Diário da Região

09/08/2018 - 00h30min

Na polícia

Júnior é indiciado em inquérito do 'auxílio'

Polícia aponta crimes de peculato e até organização criminosa

Johnny Torres - 22/8/2017 Vereador Francisco Júnior (DEM) atuou como secretário de Esportes na gestão do ex-prefeito Valdomiro Lopes
Vereador Francisco Júnior (DEM) atuou como secretário de Esportes na gestão do ex-prefeito Valdomiro Lopes

O vereador de Rio Preto Francisco Júnior (DEM), ex-secretário de Esportes do município no segundo mandato de Valdomiro Lopes (PSB), entre 2013 e 2016, foi indiciado pela Polícia Civil de Rio Preto por conta de irregularidades no programa auxílio-atleta.

O depoimento de Júnior e o indiciamento foi a sequência de medidas decidida pela polícia a partir das investigações sobre os pagamentos do programa e também ancorado por relatório elaborado por núcleo de perícias criminais da Polícia Civil. O inquérito tramita na Delegacia Seccional. O núcleo da polícia analisou pagamentos considerados indevidos, dados do Tribunal de Contas do Estado, relatórios da Prefeitura e fiscalização feita Conselho Regional de Educação Física, conforme o Diário revelou com exclusividade na edição do dia 7 de julho.

Júnior apresentou esclarecimentos à polícia, e a determinação de indiciamento já havia sido decidida com base no relatório do núcleo de perícias. No total, 40 pagamentos foram considerados indevidos. O prejuízo aos cofres públicos foi apontado em cerca de R$ 1,5 milhão. O inquérito, com 10 mil páginas, abrange pente fino no programa de 2009 a 2016. O caso também foi investigado por CPI na Câmara.

Além de Júnior, foi indiciado nesta semana o também ex-secretário de Esportes Fernando Reis, que o sucedeu na pasta entre abril e dezembro de 2016. Outros secretários de Esporte serão indiciados. É o caso de Clea Barnardelli, que foi secretária no governo de Valdomiro e retomou o cargo desde janeiro do ano passado, na gestão de Edinho Araújo (MDB). Também vereador e ex-secretário de Esporte na primeiro governo de Valdomiro como prefeito - entre 2009 e 2012, José Carlos Marinho (PSB) será indiciado, além de Paulo Palmeira, que também comandou a secretaria. Cerca de 20 atletas devem responder criminalmente.

Os crimes apontados pela polícia são organização criminosa, peculato, falsidade ideológica e obstrução à Justiça. O advogado de Júnior, Eder Fasanelli, acompanhou o vereador na delegacia seccional, na última segunda-feira, 6. Já o ex-secretário Fernando Reis foi indiciado nesta quarta-feira, 8. O inquérito deve ser concluído até outubro, quando seguirá para análise da Justiça e parecer do Ministério Público. Com base no relatório final, o MP pode oferecer denúncia contra os agentes políticos, pedir novas apurações à polícia ou mesmo arquivar o caso.

"Ele (Júnior) foi ouvido e indiciado. Apresentamos nossos esclarecimentos e vamos aguardar a conclusão do inquérito. Na nossa opinião há uma série de inconsistências", afirmou Fasanelli. Ele questiona, por exemplo, indiciamento por obstrução à Justiça. Uma lista encaminhada à polícia com pagamentos do auxílio-atleta em 2011 por Clea Bernardelli inclui centenas de pessoas que apenas prestaram serviços na Secretaria e não recebiam como atleta.

O indiciamento em 40 vezes por peculato e organização criminosa são situações contestadas pela defesa do vereador. "Como Júnior pode responder por pagamentos que não ocorreram quando ele secretários e foram autorizados por adversário político," afirma o advogado em referência Marinho.

Fernando Reis não foi localizado para comentar o assunto. Fasanelli, que é seu advogado, disse que foi avisado por Reis um dia antes do depoimento, mas ele não pediu sua presença na polícia.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso