Diário da Região

11/10/2018 - 00h30min

(RE)NASCE UMA ESTRELA

Em 'Nasce uma estrela', Lady Gaga vira protagonista no cinema

Com 'Nasce uma Estrela', Lady Gaga faz sua estreia como protagonista no cinema e volta ao topo; filme, que já é cotado para o Oscar, é o primeiro dirigido por Bradley Cooper

Warner Bros./Divulgação Lady Gaga interpreta Ally, uma cantora que é descoberta pelo astro Jackson Maine (Bradley Cooper)
Lady Gaga interpreta Ally, uma cantora que é descoberta pelo astro Jackson Maine (Bradley Cooper)

Há dez anos, Lady Gaga era uma figura inescapável dentro da cultura pop. Ela dominava as paradas de sucesso, suas músicas tocavam sem parar nas rádios e televisões, seus clipes eram os mais aguardados e seus looks nos tapetes vermelhos dos mais diversos eventos eram os mais comentados - quem não se lembra da roupa feita de carne usada durante a edição de 2010 do MTV Video Music Awards?

Lady Gaga chegou mexendo com o pop com sua personalidade bastante imprevisível. Nunca se sabia qual seria seu próximo passo. E parecia que nada poderia pará-la. No entanto, seu terceiro disco, "Artpop", de 2013, falhou em repetir o sucesso dos trabalhos anteriores, e Gaga, assim, tão rapidamente, parecia já não ser aquela figura predominante.

Nos anos que seguiram, a cantora se afastou do pop pelo qual ficou conhecida e se voltou a outros projetos. Gravou um álbum de jazz com o cantor Tony Bennett e participou da quinta temporada da série "American Horror Story".

Em 2016, lançou "Joanne", seu quarto disco que, apesar dos fãs esperarem ansiosamente, ainda não representou um retorno ao estilo pelo qual ficou conhecida. Elogiado pela crítica, o projeto fez sucesso razoável, mas ainda ficou abaixo de tudo que a cantora já havia feito. E com uma turnê cancelada precocemente por um problema de saúde, as coisas não pareciam boas.

Corta para setembro deste ano. Depois de trailers bem recebidos e burburinho positivo, estreia no Festival de Veneza a nova versão do clássico "Nasce uma Estrela", que entra em cartaz em Rio Preto nesta quinta-feira, 11. Protagonizado por Gaga, o filme pode ser descrito como o renascimento da carreira da cantora que sempre sonhou ser atriz.

A imprensa internacional, desde a primeira exibição, tem sido só elogios tanto para o filme quanto para a interpretação de Gaga, ao ponto de muitos já apontarem "Nasce uma Estrela" como um dos fortes concorrentes ao Oscar em 2019, com grandes possibilidades de a própria cantora concorrer como melhor atriz.

No Rotten Tomatoes, site que compila críticas e faz uma média de avaliação que vai de zero a 100% de aprovação, "Nasce uma Estrela" tem 91%. O consenso é de que, "com protagonistas de apelo, direção habilidosa e uma história de amor envolvente, o filme é um exemplo de um remake feito da maneira certa - e um lembrete de que algumas histórias podem permanecer eficazes mesmo quando recontadas".

No filme, Gaga interpreta Ally, uma artista desconhecida que se apresenta em bares e é descoberta pelo experiente músico Jackson Maine, papel interpretado por Bradley Cooper, que aqui faz sua estreia como diretor.

Quando eles se conhecem, Ally está prestes a desistir de seu sonho de se tornar uma cantora de sucesso, mas Jack a convence a mudar de ideia. Porém, apesar de a carreira de Ally decolar, o relacionamento pessoal entre os dois começa a desandar à medida que Jack luta contra seus próprios demônios.

Sonho

Se o sonho da personagem de Gaga no filme é se tornar uma cantora, o sonho da cantora na vida real sempre foi ser atriz. Antes de se tornar um fenômeno conhecido como Lady Gaga, ela tentou por alguns anos entrar no mundo da atuação. Como não obteve sucesso, resolveu se voltar para a música, sua outra paixão.

Agora ela celebra a conquista. Apesar de ter participado da quinta temporada de "American Horror Story" e de um pequeno papel em "Machete Mata", de 2013, "Nasce uma Estrela" marca a estreia de Gaga como protagonista de um longa-metragem.

Música

"Nasce uma Estrela" pode ser descrito como um drama musical, por isso as canções apresentadas pelos protagonistas estão bastante inseridas na trama da produção. E muitas delas foram criadas exclusivamente para o longa. São composições originais da própria Gaga em parceira com Cooper e os produtores Lukas Nelson, Jason Isbell e Mark Ronson. Todas foram gravadas ao vivo durante as filmagens.

Nova versão

O primeiro "Nasce uma Estrela" saiu em 1937 e contava a história de uma aspirante ao estrelato (Janet Gaynor) e de um ator (Fredric March) cujo alcoolismo está acabando com sua carreira. Um remake foi feito em 1954 com Judy Garland e James Mason nos papéis principais. Já em 1976, uma terceira versão, estrelada por Barbra Streisand e Kris Kristofferson, usava a música como pano de fundo, o que se repete agora.

No entanto, cada uma das versões traz sua própria abordagem dessa história e foi isso que Bradley Cooper procurou quando começou a desenvolver o seu "Nasce uma Estrela". Segundo o material de divulgação do longa, para deixar sua marca na versão contemporânea, Cooper buscou criar uma história sobre a natureza atemporal dos sentimentos e fracassos humanos, combinados à diversidade do mundo da música atual.

"Não pensei em como criar uma história original. Na verdade, eu sabia que precisava de autenticidade para contar a história que eu queria", disse o diretor, que ainda coescreveu o roteiro, protagonizou e produziu o filme.

 

Filmes para a criançada

Sony Pictures/Divulgação Madison Iseman, Jeremy Ray Taylor e Caleel Harris estrelam o novo Goosebumps
Madison Iseman, Jeremy Ray Taylor e Caleel Harris estrelam o novo Goosebumps

Outros três filmes estreiam em Rio Preto nesta quinta-feira, 11, todos de olho no público infantil. "Goosebumps 2: Halloween Assombrado", continuação do longa de 2015 em que Jack Black dava vida ao escritor R.L. Stine, criador da série de livros de mesmo nome, é uma das novidades.

O novo filme, que aparentemente conta apenas com uma participação de Black, narra a história de um grupo de crianças que encontra um dos livros de Stine e acidentalmente liberta o boneco de ventríloquo, Slappy, que começa a dar vida às decorações de Halloween da cidade e criar o caos.

 

 

A segunda novidade é a animação "Cinderela e o Príncipe Secreto". O filme promete uma nova versão da clássica história, na qual cabe à Cinderela, com a ajuda de seus três amigos ratos e da Fada Madrinha, salvar o príncipe encantado.

 

 

Por fim, estreia "Tudo Por um Pop Star", uma comédia nacional estrelada por Maísa Silva, Klara Castanho e Mel Maia. No filme, as três meninas fazem de tudo para encontrar seus ídolos de uma boy band.

 

 

Pré-estreia

Desta quinta-feira, 11, até o domingo, 14, Rio Preto terá sessões de pré-estreia de "A Casa do Medo: Incidente em Ghostland". Nele, duas irmãs voltam para a casa em que viveram quando criança depois de 16 anos de uma noite traumática. Ao chegar, coisas estranhas acontecem. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso