Diário da Região

28/11/2018 - 09h53min

EDUCAÇÃO

Conheça a escola que incentiva as profissões do futuro

Em um mercado de trabalho bastante competitivo, escolas investem em ensino que incentivem a formação profissional

Divulgação Dividido entre Física e Filosofia, Arthur começou a se interessar pelas áreas por causa do ensino da COOPEC
Dividido entre Física e Filosofia, Arthur começou a se interessar pelas áreas por causa do ensino da COOPEC

Cientista de dados, especialista em cloud computing ou cyber atletas. Você pode até nunca ter ouvido falar nestas funções, mas elas são as prováveis profissões do futuro. Em um mundo cada vez mais conectado, conhecer as novas tendências do mercado de trabalho acaba se tornando fundamental para se manter relevante diante de um mundo que passa constantemente por mudanças.

Divulgação Dedicando parte de seu tempo jogando LoL, Miguel tem interesse em seguir carreira como um cyber atleta
Dedicando parte de seu tempo jogando LoL, Miguel tem interesse em seguir carreira como um cyber atleta (Foto: Divulgação)
A escola, por sua vez, exerce um papel muito importante para despertar o interesse dos jovens para estas áreas em ascensão com uma atuação na educação voltada para a formação profissional. Esse tipo de incentivo no ambiente escolar auxilia os alunos a explorarem seu próprio potencial em estudos específicos e estarem à frente em um mercado de trabalho que se mostra cada vez mais competitivo.

A COOPEC, colégio com 26 anos de tradição na educação de crianças e adolescente em Rio Preto, tem procurado investir em aulas e atividades que desenvolvam o lado profissional de seus alunos, além de estimular a criatividade e a proatividade.

Prova disso é Miguel Barifaldi Hirs Neto, aluno do 1º ano do Ensino Médio da escola, que gosta muito de games e dedica uma parte do seu tempo livre jogando League of Legends, um jogo de RPG online. “Atualmente, a escola está incentivando muito, não só a mim, mas a todos que gostariam de tentar algo com LoL”, diz o aluno.

Esta é a ocupação dos cyber atletas, como são conhecidos os jogadores profissionais de games virtuais, que fazem das suas habilidades em jogar uma profissão. Além de participarem de transmissões ao vivo na internet, os cyber atletas também são convocados para disputas em campeonatos nacionais e internacionais, que mobilizam diversos fãs e corporações de desenvolvimento de games para acompanharem cada jogada. Por meio do patrocínio dessas empresas, os gamers recebem incentivos em dinheiro que podem chegar a milhões de dólares.

Apesar disto, a base do currículo escolar, continua sendo uma das prioridades da COOPEC. Arthur Sardilli Alonso, estudante do 3º ano do Ensino Médio, é um entusiasta de Física desde criança, mas foi por meio do aprendizado na escola que ele conheceu os grandes físicos e entendeu melhor todos os conceitos dessa ciência.

“A escola entrou na minha vida oferecendo um senso crítico, o qual eu não tinha até então, proporcionando um foco na hora do que buscar entender e compreender, oferecendo-me mais respostas, porém criando mais perguntas. Meu interesse por Física, assim como meu interesse por inúmeras áreas do conhecimento, nasceram daí”, explica Arthur.

LEIA MAIS: Escola investe na preparação para os vestibulares

Além dessa admiração pela Física, o aluno também demonstra grande afeição pela Filosofia. Cursando o último ano, ele se diz dividindo entre os dois cursos. “Pretendo fazer tanto Física quanto Filosofia, pois diferente do que muitos pensam, essas áreas têm muito em comum. Ambas procuram entender e questionar todas as questões relacionadas à nossa existência e até situações mais abstratas, como a Metafísica, na Filosofia, ou a Teoria de Cordas, na Física”, diz o aluno.

Divulgação Estudante do 7º ano da COOPEC, Guilherme coleciona várias medalhas em Olimpíadas na área de exatas
Estudante do 7º ano da COOPEC, Guilherme coleciona várias medalhas em Olimpíadas na área de exatas (Foto: Divulgação)
Atividades práticas

Para que o aluno assimile o conteúdo na prática, a escola possui laboratórios de Química, Física, Biologia e TI, quadra poliesportiva coberta, sala multimídia e biblioteca, além de diversas áreas verdes com atividades fora da sala de aula que contribuem para melhorar o aprendizado.

“São desenvolvidos vários projetos que envolvem toda a escola, como o Projeto de Empreendedorismo, em que o aluno aprende várias competências, como o trabalho em equipe, responsabilidade, criatividade, vendas, finanças, solidariedade, entre outras, que eu acredito serem competências indispensáveis para o mercado de trabalho”, diz Sandra Ortame Rossi, mãe de Guilherme, aluno do 7º ano da COOPEC.

LEIA MAIS: Atividades realizadas foram de sala de aula enriquecem o aprendizado

Para ela, o grande diferencial da escola está na metodologia que prioriza o aluno. “Desde que matriculados o Guilherme na Coopec, no 1° ano do ensino fundamental, notamos sua evolução em todo a aprendizado e também na sua autoestima, pois a escola respeita as características de cada um e promove a boa convivência entre os alunos, familiares e toda a equipe da escola’, explica ela.

Medalhista de Ouro na Olímpiada de Matemática de Rio Preto, Guilherme já coleciona diversos prêmios. Só este ano foram quatro. Mesmo tendo ainda alguns anos pela frente, o estudante da COOPEC já pensa em se formar na área de exatas com uma tendência para a informática. “Na escola, é possível ter contato com atividades extra curriculares e com diversos profissionais, como na área de Informática e Programação e também de Matemática avançada”, diz Sandra.

O ciclo da educação

Os professores são outra peça fundamental na formação dos alunos da COOPEC. Grato por tudo o que aprendeu na escola, um dos objetivos de Arthur, é poder passar seu conhecimento adiante.

“A escola, o ensino, o trabalho de nossos grandes professores é o que nos forma. Gostaria de poder participar de pesquisas de Física, porém um grande sonho que tenho é poder ser professor e fazer com as pessoas a minha volta, o que os meus professores fizeram comigo: repassar todo o conhecimento que nos reconstrói todo dia”, diz o estudante.

(colaborou Léo Balducci)

SERVIÇO

COOPEC

Do Ensino Infantil ao Ensino Médio

Rua José Scarpelli Sobrinho, s/n - Jardim Vivendas

Telefone: (17) 3201-0000

www.coopec.com.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso