Diário da Região

14/09/2018 - 00h30min

Dezesseis Vítimas

Homem morre com H1N1 em Rio Preto

Johnny Torres/Arquivo Das 16 vítimas, pelo menos 13 não tomaram a vacina contra a gripe
Das 16 vítimas, pelo menos 13 não tomaram a vacina contra a gripe

Foi confirmada nesta quinta-feira, 13, a morte de um homem por causa da gripe A H1N1 em Rio Preto. Ele tinha entre 50 e 59 anos, possuía comorbidades e havia apresentado os primeiros sintomas da doença em 22 de agosto. A Secretaria Municipal da Saúde não informa idade exata, nem o nome do paciente, nem a data do óbito.

Esta é a 16ª morte por gripe neste ano em Rio Preto, mais do que as 14 de 2016, ano da última epidemia da doença na cidade. Dentre os falecidos, 93,7% dos pacientes tinham algum problema de saúde ou eram idosos, fatores que aumentam os riscos de complicação. Apenas uma mulher não tinha comorbidades e tinha menos de 60 anos.

A vacina foi fator determinante: dentre os mortos, pelo menos 13 não haviam se vacinado, embora 15 tivessem a indicação de receber a dose. A campanha foi prorrogada por duas vezes. Como não atingiu o público-alvo, a imunização foi estendida a outros grupos - somente após dois meses nos postos o objetivo de imunizar 90% dos grupos de risco prioritários foi alcançado.

Segundo Michela Dias Barcelos, gerente do setor de imunizações da Secretaria, a maioria das unidades básicas de saúde já não possui mais vacinas disponíveis.

Nesta quinta-feira, foram confirmados ainda mais quatro casos de gripe, totalizando 105. Oitenta e oito deles (83,8%) são por H1N1, 16 por A H3N2, dois por Influenza B e um por Influenza A não subtipado. Uma notificação continua sendo investigada.

A maioria dos pacientes com a síndrome respiratória aguda grave diagnosticada (67,6%) possui algum fator de risco. O tempo seco propicia a propagação do vírus, por isso a recomendação é lavar as mãos com frequência, lavar as narinas com soro fisiológico, cobrir o rosto ao tossir e espirrar e procurar atendimento médico se surgirem sintomas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso