Diário da Região

03/10/2018 - 22h15min

Pesquise os candidatos

Aplicativos ajudam eleitor a pesquisar vida de políticos

Aplicativos permitem que ao fazer apenas uma foto do candidato pelo celular, o eleitor acesse a ficha corrida dele; outros sistemas, incluindo os oficiais do TSE, ampliam leque para conhecer os concorrentes

Reprodução Reproduções de programas que foram lançados pelo Facebook também para pesquisar candidatos
Reproduções de programas que foram lançados pelo Facebook também para pesquisar candidatos

Pesquisar a vida de candidatos antes de decidir em quem votar é cada vez mais importante. E leque de opções para os eleitores cumprirem essa tarefa é cada vez maior. Aplicativos permitem verificar a chamada "ficha" dos candidatos apenas com um clique do celular. Claro que o eleitor deve verificar a credibilidade do aplicativo, que precisa ser confiável.

É o caso do "detector de ficha de político". O aplicativo integra o projeto "Vigie Aqui", desenvolvido pelo Instituto Reclama Aqui, conhecido por desenvolver programas semelhantes sobre direito do consumidor. Desta vez, o foco é eleição.

O programa disponibiliza a situação de todos candidatos a presidente na eleição deste domingo, como quais processos pesam eventualmente contra cada um deles. Basta um clique que identifica o candidato pela imagem para aparecer a relação de processos, quando houver, claro.

Segundo dados do instituto, para verificar a ficha dos candidatos são consultados órgãos oficiais da Justiça. "É uma ferramenta gratuita, sem fins lucrativos, apartidária e de utilidade pública, que visa viabilizar aos cidadãos o acesso às informações relativas a processos de seus possíveis candidatos e, consequentemente, para ajudá-los a votar de forma mais consciente", diz trecho da apresentação do aplicativo.

O banco de dados utilizado inclui tribunais de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal e tribunais regionais federais. Processos sob segredo de Justiça não são exibidos.

Clique na imagem para ampliar  (Foto: Reprodução)

Mais opções

Nesta quarta, 3, o Facebook também lançou sistema de pesquisa. O sistema está disponível no "Google Play", de forma gratuita. Dados dos candidatos a governador de São Paulo, e os processos relacionados a eles, também podem ser pesquisados. O mesmo ocorre para candidatos a senador e a deputado federal. Neste caso, o programa lista só candidatos que buscam a reeleição.

Outras opções para pesquisar candidatos, inclusive processos relacionados a eles, é no próprio site do TSE: www.tse.jus.br. No link de divulgação de candidatura, basta clicar para verificar dados fornecidos pelos próprios candidatos relacionados a processos. "É absolutamente necessário conhecer a vida pregressa do candidato. Se você não contrata um jardineiro para a sua casa sem conhecer o passado dele, como você vai eleger uma pessoa que vai controlar a sua vida, a política do Brasil, do Estado e do município sem conhecê-la?", afirma Roberto Romano,- cientista político e professor de Ética da Unicamp.

(Colaborou Rodrigo Lima)

Temos de buscar cada vez mais informações

Mara Sousa 18/5/2018 Henry Atique, professor de Direito, destaca a importância de pesquisas sobre candidatos
Henry Atique, professor de Direito, destaca a importância de pesquisas sobre candidatos

Analisar informações de candidatos é fundamental e quanto mais melhor. Esta é a opinião de especialistas consultados pelo Diário nesta quarta-feira, 3. "Sem dúvida, é extremamente importante pesquisar sobre os candidatos. Saber a vida pregressa. Quanto mais informações sobre a pessoa que irá votar, melhor é. O brasileiro precisa criar a cultura de pesquisar", afirma o especialista em direito constitucional Henry Atique, que também é professor de Direito da Unirp.

"Não é preciso fazer muito. É buscar informações daqueles em que a pessoa pretende votar, verificar o trabalho dele, na política e na vida pessoal", acrescenta o especialista.

"Vivemos no mundo da tecnologia. É bom que cada vez mais essas opções possam ser utilizadas pela população", completou o professor, que alerta sobre a necessidade de pesquisar também se a fonte de pesquisa é séria.

O cientista político da Unicamp Roberto Romano vai na mesma linha do professor de Direito rio-pretense. "Os aplicativos podem ajudar, mas é preciso tomar cuidado. Podem ser produzidos por pessoas que podem querer ajudar algum dos candidatos", afirmou.

Romando também é defensor de esmiuçar detalhes sobre vida pessoal dos candidatos, seja para qual cargo eletivo eles estiverem concorrendo. "Saber o que faz, o que já fez, se é boa pagador, se respeita os vizinhos, se respeita as leis do país. Se tem passagem na polícia. De que forma foi isso, se foi um crime e qual delito", exemplifica.

Como baixar o programa

  • Pelo celular, acesse o aplicativo "Detector de Ficha de Político" na playstore do aparelho
  • Após baixar o aplicativo, fotografe o rosto do político para saber se ele tem algum problema com a Justiça (como na imagem)
  • No banco de dados do aplicativo consta dados de candidatos, além de senadores eleitos em 2010, presidentes e vice-presidentes, governadores, vice-governadores e deputados federais
  • O aplicativo divulga informações oficiais pulverizadas em diversos tribunais, de todas as instâncias do Judiciário, como STF, STJ, TJs e TRFs
  • Processos sob segredo de Justiça não são exibidos

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso