Diário da Região

13/09/2018 - 00h30min

VIOLÊNCIA

Insegurança ronda plantões da UPA Norte

Funcionários fizeram abaixo-assinado pedindo mais proteção

Divulgação Porta quebrada
por paciente no
fim de agosto
Porta quebrada por paciente no fim de agosto

Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte vivem rotina de tensão, ameaças e até agressões durante os plantões. Casos de violência se repetem, e os servidores já chegaram até a fazer abaixo-assinado cobrando da Secretaria de Saúde a presença de seguranças 24 horas no local.

Na madrugada desta quarta-feira, 12, uma paciente chegou a colocar fogo em uma maca, o que gerou pânico na unidade de saúde. De acordo com a polícia, uma família chegou à UPA Norte às 4h da madrugada, trazendo uma jovem dependente química, que estava tendo um surto emocional. A mulher foi colocada em uma maca na ala feminina da unidade.

Segundo funcionários, os parentes solicitaram que fosse ministrado medicamento para dopar a moça. O médico de plantão informou que iria primeiro avaliar o quadro clínico da paciente, para depois decidir qual o procedimento correto. Os parentes da jovem não aceitaram a resposta e passaram a discutir com a equipe médica.

No meio da briga, a jovem pegou um isqueiro no bolso e ateou fogo na maca. A situação deixou em pânico outras pacientes. Os funcionários tiveram de deixar os atendimentos para controlar o fogo e afastar os pacientes da sala de atendimento. Com medo de serem agredidos, os funcionários pediram socorro para a Polícia Militar, que enviou uma equipe para controlar a situação, logo depois chegou equipe da Guarda Civil Municipal.

Uma funcionária, que prefere não ser identificada, relata momentos de tensão. "O padrasto da moça ameaçou o doutor de morte. A família ameaçou todos da enfermagem. Tivemos que conter a mãe, pois ela 'roubou' o boletim de medição, alegando que tomaria providências".

No fim de agosto, insatisfeito com a demora no atendimento da filha de três meses, um homem arrebentou uma porta da UPA e trocou socos e chutes com um médico. "Já estamos cansados de fazer abaixo-assinado para cobrar providências. A Secretaria só promete resolver, mas fica por isso mesmo", denuncia a funcionária.

Problema se estende

A presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais de Rio Preto, Sanny Lima Braga, diz que a violência contra servidores não acontece só na UPA Norte. "Temos casos de usuários agredindo funcionários em todas as unidades de saúde. Tem outras denúncias nas UPAs Jaguaré e Tangará. São pessoas que ficam bravas ao terem de esperar a vez pelo atendimento ou que estão insatisfeitas com um procedimento médico", diz. "No mês passado, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, prometeu contratar seguranças, mas o tempo está passando e a violência só aumenta".

Outro lado

A Secretaria de Saúde confirmou o incidente na UPA Norte, informando que irá apurar o caso. Quanto à reivindicação sobre seguranças, a Prefeitura enviou nota afirmando que uma reunião de emergência foi realizada nesta quarta-feira no gabinete do prefeito Edinho Araújo e ficou decidido que "a GCM vai manter fixos dois efetivos na UPA Norte e na UPA Jaguaré e intensificar a presença nas demais UPAs, diariamente, durante 24 horas, até que uma medida definitiva e permanente seja implantada". Ainda segundo a nota, há câmeras em todas as unidades.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso