- sexta-feira, 27 de julho
- .
Ratear combustível entre amigos para custear o trajeto de férias. Ficar hospedado na casa de um primo distante ou colega para garantir um fim de semana de descanso. Compartilhar experiências está longe de ser novidade, mas o que antes era um recurso para apenas baratear a viagem, com certo tom de improviso, ganhou ares profissionais na era digital.
Através de aplicativos e sites, é possível traçar um roteiro, dividir quase todos os custos da aventura e torná-la ainda mais divertida. Sempre de olho na segurança, é claro. A produtora de cinema Helena Moreira, de 30 anos, conta que, desde 2009, vem compartilhando viagens com amigos e até desconhecidos. Já foi para Minas Gerais, Porto Alegre e, nos fins de semana, para a Região de Lagos.
Para transporte, o caminho está em apps e sites como BlaBlaCar e Carona Fácil. É onde motoristas e passageiros se inscrevem, comprovam documentação e podem combinar o trajeto. Para encontrar quartos para dividir, há opções como CouchSurfing, Booking, Alugue Temporada e Airbnb. Popular para hospedagem, este último inaugurou, em 2017, a plataforma Experiências, em que moradores podem oferecer passeios e programas variados, como tours gastronômicos e de bike, para grupos de turistas, que racham os custos.
Transporte
A aventura começa pela instalação no celular do BlaBlaCar, app de caronas de longa distância que surgiu na França e está no Brasil desde 2015, com mais de dois milhões de membros aqui. Nele, candidatos a motoristas e a passageiros se inscrevem, para compartilhar a viagem.
No perfil do motorista, é possível conferir modelo do carro, especificações sobre bagagem (se há espaço na mala, por exemplo) e valor do trajeto. É importante observar as avaliações de pessoas que já conheceram o motorista, sobretudo no que se refere à segurança e à cautela na direção. Afinal, todo cuidado é pouco. Há outros apps semelhantes, como o Carona Fácil.
Em viagens maiores, planejamento é ainda mais fundamental. É o que destaca a economista carioca Ana Machado, que mora em Curitiba e vem ao Rio com frequência visitar a família, sempre dirigindo. Ela prefere viajar de dia e sempre busca companhia. "A gente precisa fazer mais paradas, calculando pontos para abastecer, comer e descansar", explica.
Experiências
No ano passado, o Airbnb lançou um serviço chamado Experiências, cuja proposta é promover interação entre moradores e turistas. Nele, os "locais" oferecem programas variados, que vão desde degustação de cerveja a prática de esportes ao ar livre, entre outros, para um grupo que, depois, divide a conta.
Como parte de uma aventura por São Paulo, a reportagem testou a novidade. E começou pela gastronomia, num passeio oferecido pela chef Elisa Fernandes, vencedora da primeira edição do MasterChef Brasil, da Band. A parada começou no Mercado de Pinheiros, onde escolheu-se alimentos dos cinco biomas do Brasil. Depois, Elisa preparou um almoço em seu próprio estúdio, ali pertinho.
Também foi feita uma imersão arquitetônica. Primeiro, por prédios modernistas da Avenida Paulista. O tour, que saiu a R$ 90, é oferecido pelo fotógrafo Emiliano Hagge, de 39 anos, que foi criado ali e sempre se encantou com as construções.
Publicitário, Renan Martins, de 31 anos, transformou um hobby de fim de semana em roteiro. Ele pedala com grupos por pontos como o Parque Ibirapuera, com direito a paradinhas para comer pastel de feira.
De Norte a Sul do país, experiências deste tipo ajudam a desbravar lugares. É possível encontrar o passeio de bike na plataforma do Airbnb, mas outras empresas também oferecem este tipo de diversão. Em Curitiba, por exemplo, a KuritBike tem passeios que misturam experiências com pedaladas. Uma delas promove tour por bares. Em outro, é possível explorar os parques desta que é uma das cidades mais arborizadas do país.
Na Bahia, pode-se conhecer recantos da capital dividindo os custos de uma caminhada com guia exclusivo. A empresa Salvador Walking Tours oferece em seu site este tipo de serviço. Basta que dez pessoas decidam compartilhar a brincadeira para confirmar a saída. Há tours dos mais variados, desde históricos, pelo Pelourinho, a gastronômicos, com a típica comida baiana, e pelas praias de Salvador.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Já sou assinante
Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:
Assine o Diário da Região Digital
Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.
Assine agora
Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES
ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020