Diário da Região

09/11/2018 - 00h30min

CRÔNICAS VIVIDAS

Vera Milanese relança seu livro em ação beneficente

Ação promovida pela Arlec será neste sábado, no Riopreto Shopping, às 10h

Ricardo Boni/Divulgação Obra foi inspirada pelo cotidiano de Vera Milanese
Obra foi inspirada pelo cotidiano de Vera Milanese

A vida ganha contornos poéticos pelas mãos da psicóloga, doutora em literatura e escritora Vera Márcia Paráboli Milanese em seu livro "Crônicas Vividas", que será relançado neste sábado, 10, às 10h, no Riopreto Shopping, com a missão de também ajudar o próximo. É que o evento terá caráter beneficente, e toda a renda com a venda de exemplares da obra será revertida para o Instituto Alarme. O evento é uma realização da Academia Riopretense de Letras e Cultura (Arlec).

"Crônicas Vividas" reúne textos escritos ao longo da vida de Vera, fazendo o leitor ingressar em uma viagem nostálgica por memórias, lugares e pessoas que ela conheceu. Amores, saudades, a mesmice cotidiana, perdas e ganhos, tudo que de alguma forma marcou a autora ganha espaço nas páginas do livro.

"Sempre que algo me 'toca', sinto uma forte vontade de escrever, como se escrevendo eu tentasse reter a essência do que me tocou. Mas, claro, a escrita vem depois, num momento em que aquela inspiração pode ser revista e elaborada pelas palavras escolhidas para expressar os fatos e emoções a eles relacionados", conta a autora sobre seu processo de criação.

Mas não se trata de um retrato literal da vida de Vera. O cotidiano é referência, ponto de partida para a criação, para um trabalho de transformação do dia a dia em literatura, em poesia.

"Os fatos reais são apenas o gatilho para a escrita. A literatura tem como característica transformar a realidade segundo a ótica do escritor. Por isso, os fatos de minha vida pessoal ganham novas cores quando se transformam em crônicas. Algumas cores da realidade podem ser atenuadas, outras ressaltadas. Tudo busca o melhor resultado poético-literário", pondera.

Apesar de o cotidiano ser o tema comum a todas as crônicas presentes no livro, o que conecta os textos de verdade, segundo Vera, é a expressão de uma forte e profunda fé na vida e em Deus. E a seleção do que entraria no livro foi feita de uma forma mais ou menos intuitiva, garante a escritora. "Os textos que mais me agradavam, seja pelo conteúdo, seja pela composição das palavras, ficaram. Geralmente, eles são os que mais agradam aos leitores também".

Tanto que Vera não consegue apontar uma crônica favorita ou uma que se destaque. "Tenho muito carinho por todas as crônicas selecionadas. São como filhos, cada uma é única e especial. A mãe que escolhe privilegiar um filho está sendo injusta com os demais. Não consigo fazer isso com meus escritos. Deixo essa escolha para o leitor. Este sim, com certeza, se identificará mais com alguma ou algumas delas".

Beneficente

Durante o evento de relançamento, que será das 10h às 12h, no Riopreto Shopping, toda a renda arrecadada com a venda de cópias do livro "Crônicas Vividas" será revertida para o Instituto Alarme.

"Conheço e admiro o trabalho formador e educacional do Alarme há muito tempo. Quando fui convidada pela Academia Riopretense de Letras e Cultura para fazer uma manhã de autógrafos, quis dar a esse evento um sentido maior e, assim como fiz no lançamento, em 2011, quis prestigiar o Alarme. Assim, novamente, vou doar toda a renda desse evento para essa instituição. A meu ver, o Alarme merece todo o nosso apoio, pelo belo e importante trabalho que faz com nossas crianças e adolescentes", explica Vera.

O instituto é uma organização da Sociedade Civil Sem Fins Econômicos (OSC) de Rio Preto que há mais de 60 anos atende crianças e adolescentes com objetivo de educar de forma transformadora e integral, despertando a evolução social e humana.

A autora

Além de "Crônicas Vividas", Vera é autora de "Contos de Natal e Prosas", "As Duas Margens de Rio Preto", "Versos de Natal", "Antologia Nosside 2008", "Crônicas Brasileiras do Século XX" e do livro de crítica literária "Cyro dos Anjos, História e Memória" e coautora de "Bárbaros Diversos".

Serviço

  • Relançamento do livro "Crônicas Vividas", de Vera Milanese. Sábado, 10, das 10h às 12h, no Riopreto Shopping

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso