Diário da Região

06/10/2018 - 19h07min

ATENÇÃO!

Mochila pesada pode trazer prejuízo para a saúde

Excesso de peso e forma de carregar inadequada podem provocar dores musculares e desvio na coluna

Pixabay Peso da mochila pode causar problemas à saúde
Peso da mochila pode causar problemas à saúde

A mochila é um dos itens essenciais para crianças e adolescentes durante o período escolar. O acessório ajuda a carregar o material e, dependendo do dia da semana, a quantidade pode ser maior do que os jovens deveriam transportar. Não é difícil ver mochilas lotadas e pesadas na porta dos colégios. Mas esse peso todo pode trazer prejuízo para músculos e para a coluna.

Guaracy Carvalho Filho, chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Famerp, explica que o ideal seria que a mochila tivesse até 10% do peso da criança ou adolescente que vai utilizá-la. “Na prática não é isso que acontece. Em muitos casos a carga é excedida. Isso pode provocar dores musculares, além de acarretar vícios posturais e até mesmo resultar em desvios na coluna”, diz o médico.

Como carregar a mochila sem prejudicar as costas?

Segundo Carvalho, “quando a carga excede o peso recomendado, o ideal é que seja utilizado a mochila com rodas. Entretanto, a regra deve ser aplicada rigorosamente nos casos em que a criança faz um longo percurso caminhando com a mochila nas costas. Quando a criança caminha do transporte escolar ou do carro dos pais, direto para a escola, e vice-versa, não tem tanto problema.”

Outro ponto que os jovens precisam ficar atentos é que o peso da mochila deve ser distribuído igualmente entre os dois ombros, ou seja, não de carregar a mochila num ombro só, como muita gente faz. O ombro acaba ficando sobrecarregado e as dores podem se intensificar mais de um lado do corpo do que do outro, explica Filho. Por isso, segundo ele, é preciso ficar atento ao peso da mochila e adaptá-la de forma correta a quem vai usá-la.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso