Diário da Região

09/11/2018 - 15h15min

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Dicas práticas para levar marmita saudável para o trabalho

Montar sua marmita com alimentos saudáveis não precisa ser uma tarefa trabalhosa; confira as dicas

Pixabay/Banco de Imagens Especialista explica que é importante contemplar proteínas, carboidratos e vegetais.
Especialista explica que é importante contemplar proteínas, carboidratos e vegetais.

Com o número crescente de pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, as marmitas fitness caíram no gosto dos rio-pretenses. Mesmo sendo acessível para muita gente, ainda tem aqueles que não aderiram ou por achar que seja trabalhoso ou por acreditar que os alimentos mais saudáveis são mais caros. Existem, claro, aqueles que fogem do orçamento de muitas famílias, mas é possível preparar a sua marmita de uma forma simples e rápida. Além de ser saudável, dá mais energia para o trabalho.

A naturóloga e nutricionista Renée Rodrigues afirma que o ideal é colocar na marmita alimentos com carboidratos, proteínas e vegetais. Para ajudar ainda mais quem busca uma alimentação saudável e prática para o dia a dia, a especialista a ajudou o Diário a listar alguns alimentos. Confira:

Carboidratos

De preferência carboidrato bom, com fibras e baixo índice glicêmico. Entre os exemplos estão: arroz integral, macarrão integral e batata doce. Outro alimento prático é a mandioquinha. A pessoa pode congelar e é uma fonte boa de carboidrato.

O que interfere é a quantidade: para aqueles cujo trabalho exige atividade física, o consumo pode ser em quantidade maior; já para quem fica muito tempo sentado e não tem muita atividade física, o ideal é diminuir a quantidade para continuar o dia.

Proteína

Ela pode ser de origem animal ou não. São indicados: peixes, filé de frango, filé de carne e, principalmente, o filé suíno, que tem menos gordura. Quem é vegetariano pode substituir por ovos ou queijos, mas é preciso ter atenção. Os ovos devem ser bem cozidos, sempre com o alerta em relação à salmonela. Quanto aos queijos, é necessário tomar cuidado com a temperatura.

Vegetais

É essencial uma salada crua ou salada de legumes cozidos. Para facilitar ainda mais a vida de quem faz a marmita, os legumes podem ser refogados com a carne, que traz proteína.

Dicas de pratos mais rápidos e práticos

- Yakisoba - Já tem o carboidrato do macarrão, os vegetais e a proteína.

- Lasanha de berinjela - Pode ser com frango desfiado ou carne moída, que já trazem a proteína. Os vegetais estão na berinjela, no molho de tomate. Já o carboidrato pode ser arroz ou macarrão integral. Os vegetarianos podem colocar lentilha no molho.

Melhor recipiente para armazenar os alimentos

Segundo Renée, o ideal é o recipiente de vidro, em função do BPA (substância liberada pelo plástico), que pode fazer mal à saúde. Caso a pessoa não goste dos recipientes de vidro e prefira o de plástico, é essencial que comprem aqueles sem liberação do BPA.

Para levar esses recipientes, o indicado é a bolsa térmica. Quem fica muito tempo fora ou trabalha em um local onde não tenha geladeira, o indicado é levar - dentro da bolsa térmica - bolsas de gelo para manter a temperatura.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso