Diário da Região

20/09/2018 - 18h46min

FICA A DICA

Você já ouviu falar em bloqueio de telemarketing?

Serviço oferecido pelo Procon permite bloquear as ligações indesejadas

Foto: Freepik.com Diretor do Procon de Rio Preto esclarece principais dúvidas sobre esse tipo de serviço
Diretor do Procon de Rio Preto esclarece principais dúvidas sobre esse tipo de serviço

Quem nunca recebeu uma ligação de telemarketing que atire a primeira pedra. Todos os dias milhares de clientes recebem as ligações indesejadas. Na maioria das vezes é para vender algum tipo de produto ou serviço. Mas você sabia que tem como bloquear este tipo de ligação?

O Diário listou algumas perguntas mais frequentes dos consumidores sobre esse serviço e quem esclarece sobre o assunto é Arnaldo de Freitas Vieira, diretor do Procon de Rio Preto. Ele explicou sobre como esse serviço funciona.

Confira a entrevista:

Diário da Região: O que é o bloqueio de telemarketing?

Procon: É um cadastro criado pela Fundação Procon-SP, no qual os consumidores podem inscrever seus próprios números de telefone para que não recebam mais ligações de empresas de telemarketing ou de fornecedores.

Diário da Região: Como o consumidor faz para cadastrar?

Procon: Para ter acesso ao bloqueio basta acessar o site da Fundação e cadastrar os dados do titular da linha telefônica que recebe as chamadas de telemarketing. https://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/

Diário da Região: Tem algum custo para se cadastrar?

Procon: Não existe custo para se cadastrar.

Diário da Região: Quantos números de telefone é possível cadastrar para não receber mais esse tipo de ligação?

Procon: O cadastro permite que o consumidor registre cinco números de telefone - que ele seja o titular - após cadastrar o número, as empresas de telemarketing terão um prazo de 30 dias para acessar o sistema e excluir o contato do consumidor da lista.

Diário da Região: É preciso ter mais de 18 anos para se cadastrar?

Procon: Sim. Só maiores de 18 anos podem pedir o bloqueio.

Diário da Região: Por quanto tempo esse bloqueio é válido?

Procon: O bloqueio é válido por tempo indeterminado, podendo o consumidor fazer a exclusão do número cadastrado a qualquer momento.

Diário da Região: Quais tipos de ligação são bloqueados?

Procon: São bloqueadas ligações de ofertas de produtos e de empresas de telemarketing em geral, exceto cobranças.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso