Diário da Região

10/11/2018 - 17h56min

EU CHEGO LÁ

A vez das equações e das fórmulas

No segundo dia do Enem, as disciplinas de química, física, matemática e biologia compõem a prova

Mara Sousa 9/11/2018 Gabriel Ayres Buzzo e Renata Cola Tavares destacam o intervalo entre as provas, mas também o aspecto interpretativo, que acaba deixando o Enem mais cansativo
Gabriel Ayres Buzzo e Renata Cola Tavares destacam o intervalo entre as provas, mas também o aspecto interpretativo, que acaba deixando o Enem mais cansativo

Neste domingo, 11, é realizado o segundo dia de provas do Enem e, desta vez, chegou a hora das matérias de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A prova é composta pelas disciplinas de química, física, matemática e biologia, que são as mais temidas pelos alunos, já que, além da interpretação, exigem muitos cálculos e fórmulas.

A mudança de competências exigidas pode causar grande impacto nos alunos. O primeiro dia, no domingo passado, exigiu conhecimentos sobre as disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Para o professor Rhuam Augusto Avanço Galeti, que dá aulas de matemática no Kelvin, os estudantes realmente sentem a diferença. Entretanto uma habilidade em comum é exigida nos dois dias de prova: a interpretação de texto.

Para os alunos, essa mudança pode ser uma forma de testar seus conhecimentos. O estudante Gabriel Ayres Buzzo, que já foi aprovado em design gráfico na FAAP e pretende prestar agora na Mackenzie e a Vunesp, conta que a diferença de questões dá a oportunidade de descobrir onde está a sua maior dificuldade.

Apesar de a mudança de competências ser considerada um empecilho para os estudantes, o intervalo de uma semana entre uma prova e outra pode ajudar na transição de uma disciplina para outra, já que é possível fazer uma revisão focada nas matérias exigidas. O professor Ricardo de Godoy, que dá aulas de física também no Kelvin, acredita na parte positiva desse intervalo.

Clique na imagem para ampliar  (Foto: Reprodução)

"Ela permitiu que o aluno focasse seus estudos e revisões em humanas e redação para a primeira prova e nas ciências e matemática na segunda. De certa forma, esta disposição traz uma certa organização mental para o aluno", explica ele.

A dificuldade do Enem é bastante conhecida pelos alunos. A quantidade de questões e o tempo dado para cada uma delas são os pontos que mais dificultam sua resolução. A estudante Renata Cola Tavares, que pretende prestar medicina na USP, Unesp, Unicamp, Famerp, Famema, Unifesp e UFU conta que o cansaço é um dos problemas que os alunos enfrentam.

"Eu considero a prova muito interpretativa e por isso o problema maior acaba sendo a quantidade de questões e o tempo, que acabam deixando a prova cansativa", conta ela.

O professor Rhuam lembra que apesar dessa complicação, é importante que os alunos façam a prova inteira. "É importante que o estudante tente fazer a prova toda, não perdendo tempo com aquela questão que ele porventura não tenha a menor ideia de como começar", diz ele.

(Colaborou Lara Pessôa)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso