Diário da Região

07/08/2018 - 00h30min

Debate

Ciro alfineta Alckmin ao falar em mudança

O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, listou pontos a partir do qual pretende estruturar seu programa de governo. "O Brasil precisa mudar", afirmou Ciro. "Até o Geraldo Alckmin diz isso", alfinetou.

A energia para promover mudanças, disse ele, vem da constatação que há 13,7 milhões de desempregados no País. "São 32 milhões fora do mercado formal. Qual o sistema previdenciário possível de sustentar se você tem 32 milhões de brasileiros na informalidade?" A consequência desse quadro, disse ele, é a explosão da violência. "De 1980 para cá, o Brasil cresce ridículos 2% ao ano. Não é problema de Manuel ou Chico, é estrutural", disse.

A primeira tarefa a ser enfrentada é o colapso do consumo. Ele frisou que há 63 milhões de brasileiros com problema de crédito. "Brasileiro não faz cálculo real do efeito dos juros se o valor da parcela cabe na sua renda", comentou. Com isso, é pouco notado o fato que os juros chegam a 480% no cartão de crédito e uma elevada concentração do sistema. "Nós permitimos no Brasil de forma irresponsável que 85% das operações financeiras se concentrem em cinco bancos, dois dos quais estatais", disse. "Os americanos têm 5 mil bancos."

Ele disse que o Brasil perdeu uma oportunidade de ouro de investir porque há 15 anos as taxas de juros mundiais são negativas. No entanto, o País segue liderando o ranking de juros no mundo. Ele citou o fato de o crédito direcionado custar 9% ao ano. Diante de uma inflação na casa dos 3%, é um juro real de 6%. "Não há explicação técnica para a Selic estar como está se não o comportamento de cartel".

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso