Diário da Região

12/08/2018 - 00h30min

Saúde emocional

Especialista fala sobre não dar importância ao que não merece

Entenda que você tem o poder e a obrigação de proteger a sua energia

Pixabay/Divulgação Não se importe tanto
Não se importe tanto

"Ignore", "deixe pra lá". Passamos a vida toda sendo aconselhados a não nos importarmos nas mais diferentes situações da vida. Recebemos o conselho para não nos importarmos no caso das pessoas que nos aborrecem, dos amores não correspondidos, das tristezas aparentemente superficiais. Nesses e em outros vários contextos, dizem-nos para esquecer, não dar importância e seguir em frente. O problema é que, no fim das contas, não seguimos os conselhos e sofremos por qualquer coisa.

Importar-se, dizem os dicionários, é considerar, ter algo em consideração, dar importância excessiva a alguma coisa, a uma questão a ser resolvida, a uma opinião alheia sobre você ou algo a seu respeito. Isso não significa simplesmente que você deva ignorar tudo e todos e ser indiferente. A indiferença está associada à insensibilidade, ao desapego e à frieza.

A questão é que damos muita importância a assuntos e pessoas que não merecem ou cujas preocupações não surtirão nenhum efeito porque não conseguiremos mudar os resultados. Você deve se preocupar com os outros, é claro, mas não às custas do seu próprio bem-estar e da sua felicidade.

"Nada na vida tem significado absoluto. Somos nós que atribuímos o valor para as coisas e fatos", diz a coach Juliana Garcia. Entenda que você tem o poder e a obrigação de proteger a sua energia. Quanto mais você fortalece sua mente e sua autoconfiança, mais fácil fica escolher o que você vai absorver de cada pessoa e de cada situação. "E assim a vida vai ficando cada vez mais leve, mais prazerosa e mais feliz", complementa.

Aplique filtros

O que você precisa é aplicar um filtro que ajude a escolher aquilo que de fato deve ocupar a sua mente para se livrar de preocupações que não levam a nada e cuja importância deve ser repensada. Costumamos, infelizmente, gastar um tempo precioso nos preocupando com coisas e com pessoas dispensáveis que não acrescentam nada de novo, muito pelo contrário.

"Não pegue para si o que é do outro. Em cada situação, filtre aquilo que pode te ajudar a crescer, use a seu favor, evolua como pessoa e como profissional", afirma a coach Juliana Garcia.

"Quantas vezes não ficamos chateados com algum tipo de comentário que alguém faz, como se a opinião daquela pessoa fosse mudar alguma coisa em nossa vida, como se todo mundo fosse concordar com o pensamento dela? Outras vezes, deixamos que um fato desagradável acabe com o nosso bom humor, tornando nosso dia carregado e praticamente perdido", diz o professor Marcel Camargo, mestre em História, Filosofia e Educação.

"Procure não ficar aborrecido com as críticas injustas, com as palavras ásperas. Nunca sofra pelos problemas dos outros e procure sempre o teu equilíbrio. Não se aborrecer é a melhor forma de mandar embora a energia pesada. Procure ter mais tolerância e paciência e perceba como você terá mais energia", diz a psicóloga Samantha Di Khali.

"A importância de algo cresce proporcionalmente ao tempo que dedicamos a ele. Se dedicarmos muito tempo ao que não importa, quanto tempo sobrará para o que importa? Praticamente nenhum. As pequenas coisas se tornam importantes e as grandes se tornam pequenas", diz a influenciadora Sabrina Andrade. Tente não se importar tanto. Você verá a diferença.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso