Diário da Região

04/08/2018 - 00h30min

DIARINHO

Pequeno Enzo coleciona mais de 120 medalhas no karatê

Enzo, morador de Santa Fé do Sul, coleciona mais de 120 medalhas no Karatê, aos 11 anos

Arquivo Pessoal Enzo ama a arte marcial e já ganhou medalhas em competições estaduais e nacionais
Enzo ama a arte marcial e já ganhou medalhas em competições estaduais e nacionais

Inspirado no filme Karatê Kid, que fez sucesso na década de 1980 e depois ganhou versões atualizadas, e na arte marcial japonesa que tem como princípio a disciplina, Enzo Gabriel Bassi, de 11 anos, é um verdadeiro campeão. O pequeno morador de Santa Fé do Sul coleciona mais de 120 medalhas no esporte, sendo 88 de ouro, 21 de prata e 19 de bronze, em competições regionais e até nacionais.

O pai, Vagner Rogério Bassi, de 42 anos, conta que o filho começou a praticar o karatê quando tinha cinco anos. Depois que conheceu o esporte, se apaixonou e não parou mais. "Eu o incentivo em todas as atividades que faz, sou literalmente aquele pai babão que procura estar perto em quase todas as disputas", disse.

O pequeno karateca conta que ficou mais responsável depois que começou a praticar a modalidade e diz que as medalhas são um grande incentivo para a prática, mas que o respeito ao adversário deve estar em primeiro lugar. "Dentro do tatame somos competidores, mas com respeito. De vez em quando dá vergonha do ginásio inteiro te assistindo, mas com o tempo você vai se soltando", falou o pequeno campeão.

Quando questionado sobre a profissão que pensa exercer, ele diz que não pretende abandonar o karatê. "Ainda estou em dúvida sobre o que quero ser quando crescer, gosto muito de karatê, mas penso em engenharia mecatrônica".

Para a mãe do garoto, que sempre o acompanha nas competições pelos diversos estados do País, a paixão do menino pelo esporte é o que move os pais a levá-lo às disputas. "O coração de mãe vai na boca quando ele está lutando, em todas (as lutas) o coração fica a mil. E sempre fica aquela agonia, mas quando termina a emoção é muito grande", disse Valéria Leandra Bassi, 42.

O garoto também tem um blog que faz sucesso nas redes sociais, colecionando centenas de visualizações. "Nesse blog ele fala de artes marciais e como começou a amar o karatê. De início começamos a produzir alguns vídeos e com aumento de visualizações resolvemos expandir. Hoje ele tem mais de 20 mil curtidas no Facebook", contou Vagner. A página no Facebook é pt-br.facebook.com/BlogdoEnzo.

O karatê vai estrear como modalidade olímpica em 2020, no Japão, para alegria dos praticantes desta arte milenar. A esperança é que o pequeno campeão do interior paulista possa, no futuro, representar o Brasil, assim como tantos outros pequenos que já arriscam seus primeiros Katas (sequência de movimentos de ataque e defesa). "Amo o karatê. É um estilo de vida e aconselho que as pessoas sempre se esforcem nos seus sonhos, assim como eu procuro fazer todos os dias".

(Colaborou Rone Carvalho)

Vamos dar risada

Escola

O filho chega em casa e conta para a mãe:

- Mãe, descobri o lado bom da escola.

A mãe surpresa e querendo saber, pergunta ao filho:

- E qual é, meu filho?

- O lado de fora.

Joãozinho

A mãe do Joãozinho estava grávida e perguntou a ele o que preferia ganhar: um irmãozinho ou uma irmãzinha.

Joãozinho respondeu:

- Mamãe, se eu puder escolher um presente, então eu quero é uma bicicleta

Agendinha

História

Neste domingo, 5, é dia de contação de histórias no Sesc Rio Preto. Carlos é um cachorro com nome de gente e com muita vontade de conhecer o mundo. Até que um dia seu dono resolve levá-lo até sua terra natal. Quer saber mais? Então aproveite, das 15h às 16h. A entrada é gratuita.

Teatro

No Domingo é Dia de Teatro no Iguatemi Rio Preto. Às 16h, um espetáculo mostra um encontro de amigas que vai abalar corações. O espetáculo Café com Vilãs promete muita diversão com vilãs não tão aterrorizantes assim e suas histórias engraçadas.

Brincadeira

O Riopreto Shopping montou o "Mundo do Blocos", uma grande área com três mil blocos de diversos tamanhos e formatos. Para quem curte brincar de montar, é diversão garantida. O objetivo é estimular a imaginação e competências matemáticas.

Minha dica é...

Colaboração/ Leitor Página do Saevinho
Página do Saevinho

Site Saevinho

O site Saevinho foi desenvolvido pelo pedagogo Leandro Ferreira, de Votuporanga, e conta com diversas atividades para impressão, games educativos, vídeos e links para as redes sociais. Nele, as crianças podem fazer atividades que ensinam sobre meio ambiente, recursos naturais, sustentabilidade e a importância da água (www.saev.com.br/saevinho).

 

Leitura bacana

Divulgação O Medo do Dedo Verde
O Medo do Dedo Verde

Dedo verde

  • Texto: Maurice Druon
  • Ilustração: José Olympio

Era uma vez um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno Tistu, de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento oculto, um dom do céu. Até o final é surpreendente e singelo.

Mostre o seu desenho

Crianças de até 12 anos podem participar da seção enviando uma foto sua com seu desenho para o WhatsApp do Diário (17) 99129-7019

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso