Diário da Região

    • -
    • máx min
03/08/2018 - 00h30min

ATIVIDADE

Produção industrial cresce 13,1% em junho

Indústria registrou crescimento na produção em 22 das 26 atividades

EBC Produção de bens de capital teve aumento de 25,6% no mês passado
Produção de bens de capital teve aumento de 25,6% no mês passado

A produção industrial subiu 13,1% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta quinta-feira, 2, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a junho de 2017, a produção subiu 3,5%. No ano, a indústria teve alta de 2,3%. No acumulado em 12 meses, a produção da indústria acumulou avanço de 3,2%.

A alta de 13,1% na produção industrial em junho ante maio foi o melhor desempenho já registrado em toda a série histórica da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física, iniciada em 2002 pelo IBGE. No mês anterior, a indústria vinha de uma queda de 11,0%, prejudicada pela greve dos caminhoneiros, que se estendeu por 11 dias ao fim de maio.

Em junho, todas as categorias de uso tiveram avanços recordes na comparação com o mês anterior: bens de capital, 25,6%; bens intermediários, 7,4%; bens de consumo duráveis, 34,4%; e bens de consumo semi e não duráveis, 15,7%.

A indústria registrou crescimento na produção em 22 das 26 atividades pesquisadas na passagem de maio para junho. Nove delas tiveram alta recorde na produção no período: alimentos, bebidas, vestuário, calçados, produtos de madeira, celulose, minerais não metálicos, móveis e máquinas e materiais elétricos. As principais influências positivas para a média global foram dos acentuados avanços de veículos automotores, reboques e carrocerias (47,1%) e de produtos alimentícios (19,4%).

"Em linhas gerais, aqueles que recuaram em maio mostraram recuperação para esse mês (junho). Até porque o mês de maio teve uma redução muito intensa, com paralisações em plantas industriais. Então a retomada da produção para o ritmo normal é claro que levaria a um maior ritmo para esses setores e para o total da indústria", explicou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso