Diário da Região

09/08/2018 - 21h53min

3º melhor

Moradores concordam com pesquisa, mas apontam melhorias

Rio-pretenses concordam com estudo que põe a cidade entre as TOPs, porém dão sugestões de melhorias

Francela Pinheiro Luce Elaine de Souza e Pedro Benedito de Souza
Luce Elaine de Souza e Pedro Benedito de Souza

A maioria dos internautas do Diário da Região diz concordar que Rio Preto é a terceira melhor cidade para viver no Brasil. A enquete na página do Facebook do jornal repercutiu estudo da consultoria Macroplan, que colocou o município pelo segundo ano consecutivo no pódio entre os 100 maiores do País. Nas ruas, entre uma crítica e outra, a maior parte dos entrevistados elogiou a Capital dos Grandes Lagos.

Pelo estudo - Índice Desafios de Gestão Municipal 2018 -, Rio Preto se destacou com a segunda melhor educação do País; sétima posição em saúde; 17ª melhor colocação em saneamento e sustentabilidade e 28ª posição em segurança pública - dados que renderam o 3º lugar no geral. Maringá (PR) e Piracicaba estão à frente de Rio Preto.

A partir dos números, o Diário perguntou: "Na sua opinião, Rio Preto é a terceira melhor cidade entre os maiores municípios do Brasil?". Entre 9h45 e 17h30 desta quinta-feira, 9, 280 dos participantes concordaram com o ranking e outros 249 internautas disseram "não". Saúde e o transporte público foram as principais reivindicações.

"Saúde tá um caos... transporte público está em ruínas, os ônibus parecem sucata, não dão manutenção e o Centro da cidade está sem condições literalmente", afirmou Nice Molina. Também teve quem ficou neutro. "Nunca fui nas outras então nem posso opinar", escreveu Daniel Alison. E teve quem também defendeu. "Assim como o estado de SP é o melhor; São José do Rio Preto, idem", disse Cintia Rodrigues.

Pelas ruas, os comentários positivos superaram as reclamações. Morador do Jardim Nunes, o analista de crédito Mateus William, 25 anos, se disse satisfeito. "Aqui tem bastante curso, se quiser crescer tem oportunidade". Morador do Santo Antônio, o aposentado José Antônio Ferreira, 67 anos, também elogiou. "Não acho outra cidade melhor. Felizmente aqui estou feito", disse. Natural de Fernandópolis, a vendedora Lucilene da Silva, 44 anos, também deu seu pitaco. "Já morei em outras cidades, aqui é a melhor cidade para trabalhar".

Por outro lado teve rio-pretense que puxou a orelha do poder público. Morador do Jardim Seixas, o motorista Paulo Henrique Batista, 41 anos, criticou a mobilidade no trânsito e o tráfico de drogas. "Vamos ver depois dessas obras em andamento. E para quem tem filho, o tráfico de drogas no Centro e em alguns bairros está muito complicado". Quem sente na pele a falta de qualificação de jovens também fez uma observação. "A cidade precisa investir na juventude. Falta mão de obra jovem qualificada", afirmou o comerciante Cássio da Silva, do Solo Sagrado.

Por fim um pedido: desenvolvimento cultural e pessoal no patamar de uma cidade de 450.657 habitantes. "A aceitação de ideias diferentes por aqui ainda é uma barreira. Precisamos ter mais mobilizações culturais, mais ocupações dos espaços públicos pela arte, pela música, falta essa exploração artística de praças e outros locais. Não utilizamos a cidade como poderíamos", finalizou o publicitário André Giorgi.

 

Fala-povo

O Diário perguntou via Facebook se os internautas concordam com a pesquisa da Macroplan, que coloca Rio Preto como a 3ª melhor cidade do País

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso