Diário da Região

08/11/2018 - 14h30min

SISTEMA DE CULTURA

Inscrições para Conferência de Cultura terminam nesta sexta

Evento, que será de segunda a quarta, 12 a 14, no Teatro Municipal, é a primeira etapa no processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura

Divulgação Atuante na área de cultura e políticas culturais, Guilherme Varella fará a palestra de abertura
Atuante na área de cultura e políticas culturais, Guilherme Varella fará a palestra de abertura

Termina nesta sexta-feira, 9, o prazo de inscrição para a Conferência Municipal de Cultura, que será realizada entre segunda e quarta-feira, 12 a 14, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Trata-se da primeira etapa no processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura em Rio Preto, que, entre outras ações, será responsável pela elaboração do Plano Municipal de Cultura, e faz parte de uma agenda que a cidade deve cumprir iniciada após a assinatura do termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura pelo prefeito Edinho Araújo em 2017.

A abertura do evento será marcada pela palestra "Estado, sociedade e políticas públicas de cultura", que será ministrada pelo pesquisador, professor, gestor cultural, advogado e consultor Guilherme Varella, atuante na área de cultura e políticas culturais desde 2006. Ele já foi secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015/2016) e ocupou as funções de chefe de gabinete e coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (201302015). É ainda autor do livro "Plano Nacional de Cultura - direitos e políticas culturais no Brasil" (Azougue, 2014).

Para atingir os objetivos desejados, a conferência será dividida em dois eixos, com três subeixos em cada um deles. No "Eixo I - Gestão e Institucionalidade da Cultura", o foco é o fortalecimento da Gestão e Participação Social. Nos subeixos serão abordados modelo, definição e criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais; modelo, definição e metodologia para desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura; e modelo, definição e estratégias para funcionamento do Sistema Setorial de Cultura.

No "Eixo II - Economia Criativa e Sistemas de Financiamento à Cultura", o foco é o fomento à cultura e estratégias de desenvolvimento econômico. Nos subeixos serão discutidos modelo, definição e criação do Fundo Municipal de Cultura; Leis de Incentivo; e Modelos de gestão e investimento em Economia Criativa.

Serviço

1ª Conferência Municipal de Cultura de Rio Preto. Dias 12, 13 e 14 de novembro, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Inscrições pelo site www.riopreto.sp.gov.br/conferenciacultura

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso