Diário da Região

07/10/2018 - 00h30min

EU CHEGO LÁ

Concentração nos estudos influencia na hora da prova

Foco na preparação é um dos principais caminhos para se dar bem no Enem

Mara Sousa 5/10/2018 Os alunos Giovanna e Thiago buscam as melhores formas para se concentrar
Os alunos Giovanna e Thiago buscam as melhores formas para se concentrar

Passamos o dia todo cercados de informação por todos os lados. Na rua, em casa ou na escola, conseguimos acessar todo o tipo de conhecimento por meio de livros, jornais, revistas e pela internet, o que muitas vezes acaba nos deixando sobrecarregados e distraídos. Essa é uma combinação nada eficaz para quem precisa estudar ou está fazendo uma prova importante.

Pensando nisso, nesta semana a série "Eu chego lá" conversou com alunos e um psicólogo para saber qual a melhor forma de se concentrar e conseguir manter o foco durante os estudos.

De acordo com Carlos Eduardo de Freitas, psicólogo do cursinho Kelvin, a concentração é fundamental para o desempenho do estudante. Por isso, para evitar a distração, é importante o aluno saber o que interfere nesse momento e desenvolver um processo gradual, disciplinando seus estudos e aumentando a chance de melhorar seu aprendizado e rendimento durante as provas.

"Os fatores que mais interferem na concentração são a falta de treino, as emoções e as manifestações físicas", conta ele.

Carlos explica que treino é o tempo dedicado aos estudos e o esforço para manter a atenção em um mesmo foco, fazendo com que a dispersão diminua cada vez mais. Ele também conta que as emoções como ansiedade, nervosismo, tristeza, falta de motivação, ou a saudade de alguém interfere consideravelmente. A pressão excessiva e a dificuldade em uma disciplina podem contar também como uma distração, além de questões físicas.

"Além dessas, as questões físicas como fadiga, estresse, alimentação, ausência de exercícios, também podem prejudicar o foco dos estudantes", diz ele.

Para a aluna do Kelvin Giovanna Borges Muroni, de 18 anos, que pretende cursar medicina com focos nas faculdades Famerp, Unesp, Unicamp e Famema, os barulhos altos durante seus momentos de estudo são o que mais a atrapalham. Para se concentrar durante os estudos, ela costuma utilizar um método comum entre os estudantes: a música.

"Gosto de estudar escutando músicas, pois me ajudam a focar. Já no dia de prova, costumo entrar mais cedo na sala e tento manter a tranquilidade", conta ela.

Quem também usa a música para se concentrar é o estudante Thiago Adriano Peguim Ribeiro, 18 anos, que também estuda no Kelvin e quer cursar medicina na Famerp, USP, ou Famema.

"Eu uso a música para me concentrar enquanto estudo, além de deixar os materiais organizados para evitar distrações. Nas provas o que vale são as horas de estudo. Se você está acostumado a passar várias horas resolvendo questões, consegue se concentrar durante as provas".

(Colaborou Lara Pessôa)

Dicas para conseguir manter o foco

Divulgação Pixabay Concentração é fundamental para ir bem nas provas
Concentração é fundamental para ir bem nas provas

O psicólogo Carlos Eduardo de Freitas listou quais as principais formas de manter sua concentração na hora dos estudos. A primeira e mais importante dica é para que todos fiquem atentos aos sinais como a ansiedade e o estresse, e que procure imediatamente o departamento de psicologia da escola ou um profissional da área para receber o tipo certo e avaliação e ajuda psicológica.

Outra dica valiosa está nas coisas que incomodam o estudante ou mesmo desfoquem sua atenção. O melhor é buscar uma solução para este problema e depois retornar aos estudos.

"Às vezes um telefonema resolve. Imagine coisas boas para o futuro, mas não tente antecipá-lo, principalmente a tomada de decisões que ainda não podem ser concluídas", explica ele.

A última dica está na sua forma de estudar. Descobrir qual a melhor forma de aprender, fazendo um resumo da matéria, focando na parte visual ou auditiva é de grande importância e eficácia, por isso trace um perfil a respeito da forma pela qual você absorve melhor o conhecimento e dê preferência à que melhor ajudar.

Diário do Pedro

Pedro Calvo, 18 anos

  • Cursinho: Kelvin
  • Objetivo: Engenharia Mecatrônica na USP ou na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Já passou em primeiro lugar em Engenharia de Controle e Automação na Unesp, mas resolveu buscar o curso que deseja
  • Essa última semana foi comum durante os estudos. Ela se consistiu basicamente em manter as matérias em dia, sempre estudando e não deixando nada acumular, principalmente nessa reta final. Também tive a tradicional correção com o professor de redação, e como não pretendia focar no sábado e no domingo, a matéria que eu estudaria já ia adiantando ao longo da semana. Agora pretendo fazer mais uma redação e manter meu planejamento, tanto da revisão quanto da semana do saco cheio, venho estudando e mantendo foco no que tenho mais dificuldade, para poder estudar no período de revisão que precede tanto o Enem quanto os outros vestibulares.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso