Diário da Região

01/12/2018 - 22h41min

TOUR VIRTUAL 360º

Diário coloca Riopreto Shopping na palma da sua mão

Inédito no Noroeste de São Paulo, projeto revoluciona a experiência de visita

Mais tradicional centro de compras da região, Riopreto Shopping inova com projeto que vai proporcionar uma experiência imersiva aos clientes
Mais tradicional centro de compras da região, Riopreto Shopping inova com projeto que vai proporcionar uma experiência imersiva aos clientes

O Riopreto Shopping completa 30 anos no próximo dia 6 de dezembro e presenteia os clientes com um projeto inédito no Noroeste de São Paulo, que revoluciona a experiência de visita por meio de um tour 360° baseado no Google Street View. De qualquer lugar do mundo, o consumidor pode percorrer os corredores do mais tradicional centro comercial de Rio Preto, entrar em cada uma das lojas, conhecer as duas praças de alimentação ou conferir as sete salas de cinema, entre outras possibilidades. Todos os ângulos podem ser vistos com riqueza de detalhes, mediante imagens de alta definição.

A plataforma, desenvolvida pelo Diário da Região, guia o visitante de uma forma totalmente interativa e imersiva - seja na tela do computador, tablet, smartphone ou óculos de realidade virtual. Ao percorrer a área de 50 mil metros quadrados, é possível encontrar conteúdos exclusivos, como vídeos institucionais ou trailers, por exemplo, de acordo com a localização virtual.

"O tour 360° é um projeto que encanta por ser de moderno, interativo e tecnológico", afirma a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães. "Quando nos foi apresentado, gostamos logo de início porque é um projeto de vanguarda e atende àquilo que buscamos: oferecer ao público o que há de mais atual. Mas fiquei surpresa com o resultado. É mais do que eu imaginava, superou as expectativas. O tour virtual vem ao encontro da modernidade que o mundo pede, com a era digital, e corrobora com o nosso DNA do empreendimento de estar sempre a frente do seu tempo", destaca.

Segundo Ana Cristina, nos próximos dias haverá uma ação especial de apresentação e demonstração ao público, por meio de monitores e óculos 3D. O objetivo é divertir e encantar a população, mostrando que a realidade virtual está ao alcance de todos. A expectativa é que alguns monitores sejam estrategicamente espalhados pelo centro comercial para que possam ser utilizados pelos consumidores como serviço de localização interna.

Como acessar

>> Pelo Google Maps e Google Street View

>> Pelo site do Riopreto Shopping

>> Pelo portal especial do Diário da Região.

Projeto vivo

A tecnologia utilizada leva o internauta da avenida Faria Lima, em Rio Preto, até a rampa de acesso do Riopreto Shopping. Ao entrar no empreendimento, o visitante visualiza o corredor com as lojas e ícones (logomarca do shopping) que indicam a possibilidade de exploração. Além disso, na parte superior, um menu facilita a visita. "No Google Street View, o internauta tem que percorrer todo o trajeto clicando nas setas. Nesta plataforma, é possível cortar caminho optando por atalhos, conforme identificados no menu principal", explica Cristiano Furquim, gestor de Mídias Digitais do Diário da Região e responsável pelo projeto.

A tecnologia permite que o visitante entre no saguão do cinema, escolha o filme que está em cartaz, entre na sala e assista ao trailer, além de conferir os horários das sessões e os valores. Outro diferencial do projeto é o mapeamento a cada três metros, o que garante precisão de meio metro. "Em algumas lojas, chegamos a fazer até 20 fotos, possibilitando a visualização da vitrine com riqueza de detalhes. Portanto, o consumidor que está fisicamente na loja olhando uma vitrine pode enviar a localização precisa para outra pessoa, utilizando o Google Maps. O mesmo sistema vale para quem quer enviar a localização exata de determinada mesa de restaurante ou praça de alimentação. Até então, a localização mais próxima que o Google Maps iria reconhecer era o próprio shopping, porque o programa original entende que aquela área de 50 mil metros quadrados é um único lugar. Agora, com essa tecnologia, até a localização da mesa é precisa", garante Alexandre Ferrari, especialista e colaborador do Diário da Região.

São mais de mil imagens em 360º

Quem acessa o tour 360° fica encantado com o projeto. E não é para menos. Em dois meses de trabalho, foram registradas mais de mil imagens em 360°, captadas por meio de vídeo Drone, Osmo e Google Street View. "Por ser 360°, cada imagem tem a junção de 72 fotos para garantir os ângulos laterais, superiores e inferiores. Todas com qualidade de 2,7k, ou seja, maior que Full HD", explica o especialista Alexandre Ferrari, colaborador do Diário da Região. "Nos Estados Unidos já estão usando de 4k e 8k, mas hoje no Brasil a gente segura um pouco essa tecnologia porque a nossa internet não ajuda. Fica tudo muito mais caro e pesado", destaca.

Ao todo, foram necessários 62.946 arquivos. "O trabalho é desenvolvido para garantir a melhor resolução amplitude. É possível abrir e navegar de forma instantânea, sem perder a resolução", diz. "Utilizamos a mesma qualidade do Google Street View, ou seja, é uma qualidade que a pessoa consegue ver tudo, mas não é de qualidade altíssima e que vai consumir o pacote de dados do usuário. Dentro da experiência, existe a referência para equilibrar", destaca Cristiano Furquim, gestor de Mídias Digitais do Diário da Região. A dica é utilizar wifi, para evitar o consumo inadequado do pacote de banco de dados móveis.

Segundo Ferrari, o programa tem uma inteligência artificial que gerencia a qualidade da imagem de acordo com a tela e a banda. "Logo no primeiro contato, o programa sabe se é celular ou computador, se é tela grande ou pequena, e gerencia da melhor forma possível para que o internauta tenha a melhor experiência", diz.

Para evitar qualquer problema, 14 mil pessoas foram embaçadas, conforme padrão Google.

Riopreto Shopping é líder na região

Guilherme Baffi Projeto envolveu mais de 
62 mil arquivos de fotos 
tiradas da área interna e 
externa do Riopreto Shopping
Projeto envolveu mais de 62 mil arquivos de fotos tiradas da área interna e externa do Riopreto Shopping

Vanguarda. Essa é a palavra de ordem do Riopreto Shopping para manter a liderança do mercado e conquistar 1,5 milhão de visitantes por mês. "O Riopreto chega aos 30 anos novamente fazendo história na cidade. Na época da criação, revolucionou o modelo de consumo e agora revoluciona com tecnologia de primeiro mundo. Estamos com foco no futuro", destaca a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães.

A diretora comercial garante que "está no DNA do shopping" se manter o mais atual e o mais moderno sempre com estratégias, planejamento e ações de marketing agressivas, o que atrai uma zona de influência de 2,5 milhões de habitantes, num raio de 250 cidades satélites.

"O Riopreto Shopping tem tradição e, consequentemente, o consumidor da região criou o hábito de comprar aqui, fazemos parte do cotidianos dos clientes que aqui se sentem acolhidos", afirma Ana Cristina. "Além disso, a localização é privilegiada e o shopping é horizontal, o que facilita a circulação, tornando o passeio muito mais agradável para ver e ser visto", destaca.

Centro de entretenimento

Um dos grandes diferenciais é, sem dúvida, o calendário de eventos com atrações que envolvem e emocionam todos os tipos de públicos. "O nosso shopping tem alma. O objetivo é sempre surpreender e proporcionar alegria, por isso escolhemos os eventos mais envolventes e as melhores atrações. A nossa ideia é que a pessoa sempre seja surpreendida por algo diferente, porque o Riopreto Shopping é além de um centro de compras: é um centro de entretenimento e lazer", comemora Ana Cristina.

A gerente comercial Rosana Polachini explica que nem sempre a pessoa vai ao shopping necessariamente para fazer compras, mas também porque quer participar de uma oficina ou assistir a uma palestra, entre outras possibilidades. "O shopping tem um contexto muito importante dentro da sociedade, porque além de ser um ponto de compras é um ponto de encontros, de lazer e entretenimento. É um local de momentos felizes", define. Outra preocupação, segundo Rosana Polachini, é marcar a vida das pessoas com experiências positivas.

Principais grifes

O mix de lojas é referência reunindo importantes grifes nacionais e internacionais e atende a expectativa e a necessidade dos consumidores. Ana Cristina explica que o "Riopreto é um shopping maturado e vendedor", com estratégias que oferecem resultados aos lojistas. "Oferecemos o que um empreendimento de varejo precisa ter, que é o público. A partir do momento que você oferece um público economicamente ativo, tem toda possibilidade de venda", diz. "As nossas ações e todo o mix de lojas são focados para atrair o público A e B", observa.

Esse modelo de sucesso explica o fato de o Riopreto ser um shopping 100% locado. "A nossa vacância é zero. E isso é um motivo para comemorar", afirma Rosana Polachini.

Tour será cartão de visita

Guilherme Baffi A gerente comercial Rosana Polachini e a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães, conferem o resultado do tour virtual: centro de compras une tradição e vanguarda
A gerente comercial Rosana Polachini e a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães, conferem o resultado do tour virtual: centro de compras une tradição e vanguarda

Na era digital, o papel literalmente vai para o lixo ao ser substituído pela tecnologia. E, nesse sentido, o tour 360° pelo Riopreto Shopping será o "cartão de visita" das lojas. Pelo menos é o que pensa a empresária Ana Maria Barbeiro Barbosa de Souza, proprietária da Arezzo. "O tour virtual é uma tecnologia de primeiro mundo que vai ajudar ainda mais a aumentar o fluxo de pessoas no empreendimento e ajudar na divulgação das lojas. É um cartão de visita virtual. Os gestores estão um passo à frente, pensando no futuro", comemora.

"O Riopreto é um shopping que sempre se antecipa às ações, promovendo os melhores eventos, especialmente nas datas sazonais. E todos os eventos são de muito bom gosto e atendem ao público feminino, masculino e infantil. Os gestores pensam naquilo que é melhor para o consumidor", diz.

Quem concorda que o tour será o novo cartão de visita é Douglas Vinícius Nogueira, gerente da Colcci. "O Riopreto entrou na era virtual e, com esse tour, as pessoas podem conhecer o interior do shopping ou da loja, de qualquer lugar do mundo. Foi uma jogada de marketing inovadora, que acompanha o mercado atual", observa.

"Esse shopping é incrível, porque sempre tem atrações para aumentar o movimento. O fluxo de pessoas é maior e a variedade de lojas é melhor. Especialmente por ser o mais tradicional, atrai muitas pessoas do entorno de Rio Preto. O público da região diz que prefere consumir aqui", diz.

Na opinião de Nogueira, a novidade vai estimular a visita de novos clientes. "O tour virtual é muito bacana, porque é uma oportunidade para quem ainda não veio aqui pessoalmente, podendo até facilitar o direcionamento para as lojas".

Nada provinciano

"Mais uma vez, o Riopreto Shopping tira a cidade do provincianismo", comemora a empresária Telma do Amaral Maia Polo, proprietária da Lessô. "Há 30 anos, esse shopping mudou completamente o conceito de comércio em Rio Preto, atualizando a cidade às principais capitais. Na época, foi um grande salto devido ao horário diferenciado, ambiente climatizado, diversidade de propostas e de lojas. O salto agora é na era digital, revolucionando na maneira de atrair o consumidor", afirma. "Estou muito feliz em fazer parte dessa história de progresso", afirma.

"O tour virtual é uma ferramenta muito importante para os lojistas, porque pode mostrar o espaço físico aos clientes que ainda não conhecem", observa Luzia Angelini, gerente da Le Lis Blanc. Segundo Luzia, essa tecnologia permite apresentar os produtos e os espaços de forma ampla e completa, fazendo com que o consumidor tenha acesso a cada cantinho e detalhe. "Com certeza, essa plataforma vai ajudar a atrair mais consumidores, especialmente de cidades vizinhas", avalia.

A empresária Patrícia Bordini, proprietária da Casa Bauducco, também acredita no sucesso dessa ferramenta virtual. "O tour 360° é um projeto inovador e que vai ajudar o público a conhecer as lojas. De qualquer lugar, o cliente saberá o que vai encontrar, fazendo com que ele ganhe mais tempo", diz.

Cinco fases do tour virtual

  1. Mapear com GPS, direcional e acelerômetro
  2. Captar imagens 360° de todo o shopping
  3. Montar a sequencial para Google Street View
  4. Montar a sequencial para Tour Virtual 360°
  5. Inserir informações individuais das lojas

 

Os detalhes do tour 360º

  • Mais de mil imagens em 360°, captadas por meio de vídeo Drone, Osmo e Google Street View;
  • Imagens com qualidade de 2,7k (maior que Full HD);
  • Cada imagem tem a junção de 72 fotos para garantir os ângulos laterais, superiores e inferiores
  • Vídeos promocionais e institucionais;
  • Inserção da logomarca do Riopreto Shopping para que ela se transforme em pontos de navegação, proporcionando a experiência "andar virtualmente";
  • Inserção do nome, endereço e telefone de todas as lojas;
  • Vídeos promocionais e institucionais;
  • Montagem de todas essas imagens para publicação no Google Street View;
  • Tecnologia para óculos de realidade virtual, como o CardBoard, já implementada e funcionando para o Google Street View;
  • Menu de navegação para cada ambiente (externo e interno do shopping, fachada das lojas, interna das lojas e aéreas);
  • Navegação de forma instantânea, sem perda de resolução.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso