimalista, pois conserva um certo ar de realeza, traduzida pelas peças antigas que são muito mais robustas.

A arquiteta Solange Cálio, de Rio Preto, diz que o estilo neoclássico segue o caminho contrário do rococó e barroco. "Ele retoma o uso de colunas, parecidas com as gregas, construções simétricas e que embelezem os espaços, indo longe dos excessos decorativistas. É uma arquitetura e estilo decorativo, imponente e elegante", afirma.

Em Rio Preto, o estilo neoclássico se destaca, principalmente, em residências de condomínios de alto padrão, mas a cidade vai ter o primeiro edifício neoclássico. O projeto é assinado pelo arquiteto Romeu Patriani, de Rio Preto. "O projeto está localizado em uma área muito privilegiada entre duas praças e duas avenidas da cidade e será visto de todos os lados permanentemente, como um monumento. O estilo neoclássico foi uma definição quase obrigatória", explica.

Para Patriani, o neoclássico é um estilo clássico que requer materiais nobres e riqueza de detalhes, além da necessidade de espaço para implantação, que são requisitos imprescindíveis para um imóvel de alto padrão. "Como a música clássica que atravessou os séculos e se mantém inconteste, o neoclássico na arquitetura segue no mesmo ritmo. Ganha mais charme e beleza com o tempo", ressalta.

E por esse motivo o neoclássico, em que predominam os tons claros suaves e tons pastéis, ainda continua presente na arquitetura atual. "Hoje em dia esse estilo está sendo muito procurado pelas pessoas, por se tratar de algo grandioso e luxuoso", explica a arquiteta Jackeline de Andrade Pacco, de Rio Preto.

O neoclássico na decoração

Solange Cálio ressalta que a composição do estilo neoclássico no décor é marcada pela simetria, que pode ser feita com formas geométricas, colunas, molduras, símbolos da revolução como lanças e setas, e ainda folhagens estilizadas. "É um tipo de decoração que valoriza a intimidade e o conforto, mas está longe de ser minimalista. É importante se atentar à elaborações de ambientes com cores muito marcantes, já que elas podem causar um cansaço visual", ressalta.

Para os arquitetos Germana Zanetti e Leandro Madi, de Rio Preto, o estilo neoclássico na decoração evidencia uma casa com charme e bom gosto. "A imponência define bem esse estilo. Os elementos utilizados nestas decorações são cortinas drapeadas, tapetes clássicos, boiseries emoldurando as paredes internas, ao mesmo tempo o mobiliário com design limpo, simétrico, visual monocromático e com conforto", afirmam.

Gerson Dutra de Sá sugere que o estilo neoclássico seja combinado com elementos mais modernos na decoração. Segundo o arquiteto, os objetos com estilo neoclássico podem estar inseridos na decoração de forma pontual, num canto ou outro, e nos acabamentos com materiais nobres. "Devem ser compostos com outras peças mais leves, contemporâneas, para o ambiente não ficar pesado. Se o objetivo é transmitir mais elegância e sofisticação aos espaços da casa, vale investir nesse estilo", ensina. V&A

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso