Diário da Região

22/11/2018 - 22h11min

Cartas do Leitor

Solidariedade 1

Prezado senhor editor. Leio todos os dias pela manhã o jornal "Diário da Região". Estudo na escola Professor Francisco Felipe Caputo, tenho 10 anos e fiquei até emocionada ao ler a reportagem "Solidariedade que dá no pé", publicada no dia 21 de novembro de 2018.

Acho o gesto de José muito bonito. Cuidar de um terreno e depois doar as mangas é lindo. Acho interessante ele ganhar objetos e doar para os necessitados. Quando ele pega aquelas mangas, também evita o desperdício, diminui a quantidade de lixo e contribui com o meio ambiente. Eu moro no Boa Vista, então essa matéria me chamou muita atenção. Espero que minha carta seja publicada!

Heloisa Amorim Neves, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental da escola municipal "Prof. Francisco Felipe Caputo", Rio Preto.

Solidariedade 2

Senhor José Ferreira da Silva fazendo a sua parte pelo bem coletivo! (Jornal Diário da Região - "Solidariedade que dá no pé"). Fraternidade é o tema! Assim que se ganha a existência! Vamos mudar o mundo, com uma manga de cada vez. Vamos juntos, livres e felizes! Parabéns, campeão.

Ururahy Barroso, via Facebook, Rio Preto.

Idosos

Ao jornal Diário da Região. Nós alunos do 4º ano da Escola Estadual José Antonio de Mendonça, de José Bonifácio, trabalhando na sala de aula com a professora Rosely, lemos a notícia "Estudiosos e trabalhadores", publicada no dia 9/9/2018 pelo jornal Diário da Região e gostamos.

A notícia fala sobre os benefícios, satisfação e a alegria dos idosos. Somos a favor dos idosos voltarem a estudar para garantir um emprego depois de formados para aumentar sua renda. As pessoas mais velhas que voltam a estudar ficam com a memória melhor. Atenciosamente.

Alunos do 4º ano C da Escola Estadual José Antonio de Mendonça, José Bonifácio.

Francisco

Há "três passos fundamentais no caminho da fé: escutar, fazer-se próximo e testemunhar", disse o Papa Francisco em sua homilia na missa de encerramento do Sínodo sobre os jovens na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no último dia 28 de outubro.

Ele fez a sua desafiadora homilia sobre "o caminho da fé" ao concelebrar a missa com os 260 padres sinodais de mais de 130 países. Também participaram da missa os 36 jovens de todos os continentes que atuaram nesse evento histórico e que entraram em procissão na basílica na frente dos padres, bispos, cardeais e do papa.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça aquilo que acaba de nos dizer Papa Francisco!

Telmo José Amaral de Figueiredo, Jales.

Música

A música é arte de combinar os sons de modo a produzir sensações agradáveis com o objetivo fundamental no desenvolvimento da criança seja no âmbito moral e/ou social, contribuindo para aquisição de hábitos e valores importantes de cidadania.

No cenário contemporâneo, concebemos o mundo como um todo integrado e não em partes fragmentadas, demonstrando o conhecimento contínuo com o meio em que vivemos.

A educação deve ser vista como algo transformador da consciência para todos com poder de libertação, criação de conhecimento e auto estima, permitindo ao estudante explorar e projetar totalmente seus pensamentos.

O educador musical deve estar aberto na busca de novas metodologias que viabilizem as vivências na linguagem da música. Esse olhar de reflexão do professor sobre a sua experiência musical diária é ainda o melhor método para que suas aulas não se tornem cansativas e sem significado para a criança.

A criança deve fazer música brincando, sendo essa a sua maneira de relação e descobrimento do mundo a sua volta. Nesse período, a criança percebe os sons, aprende o gestual de uma canção, toca um instrumento, traduz movimentos rítmicos por meio do corpo, pesquisa, constrói e descobre novos sons e instrumentos. É na ludicidade do ateliê de música que a criança se relaciona com os sons manifestando e expressando sua afetividade.

Gustavo Andrade Carluccio, Ribeirão Preto.

Ficha limpa

O princípio do Direito Penal bastante citado é "in dubio pro reo". Ou seja: para condenar uma pessoa, é preciso ter absoluta certeza de sua culpa, seja sob a modalidade dolosa, seja a culposa em sentido estrito. Há autores que sustentam ser preferível "soltar um culpado do que condenar um inocente".

Se isso vale para o Direito Penal, é preciso refletir se também se aplica a interesses coletivos como o destino da Pátria. Ainda não temos outra fórmula de entregar a coordenação da administração pública senão mediante eleições. O eleitor é o autêntico titular da soberania. Único e exclusivo. Dele depende entregar o Poder - e o Erário, ou seja, a soma do sacrifício de todos os brasileiros - ao eleito. A partir da eleição, instaura-se uma "ditadura a prazo fixo". Não se dispõe ainda do "recall", que poderia interromper o mandato daquele que traiu o representado e já o não representa. Só nas próximas eleições é que se poderá fazer faxina.

Pois para as eleições, o mais conveniente para o Brasil é servir-se de uma formatação diversa do princípio. Em vez do "in dubio pro reo", o "in dubio pro Natione". Ou seja: na dúvida sobre a idoneidade do candidato, a Nação reclama que ele não seja eleito.

José Renato Nalini, São Paulo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso