Diário da Região

04/08/2018 - 21h30min

ELEIÇÕES 2018

Eleitorado mais velho, feminino e instruído

Praticamente 1/4 dos eleitores de Rio Preto têm 60 anos ou mais. Voto feminino aumenta, assim como nível de escolaridade; interesse jovem despenca

Vinícius Marques - 3/8/2018 Vanessa destaca importância de voto e pesquisa sobre candidatos
Vanessa destaca importância de voto e pesquisa sobre candidatos

Perfil do eleitor de Rio Preto que vai ajudar a definir o próximo presidente do Brasil, assim como governador de São Paulo, senador e deputados estaduais e federais revela que o universo de pessoas aptas a votar em outubro ficou mais velho, mais feminino e instruído. Por outro lado, o interesse dos jovens rio-pretenses pela eleição caiu.

Dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de Brasília, apontam que Rio Preto tem 328.658 eleitores. O aumento em relação a 2014, na última eleição geral no País, ficou acima da média nacional. No Brasil, o total de eleitores é de 147,3 milhões, acréscimo de 3% em relação à corrida eleitoral de 2014. Em Rio Preto, o crescimento foi de 5,14%.

Clique na imagem para ampliar  (Foto: Reprodução)

Mais de 53,6% desse total é formado por mulheres, o que representa total de 23 mil eleitoras a mais que homens. Segundo dados do TSE, 350 eleitores não têm sexo informado. A parcela feminina do eleitorado da cidade é acima da média nacional, que é de 52% do total de eleitores aptos a ir às urnas no dia 7 de outubro.

O grau de instrução do eleitorado de Rio Preto registrou aumento em praticamente todos estratos do perfil divulgados pelo TSE. O maior crescimento ocorreu na parcela de eleitores com curso superior completo, cuja porcentagem para eleição deste ano é de 10,32% (veja detalhes na tabela desta página). No total, são 40.565 eleitores com Ensino Superior completo. Em 2014, o total era de 27.267 eleitores nesse estrato, o que representou, à época, 8,72% do eleitorado.

"Independentemente da escolha na hora de votar, quanto mais instrução a pessoa tem, há mais condições de escolher melhor. Isso não quer dizer que quem tem menos escolaridade não possa fazer boas escolhas. Mas quanto maior o nível de instrução, a tendência é que as escolhas sejam mais conscientes", avalia Henry Atique, professor de Direito Constitucional da Unirp. O município também registrou queda no total de eleitores que leem e escrevem, passando de 14 mil para 11 mil.

A parcela do eleitorado mais antigo também registrou aumento com relação à última eleição geral. Atualmente, 23% do total de eleitores têm 60 anos ou mais. No estrato de eleitores de Rio Preto com idade entre 65 anos e 69 anos, houve aumento de 2,3 mil eleitores em relação à eleição de 2014. O voto é obrigatório para que tem entre 18 anos e 70 anos. Em idade inferior a 18, e acima de 16 o voto é facultativo, assim como no caso de eleitores com mais de 70 anos.

Clique na imagem para ampliar  (Foto: Reprodução)

O envelhecimento do eleitorado é reflexo do que ocorre na cidade e em todo País. "Existe o movimento de envelhecimento da população e também do eleitorado", afirma o professor.

A maioria do eleitorado rio-pretense está na faixa entre 35 anos e 39 anos. São 35.248 mil eleitores nessa situação. Praticamente a mesma quantidade, em termos percentuais, da eleição realizada há quatro anos.

 

 


Clique na imagem para ampliar  (Foto: Reprodução)

Interesse dos jovens tem queda

Se por um lado o perfil do eleitorado de Rio Preto revela envelhecimento de quem irá ajudar a definir a eleição, de outro o interesse dos jovens pela política despencou. Segundo levantamento feito pelo Diário, com base nos dados do TSE, houve queda do total de eleitores desde os 16 anos até a faixa de 34 anos. No caso dos jovens entre 16 e 17 anos - que não são obrigados a votar - foi registrada a maior queda em relação à eleição geral de 2014. Para a eleição deste ano, apenas 0,1% do eleitorado de Rio Preto possui 16 anos, o que representa apenas 341 eleitores. Na última eleição geral, o total nessa faixa chegou a 606, praticamente o dobro.

A falta de interesse dos jovens é notada por funcionários de cartórios eleitorais de Rio Preto. "A gente percebe, sim, esse desinteresse. Pessoal não parece mais estar com vontade", afirmou Regis Pistori, chefe do cartório da 268ª Zona Eleitoral de Rio Preto.

Para a eleitora Vanessa Oliveira, que tem 27 anos e irá votar na eleição de outubro, outro motivo para essa queda em relação aos jovens ocorre por questões familiares. "O jovem não se interessa, mas os pais deveriam fazer essa formação. O voto é muito importante", afirmou. Vanessa, que integra a maioria do eleitorado formada por mulheres, afirma que eleitores devem pesquisar bem os candidatos. "Pesquise, independentemente do sexo, é importante saber sobre a vida dos candidatos", disse.

Biometria

Para a eleição deste ano, 98.305 eleitores de Rio Preto fizeram atualização do título por biometria. Para esta eleição, a biometria não é obrigatória em Rio Preto. Isso deve ocorrer a partir da eleição de 2022.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso