Diário da Região

10/10/2018 - 00h30min

ELEIÇÕES 2018

Na onda, região dá 584 mil votos a Bolsonaro no 1º turno

Presidenciável do PSL fica com 453 mil votos de vantagem sobre Haddad, que pegou 2º lugar em tradicional reduto do PSDB; de 106 cidades da região, Bolsonaro venceu em 105, com 64% dos votos válidos

Divulgação Candidato pelo PSL, Jair Bolsonaro, ao votar no domingo, 7, no Rio
Candidato pelo PSL, Jair Bolsonaro, ao votar no domingo, 7, no Rio

Classificada como "onda verde", a expressiva votação do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que agora disputa o segundo turno contra Fernando Haddad (PT), resultou em 584,5 mil votos ao capitação reformado só na região. Levantamento realizado em 106 cidades, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral, revela que o candidato do PSL venceu em 105 dos municípios. Apenas nas dez maiores cidades, a começar por Rio Preto, o candidato do PSL chegou a 350 mil votos, dos quais 148.364 votos só em Rio Preto. Ele também venceu em Catanduva, Barretos, Fernandópolis, Olímpia e Votuporanga. O candidato petista teve 50,5 mil votos nessas dez cidades.

Bolsonaro teve em média 64% dos votos válidos na região, bem acima da média registrada no País, que foi de 46% na votação do primeiro turno. Segundo especialistas, o desempenho eleitoral de Bolsonaro tem relação com o antipetismo e adesão a propostas do candidato do PSL voltadas à segurança pública. "O primeiro turno das eleições brasileiras de 2018, realizado no dia 7 de outubro, deixa como legado mensagens importantes à classe política nacional. Destacam-se, sobretudo, a necessidade de mudança em relação a políticos tradicionais, o sentimento antipetista, a força das redes sociais e o clamor por segurança. Como resultado, percebeu-se o Brasil tomado, em maior ou menor grau, pela onda verde representada pelo fenômeno Bolsonaro", afirma o Elton Duarte Batalha, advogado, doutor em direito pela USP e professor de direito na Universidade Mackenzie, em artigo publicado no site do jornal "Estado de S.Paulo" nesta terça, 9.

Ou seja, a votação de Bolsonaro, que alguns especialistas políticos classificam como "fenômeno", foi sete vezes superior a de seu adversário no primeiro turno.

Clique na imagem para ampliar  (Foto: Reprodução)

O resultado dessa votação transformou o mapa eleitoral da região de Rio Preto na disputa presidencial. Tradicional reduto tucano, viu o domínio do PSDB desparecer. Em 2014, quando Aécio Neves foi o candidato à Presidência da República, o PSDB recebeu 540 mil votos no primeiro turno na região. Bolsonaro o superou. O verde espalhou-se pela região, assim como ocorreu no Estado. No total, Bolsonaro venceu no primeiro turno em 327 dos 645 municípios de São Paulo.

PSDB em baixa

Candidato do PSDB neste ano, Alckmin chegou a ficar em quarto lugar em cidades da região. Na maioria do municípios, o segundo colocado foi Haddad. Em Rio Preto, o segundo com maior votação foi Ciro Gomes (PDT). Cidades que deram expressivas votações para o PSDB em eleições anteriores migraram para Bolsonaro.

Em Catanduva, por exemplo, o candidato do PSL teve 42.034 votos. Em segundo, Haddad recebeu 7.416 votos, enquanto Alckmin teve 5.066 votos.

"As eleições de 2018 apontam para o esgotamento do cenário político observado nos últimos 25 anos de polarização entre PT e PSDB", afirma o especialista do Mackenzie no artigo intitulado "A onda verde e a velha política".

Clique aqui para ver votação de Bolsonaro e Haddad em 106 cidades da região.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso