Diário da Região

12/08/2018 - 00h30min

FADIGA PÓS-VOO

Saiba como evitar o cansaço após uma viagem longa de avião

Especialistas explicam que é a diferença entre os ambientes fora e dentro da aeronave que faz com que muitas pessoas já comecem suas férias exaustas

Reprodução Aquecimento: exercícios que melhoram a circulação sanguínea
Aquecimento: exercícios que melhoram a circulação sanguínea

Mesmo sem se movimentar durante a viagem, sua sensação após um longo voo é de cansaço, certo? Você não é o único. Como se sabe, não são só os maratonistas que devem investir na saúde, mantendo alguma rotina de exercícios. Não só dentro do avião, mas ao sair dele.

Especialistas explicam que é a diferença entre os ambientes fora e dentro da aeronave (onde a pressão é mais elevada e o ar, muito mais seco) que faz com que muitas pessoas já comecem suas férias exaustas. A quantidade de horas sentadas (o que também vale para ônibus e carros) é outra causa.

Alex Florindo, presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS), destaca que uma das formas de reduzir a sensação de fadiga é se exercitar antes, durante e depois do voo. E que mesmo os sedentários devem aderir às atividades para minimizar os impactos que terão na viagem.

Descanso antes de tudo

A primeira instrução é se movimentar a cada duas horas, ainda na aeronave ou no ônibus. No carro, uma parada rápida pode resolver. Ao chegar ao destino, o ideal é fazer atividades leves nas primeiras 24 horas, para se acostumar. Inclusive com o clima.

Passado um dia, o especialista indica os alongamentos para reativar a circulação sanguínea e relaxar o corpo. Depois, se for ativa, a pessoa deve experimentar reproduzir sua rotina, ou parte dela, lembrando da hidratação, principalmente se estiver em locais de altitude elevada ou secos.

"A velha receita: água antes, durante e depois, evitar o sol nos horários de pico e não esquecer o hidratante na pele e nos lábios. Importante é recomeçar com os exercícios que está acostumado e não pegar pesado, pelo menos, nos primeiros dois dias", diz.

Para quem não conta com um espaço adequado, ou mesmo para quem não costuma se exercitar em casa, algumas dicas ajudam na recuperação do longo trajeto. A primeira é explorar tudo a pé. A caminhada é a melhor atividade, ressalta Florindo: "Os riscos de lesões, mesmo para os sedentários, é quase nulo, e é um exercício que você pode praticar em qualquer lugar, de graça."

Tecnologia como aliada

E se as distâncias entre os pontos turísticos a visitar forem longas demais, que tal alugar uma bicicleta? Outra sugestão: ao visitar locais com pontos de vista panorâmicos, como observatórios ou torre de uma catedral, usar escadas e não elevadores. Só alguns minutos de subida já são suficientes para aumentar o batimento cardíaco, melhorando o condicionamento, afirma o especialista.

E se a viagem for para um local frio, ou se o tempo estiver ruim, vale a mesma dica: aproveite para subir e descer escadas - nem que seja apenas da recepção para o quarto de hotel.

A tecnologia também pode ser uma aliada nesses momentos. Além dos aplicativos para praticantes de atividades específicas, como yoga (Pocket Yoga) e pilates (Hot5), alguns outros, como o MapMyRun e o Runkeeper, calculam a distância percorrida e o ritmo da caminhada. As ferramentas também mapeiam as ciclovias e locais próprios para a prática de exercícios, como academias públicas, de acordo com a localização. 

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