Fruto de uma das árvores mais cultivadas no mundo, a maçã possui mais de 7 mil tipos diferentes e proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Por conta das suas fibras, minerais e vitaminas, a maçã serve como uma balança para quem busca encontrar o equilíbrio perfeito do intestino. Ou seja, ela serve para quem tem dificuldade de intestino preso ou diarreia. E para quem está de olho na balança: uma maçã em torno 100 gramas possui em média 60 calorias.
"A maçã ajuda a evitar possíveis desconfortos relacionados ao intestino, como as hemorroidas", diz a nutricionista Milena Ker, acrescentando que a fruta também é uma ótima opção para quem quer perder peso. "Tem digestão muito fácil e rápida. Isso faz com que a sensação de fome apareça logo em seguida".
Para obter saciedade por mais tempo, a dica da nutricionista clínica Fernanda Caprio é consumir a maçã acompanhada de algum alimento fonte de proteína, gordura ou fibra. "Para evitar isso, é só combinar a maçã com outros alimentos, como: maçã com oleaginosas, como castanha do Brasil, castanha do Pará, nozes; maçã com iogurte natural e granola; maçã picada com semente de chia".
Pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, revelaram que a maçã verde é a melhor para quem quer perder peso. Segundo o estudo, em que analisaram sete variedades da fruta, a maçã verde do tipo Granny Smiths mostrou ser a opção com maior teor de fibras e polifenóis, antioxidantes com ação anti-inflamatória e, por isso, capazes de evitar processos inflamatórios relacionados à obesidade.
Repletas de vitamina C e A, flavonoides, que possuem qualidades anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas, e antialérgicas, as maçãs também possuem potássio, que promove a saúde do coração. Entre muitos de seus benefícios, a fruta ajuda a aliviar cãibras e dores musculares.
Outro dos seus benefícios é que ela ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. "Isso se dá pelo fato de a maçã ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico. Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson; também combate resfriados, já que fortalece o sistema imunológico por ser uma boa fonte de vitamina C", destaca Milena.
A nutricionista afirma que todos deveriam comer um maçã por dia. No Brasil as mais consumidas são as do tipo Fugi e Gala. "(A maçã é) Rica em fibras como pectina e substâncias antioxidantes, além de possuir muitas propriedades nutricionais como quercetina, antioxidante que dificulta o acúmulo de gorduras nas artérias, reduzindo o colesterol e flavinoides, substância com alto poder antioxidante".
As especialistas finalizam dizendo que a melhor opção é consumir a maçã com casca, já que nela está concentrada a maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais. É fonte de vitaminas (principalmente A, C e E, com função antioxidante), minerais (potássio e fósforo), fibras (pectina) e compostos bioativos (polifenois). E mais: a casca da maçã tem um componente chamado ácido ursólico, um composto com propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas", enumera Milena.
Gala
De polpa amarelada, levemente doce, a Gala é uma das variedades mais produzidas e vendidas no Brasil. Originária da Nova Zelândia, ela tem polpa firme, o que a torna ideal para ser consumida "in natura" e também em saladas e recheio para tortas.
Fuji
Grande, de sabor mais ácido e suculenta, a maçã Fuji divide com a Gala o posto de preferência nacional dos consumidores. Criada originalmente no Japão, ela costuma durar mais na fruteira e é particularmente indicada para fazer doces.
Red Delicious ou Argentina
Também conhecida por "maçã argentina" por aqui, ela chama a atenção por sua chamativa casca cor de rubi. Muito doce e de polpa granulosa, ela fica boa assada e também em saladas.
Granny Smith ou Verde
A maçã verde mais conhecida por aqui tem polpa crocante, sabor mais puxado para o azedo e funciona muito bem tanto crua (em saladas ou no salpicão) quanto cozida. É com ela que se produz, por exemplo, a torta de maçã à moda americana.