Diário da Região

10/08/2018 - 00h30min

Mágica

Sesc Rio Preto recebe espetáculo de ilusionismo

O ilusionista Caio Ferreira apresenta show com diálogo entre a música e o ilusionismo

Marcel Fatibello/Divulgação Caio Ferreira é bicampeão latino-americano de mágica
Caio Ferreira é bicampeão latino-americano de mágica

Mágica, humor e música se unem em A Arte do Ilusionismo, com o ilusionista Caio Ferreira, que será apresentado nesta sexta-feira, 10, às 20h, no Sesc Rio Preto. Neste espetáculo, Caio apresenta uma leitura de clássicos da mágica mundial em composição com a música erudita e instrumental, usando temas clássicos de nomes como Mozart, Chopin, Waldteufel, Guerra Peixe, Rossini e Strauss.

Especialista na categoria "manipulação", na qual não se utilizam grande aparelhos, apenas as habilidades manuais do artista para criar os efeitos esperados, Caio realiza um trabalho inspirado na escola de manipulação holandesa, onde o espetáculo apresenta uma mistura de humor e emoção envolvendo a arte da mágica e a música.

"Trata-se de um diálogo entre as linguagens do ilusionismo e a linguagem da música. Por exemplo, uma peça de Chopin, que é mais calma, mais lenta, será acompanhada de um número mais romântico, com uma iluminação mais cênica, um envolvimento maior do ponto de vista estético. Da mesma maneira, uma peça de Mozart, que costuma ser mais alegre, mais animada, terá um dinamismo diferente em cima da rotina proposta. Então, é um espetáculo bem dinâmico", conta Caio.

Mas o ilusionista faz questão de deixar bem claro que não é um concerto musical e que a interação com a plateia é elemento fundamental. "Ele tem as poéticas visuais, os números cênicos, mas também é bem interativo. Tem muito do repertório que tem o envolvimento da plateia, especialmente por seguir a linha holandesa de ilusionismo. Uma linha de pensamento mágico que tem o brilhantismo, o 'showmanship', esse diálogo com a música e essa questão carismática com a plateia".

No palco, Caio promete clássicos do ilusionismo, como a manipulação de velas e cartas, os anéis entrelaçados e o ovo de mentira que se transforma em um ovo de verdade. "Ilusões clássicas que são propostas a partir de uma leitura de obras clássicas e interpretadas de acordo com as obras musicais".

Só não espere pelo mágico que tira coelho da cartola. Caio afirma que evita esses arquétipos tradicionais. "Meu repertório é muito baseado em números clássicos, mas muitos são autorais e vários são inéditos, só vendo o espetáculo para ver. É bem construído, bem amarrado".

Carreira

Caio é premiado e reconhecido internacionalmente como um dos melhores artistas na América Latina. Dentre suas conquistas, ele é o único artista na história a se tornar Bicampeão Latino-Americano de ilusionismo e o único ilusionista brasileiro na categoria "manipulação" a receber aval para apresentar-se na Copa do Mundo da Mágica (World Championships of Magic, FISM). Caio foi pontuado entre os dez melhores artistas do mundo em sua categoria.

Oficina

Além do show na sexta-feira, Caio ministra uma oficina de ilusionismo no Sesc neste sábado, 11, a partir das 14h. Nela o participante poderá experimentar um pouco da arte mágica.

"Aqueles que quiserem conseguirão sair de lá fazendo alguns números de mágica. Mas vamos mostrar que a mágica é uma arte teatral que exige estudo, dedicação e disciplina. Quando a gente pensa em mágica, logo pensamos na expressão 'num passe de mágica', que está no nosso dia a dia. Realmente, vendo a mágica parece muito fácil. Mas tem todo um trabalho para esse passe de mágica ser a mágica que é", explica Caio.

Serviço

  • A Arte do Ilusionismo, com Caio Ferreira, sexta-feira, 10, às 20h, no Sesc Rio Preto. Ingressos à venda na bilheteria no sescsp.org.br/riopreto. Oficina, sábado, 11, às 14h, no Sesc Rio Preto. Grátis. Vagas limitadas. Inscrições no local!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso