Diário da Região

09/08/2018 - 15h21min

DENTRO DAS AGÊNCIAS

Uso do celular no banco: lei ultrapassada ou eficaz?

E você, acha que a lei está ultrapassada ou ainda é eficaz? Vereadores de Rio Preto também opinaram sobre o assunto; Confira

Pixabay Uso do celular dentro das agências bancárias é proibido desde 2010 em Rio Preto
Uso do celular dentro das agências bancárias é proibido desde 2010 em Rio Preto

Repare! Ao entrar em qualquer agência bancária você logo se depara com uma enxurrada de cartazes e displays com propagandas dos serviços digitais oferecidos pelas instituições. Transferências, saldos, extratos, pagamentos e até empréstimos. Quase todos os serviços estão ali ao alcance da mão. No entanto, não se atreva a usar o celular dentro da agência, mesmo que seja para fazer um serviço financeiro da própria instituição ou mesmo conferir anotações para realizar um depósito. Se fizer isso, certamente um guarda vai lhe chamar a atenção e convidar para usar o celular fora da agência.

Isso acontece porque uma lei de 2010 proíbe o uso de celulares dentro das agências. Quem desrespeitar pode ter o celular apreendido.

Quando a lei foi criada, os smartphones ainda engatinhavam e não eram acessíveis a todos. Na época, os bandidos, de dendro da agência, usavam o celular para ligar para comparsas que estavam do lado de fora para indicar as características das pessoas que tinham sacado dinheiro, com objetivo de assaltá-las.

Hoje, os tempos são outros e os celulares se tornaram quase que indispensáveis. Diante disso fica a pergunta: A lei é eficaz para os dias de hoje ou é ultrapassada?

Carla Arruda, 37, é vendedora autônoma, conta que recentemente foi repreendida pelo segurança de uma agência enquanto conferia informações no celular para fazer um depósito. “Entrei no WhatsApp para perguntar se o número da conta estava correto. Assim que peguei o celular, o guarda já veio falar que era proibido. Tive de sair do banco para isso. Talvez isso (usar o celular fora do banco) seja mais perigoso do que se usasse dentro”, afirma a vendedora.

O estudante de direito Alexandre Souza, 20, conta que fica conectado o tempo todo, mas que acredita que a lei é positiva para a segurança na cidade. “Quase não saio do celular. Mas no banco acho uma boa alternativa para os ladrões não se comunicarem mesmo. E eu também fico um pouco longe da internet”, explica.

Para o delegado Jair Garcia Pereira, a fiscalização é o mais importante para auxiliar no trabalho dos policiais. “A lei por si só não é eficaz. É importante ela ser cumprida. Além disso, os usuários dos bancos devem prestar atenção e comunicar ao segurança do local qualquer desconfiança”, alerta.

E os vereadores?

O Diário perguntou aos vereadores qual a opinião deles sobre a lei. Confira os posicionamentos abaixo:

Sim, a lei ainda é válida – Fábio Marcondes (PR), Renato Pupo (PSD), Celso Peixão (PSB), Paulo Paulera (PP), Cláudia de Giuli (PMB), Gerson Furquim (PP), Jorge Menezes (PTB) e Márcia Caldas (PPS)

A lei precisa ser repensada – Jean Dornelas (PRB), Zé da Academia (DEM), Anderson Branco (PR), Karina Caroline (PRB), Marinho das Bombas (PSB), Marco Rillo (PT), Renan Marino (PRP) e Pedro Roberto (PRP)

Não souberam opinar – Francisco Júnior (DEM) e Jean Charles (MDB)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso