Diário da Região

13/11/2018 - 09h25min

CIDADANIA

Escola investe em projetos sociais para estimular aprendizado

Atividades incentivam ações de sustentabilidade, cidadania e respeito ao próximo

Divulgação COOPEC
COOPEC

O ambiente escolar exerce um papel muito importante na construção social de crianças e adolescentes. Por meio do convívio social, os alunos desenvolvem princípios de cidadania, respeito e inclusão. Assim, esse aprendizado ultrapassa as portas da sala de aula e alcança as próprias relações pessoais.

Um currículo escolar que incorpore ações voltadas para o crescimento social acaba se tornando fundamental diante de um mundo cada vez mais globalizado. A COOPEC, por exemplo, tem investido em projetos que ampliem a visão de cooperação de seus alunos.

“Os projetos são elaborados de forma a despertar o interesse dos alunos, considerar seus conhecimentos e vivências prévias para ter a participação ativa de todos na construção do conhecimento”, diz Celina Salomão, diretora da COOPEC.

Com atividades pensadas a curto, médio e longo prazo, os estudantes são motivados a refletir e a tomar atitudes que priorizem valores democráticos, além de poder interagir com ideias e sugestões.

“As ações são feitas dentro do contexto escolar para a construção da autonomia, autoestima e autoconhecimento, o que envolve toda a sala num diálogo e favorece a autonomia, no qual cada indivíduo é responsável pelo todo, incluindo direitos e deveres”, explica a diretora da COOPEC.

Um projeto sobre a importância da inclusão tem despertado o interesse dos alunos por tratar de assuntos relacionados ao bullying praticado nas escolas. Por meio de vídeos, músicas, dinâmicas e rodas de conversa, o tema é debatido sob a supervisão e orientação de professores.

“Os alunos são estimulados a desenvolver a capacidade de cooperação, respeito e o entendimento de que todos somos diferentes e deve haver sempre a valorização de cada pessoa em sua singularidade”, diz Celina.

Além deste, a COOPEC criou projetos para trabalhar a sustentabilidade (ComVida), desenvolver o espírito empreendedor (Mini-Empresa), incentivar a leitura e interpretação de textos (Projeto Biblioteca), estimular a prática de diferentes modalidades esportivas (Programa Esportivo da Coopec), encorajar a importância de compartilhar e da solidariedade (Dia da Partilha) e também o “Faz pra Mim”, realizado com crianças do Ensino Infantil, em que os pais são convidados a participarem de alguma atividade junto com seus filhos.

Os resultados destes projetos já são sentidos no convívio dentro da própria escola. Segundo a diretora, os estudantes têm colocado em prática as orientações recebidas da equipe escolar como a consciência ambiental, diversidade, respeito às regras e também aos colegas, professores e colaboradores.

(colaborou Léo Balducci)

Serviço

Coopec Albert Sabin

Do Ensino Infantil ao Ensino Médio

Rua José Scarpelli Sobrinho, s/n -

Jardim Vivendas

Telefone: (17) 3201-0000

www.coopec.com.br

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso