Diário da Região

10/08/2018 - 00h30min

GRUPO DIÁRIO

FM Diário comemora 30 anos de história

Com 50 mil watts de potência e área de abrangência em 117 cidades, emissora completa três décadas com uma programação musical variada e inovadora

Mara Sousa 9/8/2018 Parte do time da FM Diário no estúdio em Mirassol: Laís, Lins Mayer, Lilian, Renato de Paula, Leonardo Molinari e Mirian Pacheco
Parte do time da FM Diário no estúdio em Mirassol: Laís, Lins Mayer, Lilian, Renato de Paula, Leonardo Molinari e Mirian Pacheco

Com tecnologia de ponta, mas sem perder sua identidade regional, a rádio FM Diário (89,9 Mhz), que integra o grupo Diário da Região, completa nesta sexta-feira, 10, trinta anos de transmissão ininterrupta em Rio Preto e região. São três décadas de prestação de serviço, informação, cultura e entretenimento na rotina da população de Rio Preto e região.

Fundada em 10 de agosto de 1988, em Mirassol, a emissora com 50 mil watts de potência atinge hoje cerca de 117 municípios em um raio de 250 quilômetros e conta atualmente com 14 programas que divertem, informam, emocionam, presenteiam e apresentam os sucessos e clássicos da música, principalmente sertaneja.

Para comemorar mais um aniversário, a FM Diário está com diversas promoções. Nesta sexta-feira, das 6h à 0h, serão sorteados kits do cantor Daniel. Para participar, basta ligar nos telefones (17) 3243-8959 e 2137-8990 ou mandar uma mensagem para o WhatsApp, cujo número é 99274-7170. Os ouvintes também podem pedir músicas pelos dois canais de comunicação.

Desenvolver uma programação para deixar o ouvinte feliz é um dos principais ingredientes que consolidam o sucesso da 89,9, segundo o coordenador artístico da FM Diário, Renato de Paula. Há uma refinada e constante pesquisa para deixar o ouvinte sintonizado com o que há de melhor na música. Quem acompanha a emissora também tem papel essencial na formatação dos programas.

O borracheiro Cássio Ricardo Oliveira, 43 anos, é um dos ouvintes fiéis, que ligam e pedem músicas. Morador de Bady Bassitt, ele manda mensagens no WhatsApp da rádio todos os dias. Um dos momentos mais especiais, segundo ele, foi a sua participação no programa Rodeio é Paixão com Della Morena. "Eu mandei uma mensagem para falar da emoção em rezar a Ave Maria. Além de participar dos programas, eu ouço a rádio 24 horas por dia na minha borracharia".

A emissora opera com equipamentos de última geração e prova que a emoção e o sentimentalismo da rádio permanecem vivos entre os ouvintes. A rádio investe na qualidade de sua transmissão para prestigiar cidadãos como o eletricista Paulo Rogério Pedreira, de 38 anos. Morador de Rio Preto, ele já fez, inclusive, participações ao vivo. Quando está trabalhando, ele liga o rádio de bateria. "Ouço o som no telhado dos lugares onde estou trabalhando e também no carro", afirma ele, que é fã de artistas como Chrystian & Ralf.

Hoje, a rádio, que é um veículo ágil e interativo, também pode ser ouvida no celular por meio do aplicativo FM Diário. "Nosso objetivo é levar entretenimento, música e informação para um maior número de pessoas. Temos ouvintes, por exemplo, no Japão", revela Renato de Paula. A programação também pode ser ouvida no site www.fmdiario.com.br. A rádio também está no Facebook e Instagram.

Início

Na inauguração, em agosto de 1988, a FM Diário operava com apenas dois mil watts de potência e cobria aproximadamente 70 cidades. Hoje, transmite seu sinal 100% local para 250 cidades e funciona 24 horas por dia. Uma curiosidade é que a FM Diário nem sempre focou no universo sertanejo. A emissora começou tocando MPB e tinha um canal de notícias jornalísticas.

Depois, em 1989, foi para o pop rock. Na sequência, em 1991, passou a tocar música popular, sendo 40% sertanejo e 60% hits da época. Desde 2012 a programação é constituída em 95% por música sertaneja. No entanto, nada impede que a rádio toque funk, rock, MPB e samba. O coordenador artístico afirma que hoje o sertanejo mudou. "Acho que em breve o rótulo sertanejo ficará para trás. Hoje existe uma mistura de estilos e ritmos".

Retorno

Um dos anunciantes mais antigos da FM Diário é também um ouvinte assíduo da rádio. Trata-se do empresário Osmar Antônio Manchini, mais conhecido Mazola, que é proprietário da Mazola Automóveis. "Faz mais de dez anos que anuncio na rádio porque sempre tive retorno garantido. Mesmo em épocas ruins e de crise, deixei de anunciar em outros veículos e nunca na rádio. Além disso, eu ouço todos os dias os programas do Sandro e Santo Beluci de manhã. No final do dia de trabalho, após as 18h30, também sintonizo na FM Diário".

Rafael Fares, proprietário da Construsol, em Mirassol, também é um cliente antigo da FM Diário. "É um tipo de propaganda que gera retorno diário. Por isso fechamos contratos anuais. As empresas são vizinhas e praticamente cresceram juntas. A rádio é um empresa que dá credibilidade".

Programação intensa

A FM Diário também produz, com a presença de público, o Estúdio Ao Vivo com grandes nomes da música sertaneja. A ação, que recebe até cerca de 30 ouvintes, já promoveu shows de duplas como Chitãozinho & Xororó, Victor & Leo, Henrique & Juliano, Gusttavo Lima e Daniel.

A rádio também promove blitz, em que a equipe da emissora vai até um estabelecimento comercial, ou em eventos, e promove transmissões ao vivo com distribuição de brindes. Também ao vivo serão as transmissões das finais da montarias de Barretos de 2018, com Della Morena.

Um dos principais objetivos da rádio é deixar a emissora mais próxima de seu público. No seu site, os ouvintes podem participar de três promoções. Nesta sexta-feira, 10, será sorteado um churrascão em homenagem ao Dia dos Pais.

São cerca de 30 funcionários responsáveis pelo sucesso da rádio. Os locutores Sandro Beluci, Santo Beluci, Lins Mayer, Robertinho Silva, Della Morena e Jura Lopes se revezam para levar transmissão de qualidade aos ouvintes. "São radialistas que têm carisma e respeito pelos ouvintes e levam informação de qualidade. Acho que este é um dos motivos do êxito da rádio, assim como a programação especial. Se as pessoas quisessem só ouvir as músicas, elas escolheriam um serviço de música digital, como o Spotify".

É impossível falar das três décadas da FM Diário sem falar de um dos funcionários mais antigos, Santo Beluci. Nesta sexta-feira, ele completa exatamente 58 anos de carreira, sendo 27 deles com o microfone da rádio. Aos 76 anos, ele comanda, nas manhãs de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, o programa Onde Canta o Bem-te-vi. "Acho que estou aqui há tanto tempo porque faço meu trabalho com honestidade e sinceridade. Dizem também que eu tenho carisma. Quero continuar por mais vários anos, se os ouvintes e Deus deixarem", afirma.

Programação

Segunda a sexta-feira

  • 4h às 6h – Diário Raiz
  • 6h às 8h – Diário no Campo com Sandro Beluci
  • 8h às 10h – Onde Canta o Bem-te-vi com Santo Beluci
  • 10h às 13h - Show do Diário com Lins Mayer
  • 13h às 16h – Boca Livre com Robertinho Silva
  • 16h às 18h – Rodeio é Paixão com Della Morena
  • 18h às 19h – Happy Hour com Jura Lopes
  • 20h à 0h – Diário Mania com Jura Lopes
  • 0h às 4h – Madrugada Diário

Sábado

  • 0h às 4h - Madrugada Diário
  • 4h às 6h – Diário Raiz
  • 6h às 8h - Diário no Campo
  • 8h às 12h - Tocando as + Tocadas com Sandro Beluci
  • 12h às 17h - Alô Diário com Jura Lopes
  • 17h às 21h - Batidão Diário
  • 21h às 0h - Parada Universitária

Domingo

  • 0h às 7h - Madrugada Diário
  • 7h às 8h - Diário Raiz
  • 8h às 12h - Tocando as + Tocadas
  • 12h às 16h - Alô Diário
  • 16h à 0h - Diário Mais

Entenda melhor

  • Fundada em agosto de 1988, a FM DIÁRIO trabalha com tecnologia de ponta. São 50 mil watts de potência 
  • A emissora trabalha com equipamentos de alta tecnologia, transmitindo seu sinal 100% local para 117 cidades, num raio de até 250 quilômetros
  • São 50 mil watts de potência, a maior abrangência da região Noroeste Paulista
  • A programação interativa e diversificada é 100% local
  • A agenda conta ainda com blitz, Estúdio Ao Vivo, entrevistas especiais, agenda FM Diário, flashes ao vivo e promoções

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso