Diário da Região

    • -
    • máx min
22/07/2018 - 00h00min

DIVIDIR PARA SOMAR

Veja apps e sites que ajudam a reduzir custos de uma viagem

Serviços oferecidos por aplicativos e sites ajudam a reduzir os custos de uma viagem através do compartilhamento

Divulgação Hospedagem, gastronomia, passeios e outras atividades podem ser feitos com a ajuda de aplicativos
Hospedagem, gastronomia, passeios e outras atividades podem ser feitos com a ajuda de aplicativos

Ratear combustível entre amigos para custear o trajeto de férias. Ficar hospedado na casa de um primo distante ou colega para garantir um fim de semana de descanso. Compartilhar experiências está longe de ser novidade, mas o que antes era um recurso para apenas baratear a viagem, com certo tom de improviso, ganhou ares profissionais na era digital.

Através de aplicativos e sites, é possível traçar um roteiro, dividir quase todos os custos da aventura e torná-la ainda mais divertida. Sempre de olho na segurança, é claro. A produtora de cinema Helena Moreira, de 30 anos, conta que, desde 2009, vem compartilhando viagens com amigos e até desconhecidos. Já foi para Minas Gerais, Porto Alegre e, nos fins de semana, para a Região de Lagos.

Para transporte, o caminho está em apps e sites como BlaBlaCar e Carona Fácil. É onde motoristas e passageiros se inscrevem, comprovam documentação e podem combinar o trajeto. Para encontrar quartos para dividir, há opções como CouchSurfing, Booking, Alugue Temporada e Airbnb. Popular para hospedagem, este último inaugurou, em 2017, a plataforma Experiências, em que moradores podem oferecer passeios e programas variados, como tours gastronômicos e de bike, para grupos de turistas, que racham os custos.

Transporte

A aventura começa pela instalação no celular do BlaBlaCar, app de caronas de longa distância que surgiu na França e está no Brasil desde 2015, com mais de dois milhões de membros aqui. Nele, candidatos a motoristas e a passageiros se inscrevem, para compartilhar a viagem.

No perfil do motorista, é possível conferir modelo do carro, especificações sobre bagagem (se há espaço na mala, por exemplo) e valor do trajeto. É importante observar as avaliações de pessoas que já conheceram o motorista, sobretudo no que se refere à segurança e à cautela na direção. Afinal, todo cuidado é pouco. Há outros apps semelhantes, como o Carona Fácil.

Em viagens maiores, planejamento é ainda mais fundamental. É o que destaca a economista carioca Ana Machado, que mora em Curitiba e vem ao Rio com frequência visitar a família, sempre dirigindo. Ela prefere viajar de dia e sempre busca companhia. "A gente precisa fazer mais paradas, calculando pontos para abastecer, comer e descansar", explica.

Experiências

No ano passado, o Airbnb lançou um serviço chamado Experiências, cuja proposta é promover interação entre moradores e turistas. Nele, os "locais" oferecem programas variados, que vão desde degustação de cerveja a prática de esportes ao ar livre, entre outros, para um grupo que, depois, divide a conta.

Como parte de uma aventura por São Paulo, a reportagem testou a novidade. E começou pela gastronomia, num passeio oferecido pela chef Elisa Fernandes, vencedora da primeira edição do MasterChef Brasil, da Band. A parada começou no Mercado de Pinheiros, onde escolheu-se alimentos dos cinco biomas do Brasil. Depois, Elisa preparou um almoço em seu próprio estúdio, ali pertinho.

Também foi feita uma imersão arquitetônica. Primeiro, por prédios modernistas da Avenida Paulista. O tour, que saiu a R$ 90, é oferecido pelo fotógrafo Emiliano Hagge, de 39 anos, que foi criado ali e sempre se encantou com as construções.

Publicitário, Renan Martins, de 31 anos, transformou um hobby de fim de semana em roteiro. Ele pedala com grupos por pontos como o Parque Ibirapuera, com direito a paradinhas para comer pastel de feira.

De Norte a Sul do país, experiências deste tipo ajudam a desbravar lugares. É possível encontrar o passeio de bike na plataforma do Airbnb, mas outras empresas também oferecem este tipo de diversão. Em Curitiba, por exemplo, a KuritBike tem passeios que misturam experiências com pedaladas. Uma delas promove tour por bares. Em outro, é possível explorar os parques desta que é uma das cidades mais arborizadas do país.

Na Bahia, pode-se conhecer recantos da capital dividindo os custos de uma caminhada com guia exclusivo. A empresa Salvador Walking Tours oferece em seu site este tipo de serviço. Basta que dez pessoas decidam compartilhar a brincadeira para confirmar a saída. Há tours dos mais variados, desde históricos, pelo Pelourinho, a gastronômicos, com a típica comida baiana, e pelas praias de Salvador.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso