Diário da Região

02/10/2018 - 16h31min

Ilha Solteira

Justiça dá 90 dias para empresa assumir Zoológico

Na decisão, juiz defendeu que Zoológico tem relevante papel no socorro à fauna local, no atendimento e recebimento de animais vítimas de acidentes na região

Pierre Duarte/Arquivo Cerca de 40 espécies de animais, como a onça-pintada, moram no Zoológico de Ilha Solteira.
Cerca de 40 espécies de animais, como a onça-pintada, moram no Zoológico de Ilha Solteira.

A Justiça Federal determinou que a concessionária Rio Paraná Energia S.A. tem 90 dias para assumir a gestão e manutenção do Zoológico de Ilha Solteira. A decisão foi assinada nesta segunda-feira, 1º, pelo juiz substituto da 1ª Vara Federal de Andradina, Arthur Almeida de Azevedo Ribeiro. Caso a empresa descumpra a determinação, a multa é de R$ 100 mil por dia.

A medida atende pedido de liminar do Ministério Público Federal. Pela decisão, a concessionária deverá restabelecer todas as atividades do Centro de Conservação de Fauna Silvestre (CCFS), incluindo a conservação da fauna silvestre, a triagem de animais resgatados, a pesquisa científica no manejo das espécies e o programa de educação ambiental.

De acordo com a decisão, o funcionamento do local é uma das condicionantes das licenças de operação das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, localizadas na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. No lugar de manter o Zoológico, a empresa apresentou ao IBAMA um Plano Básico Ambiental (PBA) em que sugeriu a implantação de Corredor Ecológico dos Rios Sucuriú e Taquari.

No entanto, a decisão da Justiça salientou que o Zoológico “ainda teria relevante papel no socorro à fauna local, seja mantendo os animais ali dispostos, seja recebendo animais vítimas de acidentes nas cercanias”.

Em outro trecho, o documento esclarece que “o IBAMA estaria conivente com tais intenções sem que houvesse plausibilidade cientificamente comprovada quanto ao ganho ambiental advindo do plano ambiental alternativo e da desnecessidade da manutenção do Centro em questão”.

Em 2016, a CTG Brasil, empresa que controla a Rio Paraná Energia, foi a vencedora do leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e passou a ter concessão das usinas pelo período de 30 anos. A CGT Brasil É filial da gigante chinesa China Three Gorges Corporation (CGT), a maior produtora de energia hidrelétrica do mundo.

Em junho deste ano, a Vara da Fazenda Pública de São Paulo publicou liminar determinando que as empresas assumissem o controle do Zoológico. Na decisão, a Justiça argumentou que haviam indícios claros da responsabilidade das empresas pela manutenção do local que funciona como casa-abrigo para animais vítimas de atropelamento, queimadas e capturados na região.

Por meio da assessoria de imprensa, a  CTG Brasil informou que não foi oficialmente intimada quanto ao teor dessa decisão. Ainda, ressalta que cumpre suas obrigações legais, especialmente no que tange aos Planos Ambientais definidos e abrangidos no Contrato de Concessão das Usinas Hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso