Diário da Região

02/09/2018 - 00h30min

EU CHEGO LÁ

A importância da leitura e da informação para a redação

Manter hábito de leitura possibilita ao aluno adquirir maior conhecimento, fundamental para se dar bem na redação

Johnny Torres 31/8/2018 Gabriela Spolon quer Medicina na USP, e Isabella Gomes, Jornalismo na Cásper
Gabriela Spolon quer Medicina na USP, e Isabella Gomes, Jornalismo na Cásper

Para o Enem e uma grande parcela dos vestibulares, a redação escolhida é a dissertação argumentativa. Ela permite que o aluno faça uma tese mais completa defendendo diferentes pontos no decorrer de seu texto. Além disso, essa proposta exige dos alunos uma solução para o problema apresentado.

Por isso, nesta semana, a série "Eu chego lá" conversou com professores e alunos a respeito da redação e traz dicas de como se dar bem nessa etapa da prova.

De acordo com Higor Sampaio, professor de Redação do cursinho Kelvin, os alunos possuem dificuldade em relação ao gênero textual exigido, ou seja, a dissertação argumentativa. Outra dificuldade está na forma que os estudantes utilizam a Língua Portuguesa.

"Dominar a estrutura do gênero textual exigido é fundamental. Em relação ao manejo da língua, as dificuldades também existem, já que a escrita da redação deve obedecer ao registro formal da língua. Um registro nem sempre respeitado em tempos de redes sociais, por exemplo, em que a rapidez das postagens desrespeitam comumente os usos formais", comenta Higor.

A professora Priscila Zanforlim Zago, que também faz parte da equipe do Kelvin, aponta outro problema em relação à dificuldade dos estudantes: a falta de leitura.

"O jovem atual lê pouco e escreve menos ainda. Então, o papel da escola é promover a relação do aluno com a leitura e com a escrita sobre os mais diversos assuntos", conta.

Os professores alertam sobre a importância da leitura para que um bom texto seja elaborado, já que auxilia no conhecimento de diversos assuntos e também como redigir uma boa redação, sendo um dos passos mais importantes para que os alunos fiquem preparados.

"Uma boa preparação seria aquela que mantivesse a prática semanal de escrita de um texto dissertativo-argumentativo, mais a leitura de jornais e revistas, a fim de se informar sobre os problemas e desafios da sociedade brasileira contemporânea. Portanto, informar-se também é uma forma de preparação. Não podemos nos esquecer de que só escrevemos sobre aquilo que conhecemos", informa Higor.

Outra dificuldade observada pelos professores está no tempo disponibilizado durante o Enem. Por isso os alunos devem se preparar, praticando sempre a escrita em um curto espaço de tempo, além, é claro, de manter o nervosismo controlado para não se prejudicar durante a prova.

O professor lembra também o peso que a redação possui no Enem. Higor conta que essa etapa equivale a 50% da prova, o que pode ajudar (e muito) na conquista do acesso à universidade.

Dicas valiosas

Para os alunos, as dicas apresentadas pelos professores ajudam bastante na preparação. Conforme Isabella de Souza Gomes, 18 anos, estudante do Kelvin e que pretende cursar Jornalismo na faculdade Cásper Líbero, ficar de olho em tudo que acontece no País e no mundo ajuda muito para se manter informada sobre todo tipo de assunto.

"Para me preparar, escrevo uma redação por semana e tento ficar atenta a tudo que está acontecendo tanto aqui quanto nos outros países, para ter exemplos para usar no texto", conta ela.

Outra aluna que também se prepara com uma redação por semana é Gabriela Spolon de Freitas, 19 anos. Ela também estuda no Kelvin e pretende cursar Medicina com foco na USP, Unifesp, Famerp e Unesp. Para ela, a maior dificuldade está nos temas que não possui um grande domínio, mas a leitura ajuda bastante nesse momento.

"Minha maior dificuldade talvez seja os temas que eu não tenha um domínio amplo do que está sendo discutido, mas uma leitura complementar sempre acaba me ajudando a lidar com isso", explica.

(Colaborou Lara Pessôa)

Diário da Jaque

Mara Sousa 19/5/2018 Jaqueline Silva dos Anjos - Enem - Escola Oscar de Barros Serra Doria
Jaqueline Silva dos Anjos - Enem - Escola Oscar de Barros Serra Doria

Jaqueline Silva dos Anjos, 18 anos

Cursinhos: Carolina Maria de Jesus e Vitoriano

Objetivo: Bolsa em Nutrição pelo Prouni na Unirp ou vaga em Engenharia de Alimentos na Unesp

Já ganhou bolsa em Nutrição na Unirp no meio do ano, mas resolveu prestar Unesp e tentar o Prouni no fim do ano

Como foi a quinzena:

Por estarmos a pouco mais de dois meses para o Enem, estou dando prioridade às matérias em que tenho maior dificuldade, pois acredito que estas terão um maior impacto na minha média final. De modo geral, a cada semana me dedico a um conteúdo específico de cada área do conhecimento e intercalo os estudos teóricos com a resolução de exercícios. Além de ter me comprometido a fazer uma prova do Enem a cada semana

Diário do Pedro

Mara Sousa 18/5/2018 Pedro - aluno do Kelvin
Pedro - aluno do Kelvin

Pedro Calvo, 18 anos

Cursinho: Kelvin

Objetivo: Engenharia Mecatrônica na USP ou na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Já passou em primeiro lugar em Engenharia de Controle e Automação na Unesp, mas resolveu buscar o curso que deseja

Como foi a quinzena:

Minha semana de estudos dessa vez foi marcada por uma série de acontecimentos que atrapalharam a minha rotina de estudo. Dentre eles, o simulado de sábado, com 95 questões, que durou a tarde inteira e não me deixou estudar no mesmo dia. Na sexta-feira eu tive aula à tarde. Esse conjunto de acontecimentos não me deixou com muito tempo para estudar e me deixou com certo atraso em algumas matérias. Levei a redação para corrigir no plantão e fiquei feliz com o meu resultado

Possíveis temas

Além das dicas, os professores e alunos deram os seus palpites de quais temas podem ser escolhidos para a redação deste ano. Listamos os principais assuntos sugeridos por eles:

  • Fake news: o crescente problema relacionado às fake news teve um aumento considerável nas últimas eleições, e a recorrente batalha para combatê-las pode ser um dos temas propostos na redação
  • Violência nas escolas: diversas notícias relacionadas à violência escolar foram apresentadas neste ano. De acordo com dados da Unesco, 53% das escolas públicas do Brasil não tomam os devidos cuidados para a proteção tanto de alunos quanto de professores. Outro tema citado é o bullying, que também desencadeia os níveis de violência escolar
  • Igualdade de gênero: outro tema bastante citado este ano. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o PIB mundial cresceria 26% se mulheres e homens tivessem o mesmo salário, o que exemplifica os motivos da crescente repercussão do tema
  • Desarmamento: um dos mais polêmicos temas, a revogação do Estatuto do Desarmamento vem sendo discutido por todo o País. As propostas apresentadas no Congresso a respeito do tema podem ser o objetivo de discussão na redação
  • Vacinas: outra polêmica atual envolve a saúde. A recusa em relação às vacinas aumentaram de forma significativa em todo o País, o que gera uma discussão sobre as consequências que isso pode trazer para a saúde da população brasileira

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso