Diário da Região

08/11/2018 - 19h08min

CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Especialização ou MBA: entenda a diferença entre os cursos

Ambos são modalidades de pós-graduação, mas, a escolha deve estar alinhada aos seus objetivos profissionais

Pixabay / Domínio público Especialista comenta sobre as principais diferenças entre a especialização e o MBA
Especialista comenta sobre as principais diferenças entre a especialização e o MBA

Escolher uma área de atuação já é uma tarefa difícil e deixa muitos estudantes indecisos. Com a graduação concluída vem a questão da empregabilidade e, para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso ter algum diferencial. Nesse momento, a principal dúvida é: fazer uma especialização ou um MBA? E qual a diferença entre as duas modalidades?

Anate Maria Lucas Veltroni Schiavinatto, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unirp, explica que ambos são essenciais para o crescimento profissional, mas existem diferenças. Tanto a especialização quanto o MBA são modalidades de pós-graduação lato sensu. "Os cursos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Conselho Nacional de Educação, na Câmara de Ensino Superior", explica a especialista.

Segundo ela, isso é diferente da modalidade strictu sensu, que se refere aos cursos de mestrado e doutorado, regulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Afinal, o que é a especialização?

Segundo Anate, os cursos de especialização têm 360 horas de duração e são chamados de programas de nível superior de educação acadêmica. Veja os objetivos:

1 - A especialização complementa a formação acadêmica. Ela é indicada para o profissional que quer aprender mais sobre sua área de formação. É também uma forma de se atualizar, pois o tempo todo novas regulamentações são criadas.

2 - A especialização também vem aprimorar o conhecimento e forma tecnicamente o profissional para que ele possa atuar em áreas específicas, além de ministrar aulas. Esse tipo de curso forma tanto para a área comercial quanto para área do magistério. Atualmente, não se pode ser professor universitário sem ter, no mínimo, um diploma de especialização.

E o que é o MBA (Master of Business Administration)?

Já o MBA é também uma especialização lato sensu. Trata-se de uma cópia de um sistema americano, voltado especificamente à área de administração. O MBA foca e qualifica o profissional para que este se torne um líder, gestor, gerente ou diretor de empresas. Com um MBA, a pessoa está tecnicamente qualificada para atuar nas empresas e nas organizações de terceiro setor. O curso tem duração mínima de 400 horas.

Crescimento profissional

Apesar das diferenças, os dois - tanto a especialização quanto o MBA - auxiliam o profissional em sua área de atuação. De acordo com as pesquisas exemplificadas pela especialista, a pessoa que já estava trabalhando e concluiu uma especialização consegue aumentar o seu salário em cerca de 30%. Com MBA, esse crescimento salarial pode chegar a 50%.

As duas modalidades podem ser concluídas de forma presencial ou à distância. Um termo que vem crescendo muito em Rio Preto, segundo Anate, é o semipresencial, que contempla tanto aulas presenciais quanto online, reduzindo o tempo de duração dos cursos. Um que dura 18 meses, por exemplo, pode cair para 10 meses na modalidade semipresencial.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso