Diário da Região

12/08/2018 - 00h30min

Comportamento

Criatividade e inovação: como adaptar-se às mudanças

A criatividade é uma ferramenta que possibilita enxergar oportunidade ao invés de dificuldade. A boa notícia é que você pode desenvolver hábitos para se tornar criativo

Divulgação / unsplash.com Criatividade podem levar a ações de autonomia, de realizações pessoais e empreendedoras
Criatividade podem levar a ações de autonomia, de realizações pessoais e empreendedoras

O termo criatividade é utilizado para descrever determinados comportamentos do sujeito ou grupo social, e normalmente está associado à expressão artística e à inovação tecnológica. No entanto, essa caracteristica é uma habilidade que nos leva a inventar, inovar, produzir ações e pensamentos novos e diferentes. Tanto na vida pessoal como no campo profissional, a pessoa criativa consegue, com mais facilidade, encontrar soluções muitas vezes antes não obtidas, insights e maneiras novas e mais fáceis frente as dificuldades de nosso cotidiano.

"É aquilo que nos leva a "pensar fora da caixa", é ser original, pensando e agindo fora dos padrões já estabelecidos.", afirma a psicóloga Eloisa Maria Sodero Jacomini, mestre em Educação e Saúde e coordenadora do curso de psicologia da Unorp.

A criatividade no dia a dia, de acordo com a psicóloga Bruna de Marchi, é importante porque é uma ferramenta que colabora com resolução de um trabalho complicado e pode fazer enxergar oportunidade ao invés de dificuldade. "É através do lado criativo que busca-se inspiração, sonhos e capacidade de inovar e possivelmente, a pessoa sentir maior bem estar físico e emocional.

Ações criativas podem fazer a diferença. Seja no trabalho, no ambiente familiar ou mesmo em um imprevisto do cotidiano, é com atitudes criativas que fica mais fácil nos adaptarmos em situações novas. Podem levar o indivíduo a ações de autonomia, de realizações pessoais e empreendedoras. A criatividade pode ser uma estratégia para se viver com mais qualidade.

"Hoje no mercado de trabalho as características de competências, habilidades e atitudes perpassam muitas vezes pelas inovações fazendo com que o indivíduo se destaque em seu trabalho. Buscar soluções alternativas e quebrar com os padrões tradicionais pode alterar positivamente todas as dimensões da vida de um indivíduo, que muitas vezes está estressado e angustiado", diz Eloísa.

A criatividade pode ajudar a nos adaptarmos em situações novas porque colabora com a inteligência emocional. Bruna afirma que quando surgir pensamentos disfuncionais a respeito do trabalho, família ou outro ocorrido, pode ser usado o lado criativo para contornar a situação. "O pensamento é o que influencia no comportamento, se a pessoa pensar negativamente, o comportamento possivelmente irá trazer prejuízos a ela. Ao surgir o pensamento negativo e ela ter a percepção e introduzir um pensamento funcional, positivo e real, seu comportamento também será assim".

E o inverso também é verdadeito: profissionais que se adaptam com facilidade tendem a ser criativos e não paralisam frente aos desafios e as situações de stress. "Geralmente são bem-humorados e veem no conflito e pressões do trabalho oportunidades para inovar e serem irreverentes, encontrando sempre formas inusitadas ou até mesmo transformando antigas maneiras de viver e trabalhar. Em um mundo em constantes mudanças, ser criativo pode ser uma das grandes chaves para o sucesso, além de um diferencial de competição. As pessoas criativas são empreendedoras e esta habilidade é fundamental em nossos dias atuais para alcançar realizações profissionais" afirma Eloísa.

Quem é criativo está um passa a frente no campo profissional, uma vez que o mercado de trabalho tem buscado por profissionais criativos devido a eles terem melhores capacidades de adaptações. "A criatividade é um talento, uma habilidade que não vem somente do berço. Ela se constrói porque as experiências que nos ocorrem, embora únicas, podem se repetir. Registramos problemas e também registramos soluções. A criatividade pode surgir também através de desafios que provocam a necessidade de dar a volta por cima, podendo aperfeiçoar a imaginação e capacidade em lidar com situações", diz Bruna.

Mas se você não se vê como uma pessoa criativa e tem o desejo de reverter isso, saiba que é possível e, de acordo com Eloísa, basta sair das zonas de conforto. "Acreditando que podemos mudar, transformar o que fomos e fazíamos respeitando e valorizando o nosso próprio passado, tomando decisões e desempenhando ações diferenciadas.Valorize suas ideias, não se preocupe tanto com a opinião dos outros. Seja curioso, pergunte, questione, esteja sempre atualizado e informado. Combine ideias antigas, acredite que é possível fazer melhor de formas diferentes. Mexa seu cérebro! Leia, busque conhecimento!". 

 

Como desenvolver a criatividade:

  • Valorize suas ideias
  • Não se preocupe tanto com a opinião dos outros
  • Seja curioso, pergunte, questione, esteja sempre atualizado e informado
  • Seja mais auto-suficiente, persistente e perseverante
  • A coragem anda de mãos dadas com a criatividade
  • A auto-disciplina e a auto-realização também ajudam a criatividade
  • E o bom humor...pessoas bem-humoradas sempre encontram soluções mais rapidamente
  • Combine ideias antigas, acredite que é possível fazer melhor de formas diferentes
  • - Mexa seu cérebro! Leia, busque conhecimento

Fonte: Psicóloga Eloisa Maria Sodero Jacomini, mestre em Educação e Saúde e coordenadora do curso de psicologia da Unorp

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso