Diário da Região

04/08/2018 - 00h30min

BELEZA MASCULINA

Homens também necessitam de cuidados especiais com a pele

Eles têm diferentes tipos de pele que necessitam de cuidados especiais como limpeza, hidratação e proteção solar

Freepik.com/Divulgação A limpeza da pele é fundamental para manter uma aparência jovem e saudável
A limpeza da pele é fundamental para manter uma aparência jovem e saudável

Os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência. Basta olhar as prateleiras de perfumarias e sites especializados em cosméticos para ver a diversidade de produtos criados especialmente para cuidar da pele deles. A dermatologista Camila L. França Motta, da clínica Belledevi, afirma que a pele dos homens tem características genéticas e hormonais diferentes das mulheres, que devem ser levadas em conta na hora de pensar em cuidados. "A principal delas é a testosterona, hormônio masculino que tende a deixar a pele deles mais oleosa."

Ainda segundo a especialista, a pele masculina tem a tendência de ser duas vezes mais oleosa que a feminina e é cerca de 20% mais espessa. Essa oleosidade excessiva tem relação com alguns hormônios e com os folículos pilosos da barba que aumentam o tamanho das glândulas sebáceas. Isso pode provocar o aumento e aparecimento da acne (cravos e espinhas). "A oleosidade depende da genética do indivíduo e pode ser influenciada por desequilíbrios hormonais, alimentação com alto índice glicêmico e estresse. Todas essas condições podem influenciar na piora do problema", ressalta Camila.

Por outro lado, a dermatologista Tatiane Almeida, da clínica Derm, diz que o fato de ser mais oleosa, a pele masculina está menos sujeita a descamação e ressecamento, mais comum em mulheres, o que favorece a formação de linhas de expressão e rugas. Há ainda quem sofra com a sensibilidade. "Normalmente as peles mais sensíveis estão relacionadas à presença de rosácea e dermatite seborreica que deixa algumas áreas mais oleosas, eritematosas (avermelhadas) e descamativas, sendo a face o local mais acometido, principalmente sobrancelhas, pálpebras, sulcos, couro cabeludo e orelhas. Na fase inicial da rosácea, a pele também fica avermelhada, mais sensível e aos poucos aparecem vasos finos (telangiectasia). É uma doença mais comum em mulheres, porém mais grave em homens", explica.

Homem x rugas

Embora um pouco mais tarde, os homens também sofrem com as rugas. Camila diz que os homens tendem a ter mais rugas na região da testa, mas assim como as mulheres, neles também aparecem as rugas periorbitais, conhecidas popularmente como pés de galinha, e no sulco nasogeniano (linha que vai do nariz ao queixo). "Depois que as rugas se instalam, pode ser feito o tratamento com toxina botulínica, já bem aceito pelos homens e que tem ótimos resultados. Ele pode ser combinado com lasers específicos para cada tipo de pele. Já para os sulcos, o tratamento é feito com preenchedores à base de ácido hialurônico."

A prevenção ainda é o melhor remédio, até mesmo quando se fala em rugas. Para prevenir as marcas de expressão e outros problema como manchas e flacidez, a dermatologista recomenda o uso de protetor solar e evitar fumar.

Os cuidados com a pele devem ser intensificados após os 30 anos, que é quando as células diminuem a sua capacidade de renovação e produção de colágeno e elastina. "Após essa idade, a pele tende a ficar mais fina, seca e flácida, perdendo sua vitalidade e luminosidade. E mais, a movimentação repetida nos músculos faciais facilita a formação de rugas de expressão que podem ficar cada vez mais profundas e marcadas", ressalta a dermatologista da clínica Belledevi.

Controle a oleosidade

A pele masculina tem características diferentes da pele feminina, por isso os cuidados precisam atender suas características fisiológicas. Os homens têm poros maiores, o que, segundo a dermatologista Ana Paula Antoniassi, os deixam mais propensos a ter a pele oleosa e com acne. A especialista ressalta a importância do uso de produtos adequados para cada tipo de pele, de forma que supra suas necessidades, além disso, mesmo com a oleosidade a hidratação da pele é essencial. "É importante optar por oil free, para não estimular as glândulas sebáceas."

Ana Paula afirma ainda que para cuidar da oleosidade é necessário utilizar protetor solar específico para esse tipo de pele, um bom sabonete para evitar o acúmulo de impurezas obstruindo os poros, hidratante e spray anti-oleosidade. "Esses produtos irão evitar que a pele fique com aspecto de suja durante o dia, combatendo o excesso de oleosidade", ensina a dermatologista. V&A

Hidratação sempre

A dermatologista Renata Meneguette Lacerda diz que a rotina de cuidados com a pele seca deve seguir uma sequência: limpeza facial duas vezes por dia; hidratação; filtro solar FPS 30 ou mais, aplicado pela manhã e reaplicado a cada 2 a 3 horas. "Entre os produtos essenciais para pele seca estão os sabonetes neutros, hidratantes, filtro solar e óleos essenciais. É importante sempre usar produtos específicos para a face e para o corpo", explica a especialista.

A pele seca também necessita de mais atenção quando o homem faz a barba. Renata afirma que o ideal é que o homem faça a barba durante o banho, usando espumas de barbear e loções pós-barba. "Uma boa opção seria a água termal que oferece antioxidantes e propriedades calmantes na sua fórmula", acrescenta.

Pele delicada

A pele sensível precisa ainda mais de atenção. Segundo a dermatologista Tatiane Almeida, da Clínica Derm, nos casos mais delicados ou reacionais é importante ser acompanhada por um especialista, para atuar de forma mais precisa com tratamentos, aplicação de laser e outras tecnologias capazes de reverter o quadro. "Uma novidade é a água micelar, que ajuda na higiene diária, para quem não pode usar sabonetes ou similares. O facial wipes (lenço umedecido) é muito popular na Europa e Estados Unidos e começa a ter seu espaço por aqui também, devido a sua praticidade quando está fora de casa ou do trabalho. Evitar sol, ar condicionado e ambientes quentes (churrasqueira, cozinha...) é fundamental", ensina a médica.

A rotina de cuidados da pele sensível inclui limpeza que deve ser feita com produtos, de preferência, com ph neutro, e suave na sua detergência. Tatiane lembra que o uso do protetor solar em gel é essencial, principalmente durante as atividades no sol. "Dependendo da pele é importante usar à noite um produto hidratante, antioxidante e antievelhecimento", acrescenta.

Em relação a barba, a dermatologista diz que o uso de barba exige cuidados redobrados com a pele, principalmente na higiene. "O ambiente piloso deixa a pele menos ventilada e mais úmida, podendo favorecer a instalação de micro-organismos. O vilão mais comum é a dermatite seborreica, deixando o local mais sensibilizado e sujeito a coceiras e incômodos. O melhor é lavá-la com xampus com propriedades antisseborreicas e antifúngicas, para evitar o surgimento de lesões e manter a limpeza adequada."

Qual é o seu tipo de pele?

Pele oleosa - frequentemente é uma pele que brilha logo depois de lavar o rosto. Também pode ser reconhecida pelos poros dilatados e um constante acúmulo de impurezas, resultando em cravos

Pele seca - é caracterizada por coceira, vermelhidão, escamação e com a sensação de estar sendo repuxada. Este tipo de pele pode ficar dolorida ou irritada quando exposta ao vento, frio e ao sol

Pele normal - este tipo de pele é moderadamente espessa, lisa, firme e com excelente elasticidade e umidade. Nunca é muito oleosa ou seca demais e os poros são pequenos

Pele mista - é bastante comum entre os homens. Neste tipo de pele, a zona T (testa, nariz e queixo) é oleosa, com poros bloqueados que resultam em cravos. Já a região das bochechas pode ser bem mais seca e repuxada

Pele sensível - tende a ser bastante rara, particularmente nos homens,

por isso esta pele é mais comum pelo resultado de uma reação a um determinado produto

Fonte - Camila L. França Motta, dermatologista da clínica Belledevi

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso