Diário da Região

10/10/2018 - 00h30min

EDUCAÇÃO

Região tem 400 vagas para cursos técnicos

Confira a lista de cursos oferecidos em três cidades e como se inscrever

Três cidades da região somam 400 vagas para cursos técnicos no Instituto Federal de São Paulo. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 20 de novembro e podem ser feitas pelo site da entidade. As vagas, com início no ano que vem, são em Catanduva, Votuporanga e Ilha Solteira. Não existe prova para ingressar nas instituições, apenas análise curricular. As inscrições e os cursos são gratuitos.

Cursos como fabricação mecânica, mecatrônica, química, redes de computadores, desenho de construção civil, edificações e informática são alguns dos que estão com inscrições abertas na região. Eles são oferecidos em três modalidades diferentes: curso técnico integrado ao ensino médio, concomitante ao ensino médio e subsequente ao ensino médio.

O coordenador de extensão do IF de Catanduva, Gabriel Terra Pereira, de 33 anos, ressalta que a capacitação no ensino médio ajuda os estudantes a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho. "É muito importante o aluno se capacitar para o mundo do trabalho, estamos em um momento de exigências cada vez maiores sobre os empregados. Percebemos muitas vezes que os alunos formados conseguem se inserir nas empresas da região", ressaltou o coordenador.

A seleção dos candidatos tanto para cursos técnicos junto ao ensino médio como aos que não são integrados é feita através da análise do histórico escolar. Por isso, os candidatos devem inserir as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática durante a inscrição.

"Para os alunos interessados no ensino médio integrado ao técnico no Instituto Federal, o processo seletivo é feito por meio da análise do boletim escolar dos alunos que estão obrigatoriamente no 9° ano - terminando o ensino fundamental -, nesse caso, as notas analisadas são das disciplinas de Português e Matemática do 8° ano", explicou Gabriel.

Já para os cursos para estudantes que cursam o Ensino Médio em outra instituição de ensino ou já terminaram e pretendem cursar o técnico - Mecânica (Votuporanga) e Fabricação Mecânica (Catanduva) - o candidato deve informar no ato de inscrição o histórico escolar do ensino fundamental.

É recomendado que o candidato leia o edital (https://processoseletivo.ifsp.edu.br/) e em caso de dúvidas procure uma sede do IF. "Vale lembrar que os cursos não têm nenhum tipo de custo, não existe mensalidade para estudar. Além disso, um curso técnico é um diferencial ao aluno que pode sair com dois diplomas ao terminar o ensino médio. Não estamos formando aluno apenas para apertar botão, mas para ter consciência do que está fazendo", finalizou o coordenador.

(Colaborou Rone Carvalho)

As vagas

400 é o número de vagas na região em três unidades do Instituto Federal (IF)

IF Catanduva

  • Mecatrônica (integrado ao Ensino Médio) - 40 vagas
  • Química (integrado ao Ensino Médio) - 40 vagas
  • Redes de Computadores (integrado ao Ensino Médio) - 40 vagas
  • Fabricação Mecânica (Concomitante/ Subsequente) - 40 vagas

Total: 160 vagas

IF Ilha Solteira

  • Desenho de Construção Civil (integrado ao Ensino Médio) - 40 vagas
  • Edificações (integrado ao Ensino Médio) - 40 vagas

Total: 80 vagas

IF Votuporanga

  • Edificações (integrado ao Ensino Médio) - 40 vagas
  • Informática (integrado ao Ensino Médio) - 40 vagas
  • Mecatrônica (integrado ao Ensino Médio) - 40 vagas
  • Mecânica (Concomitante/Subsequente) - 40 vagas

Total: 160 vagas

Modalidades de cursos

  • Curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Ele cursará o ensino médio e o técnico no Instituto Federal
  • Curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato deve estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o ensino técnico no instituto
  • Curso técnico subsequente ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino médio, dessa forma, ele cursará apenas o ensino técnico no instituto federal

IF de Rio Preto sem data

Rio Preto em breve também vai ganhar um campus do Instituto Federal. Após realização de audiências públicas, foi definido que o primeiro eixo tecnológico do IF da cidade será Produção Cultural e Designer.

Os primeiros cursos ofertados serão: Técnico em Artes Visuais (previsão de 40 vagas semestrais nas modalidades concomitante e subsequente) e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (previsão de 40 vagas anuais na modalidade integral).

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Instituto Federal informou que ainda não há previsão de inauguração. "Depende do tempo de reforma do prédio e infraestrutura para os cursos", disse trecho da nota.

Além disso, a assessoria informou que, após a inauguração, haverá um debate com a comunidade para estabelecer mais um ou dois eixos tecnológicos. (RC)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso