Diário da Região

06/10/2018 - 22h43min

ELEIÇÕES 2018

Região vai às urnas hoje com 1,3 milhão de eleitores

Brasil define seu futuro neste domingo, com eleição geral para presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais; em Rio Preto são 328.658 eleitores aptos para votar

Guilherme Baffi 5/10/2018 Funcionária da Justiça Eleitoral instala urna eletrônica que será utilizada na eleição deste domingo em Rio Preto
Funcionária da Justiça Eleitoral instala urna eletrônica que será utilizada na eleição deste domingo em Rio Preto

Os brasileiros vão às urnas neste domingo, 7, para escolher o próximo presidente da República. Eleitores também irão votar para governador, deputados federais, estaduais e ainda dois senadores.

A votação vai das 8h às 17h e a expectativa da Justiça Eleitoral é que o resultado da eleição seja conhecido por volta das 22h. Nesta eleição há treze candidatos a presidente. Veja acima a relação de todos os presidenciáveis, com a foto de cada um como vai aparecer na urna eletrônica.

A região de Rio Preto tem cerca de 1,3 milhão de eleitores aptos a votar neste domingo. O maior colégio eleitoral é em Rio Preto, com 328.658 eleitores que podem ir às urnas. No Estado de São Paulo, são 33.040.411 eleitores e em todo País, 147.306.275 eleitores.

Em Rio Preto cerca de 4,5 mil pessoas irão trabalhar neste domingo como mesários ou apoiadores. Eleitores devem ficar atentos pois dois locais de votação foram alterados para esta eleição (leia ao lado). A cidade tem três zonas eleitorais. São 119 locais de votação, com 963 seções.

A recomendação da Justiça Eleitoral é que todos participem da eleição - uma vez que o voto é obrigatório - como forma maior da expressão democrática.

"Participar da eleição, ir votar é o maior ato de cidadania que existe. Esperamos uma eleição tranquila sem incidentes e que os eleitores demonstrem sua cidadania por meio do voto ao candidato de sua preferência", afirmou a juíza da 125ª Zona Eleitoral de Rio Preto, Gláucia Véspoli Oliveira. A magistrada alerta que não é permito uso de celulares na cabine de votação. Juízes e promotores eleitorais irão percorrem os locais de votação durante todo o dia.

A polícia irá atuar para coibir prática de boca de urna - que é crime - ou mesmo outras irregularidades. Os locais de votação também vão contar com atuação da Polícia Federal, Militar, Civil e Guarda Municipal.

Ao término da votação, dados de cada urna eletrônica serão levados para três cartórios eleitorais. As informações, contidas em pen drive, são transmitidas para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em São Paulo, que transfere as informações ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que faz a divulgação do resultado. O boletim de urna, com dados de votação de todas as seções ficam disponíveis para consulta nos cartórios eleitorais e também podem ser consultados pela internet, no site do TSE.

Clique na imagem para ampliar  (Foto: Reprodução)

Números da eleição

  • Eleitorado Brasil - 147.306.275
  • Eleitorado Estado de São Paulo - 33.040.411
  • Eleitorado Rio Preto - 328.658
  • Eleitorado região - 1.362.446
  • Locais de votação em Rio Preto - 119
  • 1.070 - urnas disponíveis na eleição, incluindo equipamentos reserva

Fonte - Tribunal Superior Eleitoral

Condomínio de Bolsonaro tem segurança reforçada

A campanha eleitoral terminou oficialmente neste sábado, 6. O líder das pesquisas eleitorais de intenção de voto, Jair Bolsonaro (PSL), teve a segurança reforçada no condomínio onde mora, no Rio de Janeiro.

Na manhã de sábado, apesar da chuva, grupo de apoiadores de Bolsonaro foram até a frente do condomínio. Eleitores de Bolsonaro esperam que a eleição seja definida neste domingo, no primeiro turno, com a eleição do capitão reformado. "Se não for no primeiro turno vai ser muito difícil", afirmou o cirurgião vascular Marcos Monte.

No último dia de campanha, o candidato Fernando Haddad (PT) visitou cidades do Nordeste. Fez campanha em Feira de Santana.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) fez campanha em Sobral, no Ceará. Ele participou de uma caminhada que teve trio elétrico.

Já Geraldo Alckmin (PSDB) fez campanha em São Paulo e andou de metrô. Ele foi recebido por apoiadores, mas também chegou a ser vaiado.

Já a presidenciável Marina Silva (Rede) se reuniu com familiares no Acre.

(Agência Estado)

 

Dois locais foram alterados

Eleitores de Rio Preto devem ficar atentos. Dois locais de votação foram alterados para esta eleição. Eleitores que votavam na Faculdade Dom Pedro 2º e na Facmil/Iniesp (atualmente Universidade Brasil) terão de votar em novos lugares. Os cerca de quatro mil eleitores que votavam na Dom Pedro, que fechou as portas, irão votar no colégio Anglo, na rua Bernardino de Campos, 4. 516, na Redentora. A faculdade era um tradicional colégio eleitoral de Rio Preto.

Na outra alteração, envolvendo a Universidade Brasil, são cerca de dois mil eleitores que também terão de votar em outro prédio. Eles foram transferidos para a Faculdade de Medicina (Famerp), na avenida Brigadeiro Faria Lima, número 5.416, ao lado do Hospital de Base. Segundo dados da Justiça Eleitoral, essa mudança irá afetar cerca de seis mil eleitores.

Outra alteração para esta eleição é a revisão das zonas eleitorais determina pelo TRE. Rio Preto passou a ter três zonas eleitorais, 125ª ZE, 267ªZE e 268ª. Antes eram quatro zonas eleitorais no município. Com isso algumas seções tiveram numeração alteradas, mas o local permanece o mesmo. "Temos equipes em todos as escolas que irão orientar eleitores em caso de dúvida. A mudança é apenas no número da seção", afirmou o chefe do cartório da 268ª Zona Eleitoral de Rio Preto, Regis Pistori.

Novo local

Nesta eleição, o município também ganhou um novo local de votação, em área que pertence a 267ª Zona Eleitoral. Foi aberta uma sessão na escola Maria Pelegrina, no Jardim Belo Horizonte/Cecap. Nesse mesmo bairro fica o maior colégio eleitoral de Rio Preto, a escola Galante Nora, com 5.945 eleitores registrados.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso