Cruzando a fronteira do estado de Jalisco, chegamos a Riviera Nayarit, que não é uma cidade nem um povoado, mas a reunião de 23 microdestinos da costa mexicana do Pacífico. A marca foi criada em 2007 para aquecer a visitação a esse conglomerado, tão rico em belezas naturais, e torná-lo foco do turismo de luxo. São 308 quilômetros de praias, ótimas para prática de surfe, mergulho submarino, remo e pesca, além de contar com oito campos de golfe estrategicamente desenhados para as melhores tacadas.
Não deixe de conhecer Sayulita. No estilo hippie chique e cheio de boas vibrações, o povoado lembra um pouco Búzios, no Rio, e Porto Seguro, na Bahia. A vida noturna é efervescente, regada a margueritas e música ao vivo. A praia, embora não seja das mais bonitas, é a queridinha dos surfistas: ali, o mar quebra forte. Aos que quiserem se aventurar pela primeira vez em cima de uma prancha, a oferta de aulas de surfe é grande. E há meios de hospedagem tipo hotel boutique e albergue, para todos os bolsos.
Pelas ruazinhas de pedra, a oferta gastronômica é ampla, com frutos do mar frescos e suculentos. Experimente-os, por exemplo, no restaurante Don Pedro's, de frente para a praia. Tacos, tequilas e mezcais também aguçam o paladar, que se derrete com um tipo de chocolate vegano local, produzido com cacau orgânico e sem açúcar, o Mexicolate. Artistas expõem suas criações em lojinhas, com peças de roupa e de decoração inspiradas na cultura mexicana, de colorido intenso.
Ostentação
Mas se suas férias permitem ostentar, siga direto para Punta de Mita, a Península do Glamour. Localizada no extremo norte da Bahía de Banderas, a área particular abriga resorts de luxo, restaurantes requintados e praias exclusivas, praticamente virgens.
No condomínio Punta Mita, encontram-se mansões e resorts como o W Hotel, com cinco restaurantes, spa, serviço de limusine e suítes distribuídas em meio à natureza, com diárias que chegam a US$ 3.600, e o St. Regis Punta Mita Resort, um cinco estrelas de cair o queixo.
Logo na chegada, o hóspede se depara com uma piscina em vários níveis, ladeada por coqueiros, indo do hall até a praia. Os quartos são chalés de 56m² com cama king size e vários ambientes, incluindo chuveiro externo. E não para por aí. Em cinco minutos, bate à sua porta um funcionário que se apresenta como seu mordomo, colocando-se à disposição 24 horas por dia pelo WhatsApp.
O St. Regis também abriga a única experiência gastronômica AAA Five Diamond de Riviera Nayarit: o restaurante Carolina, supervisionado pelo renomado chef Jesus Durón. As diárias, em baixa temporada, custam a partir de US$ 600, e todas as refeições e serviços são cobrados à parte. Em contrapartida à ostentação, nada de desperdício: os canudos dos drinques são fabricados com a matéria-prima do caroço de abacate, o fruto-estrela do bom e velho guacamole mexicano.
A meia hora de barco de Punta de Mita, revela-se um paraíso sem igual. A Playa Escondida, ou Playa del Amor, fica em meio ao arquipélago lslas Marietas. Suas águas cristalinas se abrigam numa grande cratera, só vista por sobrevoo ou acessada por mar, a nado. A formação rochosa assim se esculpiu por atividades vulcânicas e bombardeamentos, já que ali era uma área de testes militares. Após anos de desgastes e visitação descontrolada, foi criado em 2005 o Parque Nacional Islas Marietas.
O lugar hoje recebe, no máximo, 116 pessoas por dia. No entorno, é proibido pescar e usar protetor solar antes de entrar na água. Por fora, já impressiona a diversidade da fauna. Mais de cem espécies de aves habitam as ilhas. Num mergulho de snorkel, um leque de cores de peixes se abre. Mas é no interior das ilhas a grande sensação. Torça para que a maré esteja baixa e prepare o fôlego para nadar por dez minutos, atravessando uma fenda que descortina o paraíso. O túnel tem cerca de 3 m de comprimento.