Diário da Região

29/11/2018 - 09h48min

SAÚDE

Chance de cura do câncer de próstata aumenta com diagnóstico precoce

Diagnosticar o câncer de próstata em seus estágios iniciais aumenta a chance de cura para até 90%.

Divulgação Complexo UMA e laboratório Hemat realizaram evento Novembro Azul com exames, café da manhã e outros serviços gratuitos
Complexo UMA e laboratório Hemat realizaram evento Novembro Azul com exames, café da manhã e outros serviços gratuitos

O "Novembro Azul" é uma campanha mundial que visa a divulgação e conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata.

Este tipo de câncer acomete normalmente homens acima de 50 anos e pode ser curado em estágios iniciais, ou seja, quando ainda está localizado e restrito à próstata. Se identificado já em estágio avançado, as chances de cura se tornam menores. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

Divulgação Cortes de cabelo e barba foram um dos serviços gratuitos oferecidos aos pacientes que aguardavam os resultados dos exames
Cortes de cabelo e barba foram um dos serviços gratuitos oferecidos aos pacientes que aguardavam os resultados dos exames (Foto: Divulgação)
Homens a partir dos 50 anos devem fazer testes de triagem anuais para a detecção do câncer de próstata. No caso de pacientes que tenham casos de câncer de próstata em familiares próximos (pai ou irmão), a triagem deve ser iniciada mais cedo, entre os 40 e 45 anos.

São dois os testes de triagem para o diagnóstico do câncer de próstata: a consulta com o urologista onde será realizado o exame de toque retal; e a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue, realizada em laboratórios de análises clínicas.

Quando há alteração dos testes de triagem citados acima, torna-se necessário a realização de outros testes diagnósticos para se fazer a confirmação ou não do diagnóstico de câncer de próstata. Entre os testes disponíveis estão os testes laboratoriais de PSA Livre e PHI, e na área de testes de imagem o ultrassom a ressonância magnética. Confirmando-se a suspeita, o diagnóstico final será firmado pela biópsia de próstata guiada por ultrassom.

No Laboratório Hemat em Rio Preto, é oferecido a dosagem do PSA Total, que é um exame de sangue utilizado não só no diagnóstico, mas também na monitorização do tratamento e controle da evolução do carcinoma da próstata (câncer de próstata).

Evento da Prevenção

No sábado, dia 24, o complexo UMA, em parceria com o Laboratório Hemat, realizou um evento voltado ao Novembro Azul. Durante todo o dia, foram realizados 90 atendimentos a pacientes direcionados por meio das UBS (Unidades básicas de saúde do município de Rio Preto). Foram realizados exames de Ultrassonografia e exame de PSA Total no sangue (exame de sangue específico para avaliação da próstata), ambos cedidos gratuitamente pelas empresas organizadoras do evento.

Além disso, um café da manhã foi oferecido para acolhimento dos participantes. De acordo com a organização, o receio dos exames logo foi quebrado com a atuação da equipe, que se preparou para passar todas as informações necessárias aos pacientes. Eles também participaram de palestras, além de outros serviços gratuitos como cabeleireiro e barbeiro, feitos por parceiros, enquanto aguardavam os resultados dos exames.

Para o ano que vem, ambos os realizadores querem manter a parceria e aumentar o número de atendimentos realizados durante o evento.

SERVIÇO

Hemat laboratório e saúde

Rua Cila, 3104 - Redentora

Telefone: (17) 3214-6544

Whatsapp: (17) 99259-0815

Facebook: facebook.com/hematlaboratorioesaude

Instagram: instagram.com/hematlaboratorioesaude

      

UMA complexo avançado de diagnóstico

Rua do Seminário, nº 2387 – Bairro: Vila Nossa Senhora da Paz

Telefone: (17) 3214-4666

Whatsapp: (17) 99681-3796

Whatsapp: (17) 99174-6875

Facebook: facebook.com/umadiagnosticoporimagem

Instagram: instagram.com/umacomplexo

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso