Ok, você gosta de se exercitar. Mas sabe aqueles dias em que a preguiça bate e você não quer sair da cama para ir à academia? Ou depois do trabalho sempre encontra desculpas para fugir dos treinos, achando outras coisas para fazer? A solução pode ser mais simples do que você pensa e, como sempre, lá estão eles, os amigos.
Manter a disciplina é, sem dúvida, a parte mais difícil para quem assume uma rotina de exercícios físicos. Porém, a tarefa de pular um dia de treino se torna mais difícil quando você tem uma companhia para ir à academia e não te deixa cair em tentação.
Um estudo divulgado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) mostra que treinar acompanhado de um amigo, namorado ou mesmo de algum parente, ajuda a reduzir o estresse, pois a interação social entre os praticantes faz com que um apoie o outro. E estas conclusões do estudo são realmente percebidas dentro das academias.
"Para manter a regularidade nas atividades físicas, os amigos são bem úteis, o treino fica mais divertido e quebra a monotonia", diz o educador físico e personal trainner Sávio D'Agostino. No entanto, a regra não se aplica para atletas de alta performance, já que os amigos que tornam o treino mais divertido podem fazer com que eles percam o foco.
Já o benefício vai ser maior se a ideia for apenas praticar uma atividade física por conta da motivação que faz com que a pessoa tenha regularidade no treino e de fazer os exercícios.
"Além de garantir uma melhor convivência, um pode ajudar o outro a superar as limitações e focar mais nos objetivos", diz o professor Rafael Perin Raçano, da academia Brasil Fitness. No entanto, ele ressalta que é preciso manter o foco e utilizar a companhia dos amigos de forma positiva. "Não adianta ir acompanhado dos amigos e passar três horas só conversando. É preciso fazer os exercícios e também respeitar os intervalos de descanso", complementa.
Psicólogos da Universidade de Stony Brook, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, provaram que a prática de exercício com a família e/ou amigos influencia a motivação pessoal. Testes demonstraram que a motivação dos que nos são próximos nos anima a fazer mais atividades.
Um estudo feito na Inglaterra concluiu que 64% das mulheres que treinam com as suas melhores amigas têm maior probabilidade de se desafiar e elevar seus treinos ao limite se comparadas àquelas que treinam sozinhas. Outro estudo, dessa vez feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que mulheres que tinham parceiros de malhação, mesmo que de modo virtual em comunidades fitness que conectam praticantes, conseguiam pedalar por períodos duas vezes mais longos do que aquelas que treinavam sozinhas.
"Quando você sabe que um amigo está esperando por você ou que não fará nada sem você, fica difícil faltar", explica o PhD e professor de psicologia da Universidade de Santa Clara, nos Estados Unidos, Thomas Plante. Plante já realizou diversos estudos relacionados à importância de se ter um companheiro na prática de exercícios físicos.
Um experimento feito pela antropóloga britânica Emma Cohen, na Universidade de Oxford, comprovou que quando treinam em grupos, os atletas demonstram mais resistência às dores e suportam melhor o esforço físico. Para tal conclusão, a pesquisadora colocou um grupo de remadores em uma máquina que simula o mesmo na água. Durante o experimento, os atletas fizeram treinos sozinhos e em grupos. Quando estavam acompanhados, eles demonstraram mais resistência às dores, o que, segundo a cientista, está ligado à produção de substâncias como a endorfina.
O publicitário Leonardo Augusto Bocalon treina diariamente na academia na companhia da namorada, a profissional de marketing digital Beatriz Lasquevite, e do amigo, o empresário e engenheiro civil João Paulo Hardman Cardozo. "Treinamos juntos mais pelo fato de um ajudar o outro. Sempre quando um está desanimado, o outro anima para ir", explica. Alguns treinos também necessitam de ajuda e, nesse caso, segundo ele, um amigo ajudando e apoiando é vital.
"Treinamos juntos há uns dois anos, e um incentiva o outro a treinar na hora do almoço", diz Beatriz Lasquetive, que diz que essa motivação é fundamental para manter a rotina de treinos.
O empresário João Paulo Hardman Cardozo também diz que treina diariamente na companhia do casal de amigos por conta da força que um dá ao outro. "Temos mais prazer ao treinar juntos e todo mundo acaba treinando e se divertindo ao mesmo tempo", diz.