Diário da Região

08/09/2018 - 09h48min

ATENÇÃO, PAIS!

Confira 7 dicas para estimular a autonomia dos filhos

Psicóloga dá dicas de como estimular a autonomia dos filhos e indica a idade ideal para ensinar cada tipo de atividade

Pixabay Especialista explica que estimular a autonomia faz com que crianças cresçam mais seguras e confiantes
Especialista explica que estimular a autonomia faz com que crianças cresçam mais seguras e confiantes

Muitas vezes consideramos as crianças tão frágeis e pequenas que esquecemos que elas podem realizar diversas tarefas. De certo modo, isso pode acontecer pelo excesso de cuidado e proteção: pais querem sempre protegê-las de tudo e todos desde antes mesmo do nascimento. É difícil de se conter e mudar o comportamento, ainda mais nos primeiros anos de vida, mas estimular a autonomia das crianças deve ser desenvolvida e, quanto antes começar, melhor.

Segundo a psicóloga especialista em infância Janaína Isabel Moreira, crianças com autonomia tendem a ser mais seguras e confiantes, e elas levarão essas características por toda a vida. “As crianças que são estimuladas a ter autonomia aceitam melhor as frustrações e conseguem assumir os próprios erros”, acrescenta a psicóloga.

Mas incentivar a autonomia dos filhos não quer dizer que eles podem fazer escolhas. Essas devem ser tomadas pelos pais e repassadas às crianças, afinal elas ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões. “É necessário estimulá-las a fazer as atividades de que é capaz, mas as opções são os pais que vão oferecer, por exemplo, dê algumas opções de roupas para elas decidirem o que vestir e será limitado ao que você selecionou”, explica Janaína.

Não há uma idade certa para começar a estimular a autonomia das crianças, a atenção deve ficar por conta de que em cada fase do crescimento ela deve receber um tipo de estímulo diferente. Veja abaixo dicas de como começar a estimular a autonomia das crianças e o tipo de estímulo indicado para cada idade.

Veja como estimular a autonomia das crianças:

1 – A autonomia precisa ser estimulada, a criança não vai desenvolvê-la sozinha. Esse estímulo deve ser gradual e de acordo com cada fase da criança, é necessário respeitar os limites.

2 - Durante as atividades do dia a dia, chame a criança e mostre como deve ser feita, depois peça que repita, mas sempre com supervisão.

3 – Mostre à criança que ela é capaz, nunca critique os erros e diante dele, diga que está aprendendo e que ela conseguirá em breve.

4 – Ao ensinar alguma tarefa, diga que você está lá para ajudá-la e diante de frases como “não consigo”, responda com “tente, eu acredito que você consegue”.

5 – Permita que a criança realize as atividades de que já tem capacidade para exercer sozinha, em caso de dificuldade, ofereça apenas uma ajuda e não faça por ela.

6 - Sempre parabenize todas as conquistas da criança, o reconhecimento é o melhor estímulo.

Vejas as atividades ideais para cada fase da criança:

2 anos – A criança já pode guardar os seus brinquedos.

3 anos – É importante estimulá-la a comer sozinha.

4 anos – Nessa idade os estímulos já podem ser mais intensos. A criança já é capaz de se vestir sozinha, calçar os sapatos e separar as roupas limpas das sujas.

5 anos – Aos 5 anos já é possível a criança tomar banho e escovar os dentes sozinha, dá laço, ajudar no preparo dos alimentos, retirar o lixo e utilizar talheres adequadamente.

6 anos – Nessa idade a criança já pode começar a ajudar nos afazeres da casa como, por exemplo, lavar o próprio prato, arrumar a cama e separar o material escolar.

7 anos – Aos 7 anos as atividades citadas anteriormente já estão sendo feitas com perfeição e com essa idade ela já pode também fazer o próprio pedido no restaurante, varrer a casa, além de já adquirir habilidade de leitura e escrita.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso