Diário da Região

06/10/2018 - 00h30min

NUTRIÇÃO

Alimentos ricos em antioxidantes ajudam a minimizar os sinais do tempo

Os antioxidantes combatem os radicais livres, como perda da elasticidade, rugas e manchas

Freepik/Divulgação A melancia é uma excelente fonte de vitamina C e apresenta boas quantidades de carotenoides (como o licopeno e o betacaroteno)
A melancia é uma excelente fonte de vitamina C e apresenta boas quantidades de carotenoides (como o licopeno e o betacaroteno)

O envelhecimento é um processo natural, comum a todas as pessoas, no entanto, algumas podem sofrer mais com os sinais do tempo, aparentando, até mesmo, ter mais idade do que realmente possuem. Por que isso ocorre? Diversos fatores influenciam o envelhecimento, muitos deles, fora do nosso alcance, como a genética, por exemplo. Entretanto, dentre os passíveis de mudança, uma em especial pode, de fato, deixar o 'ponteiro do relógio' a seu favor, impedindo que os anos corram fora do ritmo: uma alimentação rica em antioxidantes.

"Os antioxidantes são nutrientes que combatem os radicais livres, que são substâncias formadas pela exposição ao estresse, poluição, radiação solar, alimentação irregular, tabagismo, metais tóxicos e estes por sua vez provocam o envelhecimento e se associam a doenças", explica a nutricionista Flávia César. Todo processo de envelhecimento, incluindo as rugas ou sinais de expressão, começam com o envelhecimento ou perda da capacidade funcional das células, ou seja, tudo começa dentro do organismo. "O que vemos fora é um espelho do que acontece dentro da membrana celular" diz. Portanto praticar uma alimentação naturalmente rica em antioxidantes, certamente colabora com o efeito anti-aging ou seja, na prevenção do envelhecimento acelerado.

É justamente nisso que muitas pessoas pecam. "Esses elementos são compostos de vitaminas, minerais e outras substâncias químicas capazes de evitar a oxidação da estrutura celular. Alguns são produzidos pelo nosso organismo, mas outros, como as vitaminas C, E e o betacaroteno, devem ser supridos por meio da alimentação, pois são fundamentais para proteger células saudáveis de danos no DNA", diz a nutricionista Joana Carollo, especializada em nutrição clínica.

"Os antioxidantes combatem os radicais livres, como perda da elasticidade, rugas e manchas. Essa propriedade é extremamente importante para que a pele não envelheça mais rápido", explica a nutricionista Elaine de Pádua, autora do Livro "O que tem no prato do seu filho?" (ed. Alles Trade). "Neste caso uma estratégia interessante para a fotoproteção é a sustentação do sistema antioxidante endógeno. O organismo humano protege-se naturalmente utilizando antioxidantes para neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres e isto pode ser realizado por várias enzimas e alimento fontes antioxidantes", explica a especialista. Mas os especialistas alertam: sozinho, nenhum alimento faz milagre. Uma dieta balanceada ainda é a base de tudo para uma alimentação saudável e uma pele impecável.

Caqui

Johnny Torres Caqui
Caqui

 "O caqui tem também um bom teor de betacaroteno (provitamina A), que é indispensável à visão, além de conservar a saúde da pele, restaurar a imunidade e de ser um dos principais antioxidantes utilizados contra o envelhecimento", explica a nutricionista Gameiro. Outros nutrientes do caqui são o cálcio, fósforo, sódio e vitamina C, o seu consumo também auxilia na redução do colesterol, contra afecções do fígado, problemas intestinais, catarros da bexiga e as enfermidades das vias respiratórias e ajuda a

diminuir a pressão arterial.

Frutas cítricas

Johnny Torres Laranja
Laranja

Elas são bastante apreciadas nas mesas brasileiras, principalmente laranja, limão, tangerina, acerola, maracujá e kiwi. "As frutas cítricas são ricas em vitamina C e ótimas para a pele", diz a nutricionista Natália Matos.

A vitamina C é um componente essencial na formação do colágeno,

por exemplo, uma proteína que dá elasticidade e firmeza à pele e no clareamento de manchas na pele.

Romã

Pixabay/Divulgação Romã
Romã

É fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres, como perda da elasticidade, rugas e manchas. Essa propriedade é extremamente importante para que a pele não envelheça mais rápido. "A fruta ainda aumenta o fator de proteção do filtro solar, já que o ácido elágico potencializa os níveis de glutationa (antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células contra ação dos raios solares)", explica a nutricionista Elaine de Pádua.

A fruta também é rica em licopeno que tem enzimas que protegem da radiação e aumentam a resistência cutânea. A preocupação em se expor ao sol está cada vez maior devido ao aumento da intensidade das radiações ultravioletas relacionadas com o aquecimento do global. Pesquisas recentes indicam os efeitos positivos do licopeno em termos de resistência aos raios ultravioleta. Elaine recomenda o consumo da fruta três vezes por semana.

Goji berry

Pixabay/Divulgação Goji berry
Goji berry

"É um fruto rico em antioxidantes, mais especificamente os carotenoides: betacaroteno, zeaxantina e a luteína. Por esse motivo ele é um grande combatente dos radicais livres e também pode colaborar na melhor a resposta do sistema imunológico (ação comum à qualquer alimento antioxidante)", explica a nutricionista Inty Davidson. Ela particularmente recomenda que qualquer alimento seja consumido in natura, para preservar o máximo de seu potencial benéfico. Na impossibilidade de consumir in natura, use na forma seca ou desidratada. A frutinha ainda é rica em proteínas, vitaminas A e E e do complexo B. Também são uma das mais ricas fontes de antioxidantes e carotenoides como o betacaroteno), que protegem a pele e retardam o envelhecimento precoce. Na escala de capacidade de absorção de radicais de oxigênio (Orac) feita pela Universidade de Tufs, em Boston, nos Estados Unidos que serve para calcular quanto de poder antioxidante tem um alimento, a goji apresentou 25,3 mil unidades, contra 2.036 das amoras e 2,4 mil dos mirtilos.

Tropa de choque de antioxidantes

Betacaroteno - Cenoura, abóbora, milho, mamão, manga, damasco, pêssego

Como age - Preventivo de câncer de pele, protege da radiação solar - dos raios UV (ultra violeta). E ainda mantém um bronzeado mais duradouro protegendo dos danos sobre pele

Licopeno - Tomate, melancia, caqui, morango, goiaba vermelha e

pimentão vermelho

Como age - Preventivo de câncer de pele e do envelhecimento

acelerado da pele

Resveratrol e antocianinas - Uva, suco de uva natural, açaí e framboesa

Como age - Previne a oxidação e o envelhecimento da pele, dito como nutriente da longevidade da pele

Antocianinas - Ameixa, amora, romã, cereja, açaí, uva, jabuticaba, beterraba, repolho roxo, cebola roxa, alcachofra, berinjela, fruta vermelhas

Como age - Previne a oxidação e o envelhecimento da pele, melhora a firmeza da pele, previne câncer de pele

Vitamina C - Frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, abacaxi,

caju e acerola

Como age - Combate quatro tipos de radicais livre. Reconhecida com um antioxidante base e anti-anging, participa na formação do colágeno que previne a flacidez e confere firmeza e elasticidade à pele por proteger a estrutura dos fibroblastos

Ômega 3 - Peixes como o atum, sardinha, salmão, bacalhau,

anchova e cavalinha

Como age - Por agir na fluidez celular, melhora a textura da pele,

melhora acne

Ácido elágico - Romã, amora, framboesa, morango e frutas vermelhas,

nozes e castanhas

Como age - Ação clareadora, previne câncer de pele

Curmumina - Açafrão-da-terra

Como age - Potente antioxidante, reduz o processo inflamatório

e o envelhecimento

Selênio - Castanha-do-Pará, amêndoas, nozes, semente de girassol

Como age - Antioxidante que previne o envelhecimento acelerado

Vitamina E (alfatocoferol) - Castanhas em geral, sementes, azeite, abacate

Como age - Reduz cicatrizes, previne o envelhecimento

Gingerol, Zingiberol e zingerona - Gengibre

Como age - Anti-inflamatório, elimina toxinas do organismo e da pele, melhora a elasticidade da pele. Auxilia na prevenção de manchas, reduz

a hipopigmentação (manchas brancas), previne ou trata acne

Fonte - Flávia César, nutricionista ortomolecular

Radicais livres x antioxidantes

A oxidação é um processo químico natural que ocorre frequentemente no corpo e esse processo resulta em moléculas instáveis chamadas de radicais livres. "Em pequenas quantidades, essas moléculas são úteis para a saúde, pois desempenham um papel importante em algumas atividades de nossas células, como transferência de elétrons para atingir a estabilidade", explica Joana Carollo. No entanto, quando em excesso, podem ser tóxicas ao nosso organismo e gerar diversos problemas, prejudicando o funcionamento celular - esse processo é conhecido como "estresse oxidativo", e ainda podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas, como a aterosclerose, obesidade, diabetes, hipertensão, ou degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson, além de favorecer o envelhecimento das células. É aí que entra a ação dos antioxidantes, pois, eles conseguem proteger nossas células, neutralizando o excesso desses radicais livres e reparando seus danos. V&A

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