Diário da Região

13/09/2018 - 18h45min

EDUCAÇÃO

Veja apps que podem auxiliar nos estudos

Aplicativos auxiliam no aprendizado, mas não substituem as aulas presenciais

Fotos: Pixabay Profissionais explicam que apps ajudam, mas não substituem as aulas
Profissionais explicam que apps ajudam, mas não substituem as aulas

Prometendo melhorar as estratégias, a organização e o planejamento de estudo, estão à disposição diversos aplicativos, quer sejam para o ensino fundamental, médio, superior ou técnico. Essas ferramentas digitais disponibilizam programas e aplicações para que o estudante possa contar com o auxílio em qualquer hora e lugar.

Os aplicativos foram criados aproveitando o grande crescimento do mercado de smartphones. E se o assunto é estudar sozinho, os desenvolvedores acreditam que os apps ajudam no aprendizado e a preparar melhor o estudante para as provas e exames que vai realizar.

A professora de português Beatriz Juliani, entende que a ferramenta deve ser associada as aulas escolares. Para ela, os apps são uma forma de fixar a matéria aprendida. “Quando se está em uma aula surgem dúvidas e essas plataformas não oferecem outras formas de explicar o conteúdo. Acredito que elas auxiliem sim, mas como forma de praticar o que já foi, ou está sendo, absorvido”, coloca.

Juliani também pontua que o aprendizado das matérias se dão em formatos diferentes e que as novas tecnologias devem levar isso em conta. “Além disso, cada estudante tem um processo para aprender, então, depende da forma como você lida com o aplicativo. Pode ou não servir. Mas é sim mais uma ferramenta interessante”.

O psicólogo e professor de inglês Daniel Carassa, tem o mesmo entendimento de Beatriz. Carassa afirma que os apps agregam, mas não substituem a interação humana.

“Conversar e trocar com alguma pessoa é o primordial. É nesse momento que você vai associar as frases ditas com as reações expressadas pela outra pessoa. É como no português, nós aprendemos a falar no contato, antes mesmo de frequentarmos as escolas”, afirma.

No intuito de agregar no conhecimento o Diário separou quatro apps que podem ajudar neste processo, disponíveis para Android e IOS.

1 – Duolingo - É uma plataforma de ensino de idiomas que permite que o aluno realize exercícios gramaticais e de repetições para a fixação de palavras.

2 - VOLP - O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras tira dúvidas sobre a grafia das palavras e até mesmo quanto à classe de cada expressão.

3 – Mathway – Focado no aprendizado da matemática, o aluno tem a disposição milhares de exercícios. Além disso, basta o estudante fotografar um problema e o app mostra como chegar ao resultado.

4 - Virtual Cel – Material sobre respiração celular,meiose e mitose, etc. com imagens estáticas, textos e questionários. Se os alunos responderemerrado, eles podem rever as informações e, em seguida, repetir a pergunta.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso