Diário da Região

    • -
    • máx min
22/07/2018 - 00h00min

SAÚDE FÍSICA

Confira os cuidados naturais que ajudam a tratar da rinite e sinusite

No inverno, aumenta incidência dos problemas respiratórios, e saber diferenciar a rinite da sinusite é fundamental na hora de escolher o melhor tratamento

Pixabay/Divulgação Essência natural
Essência natural

Todo ano é a mesma coisa: com a chegada do inverno, a queda nas temperaturas e o ar seco, surgem os quadros alérgicos. Infeções virais e bacterianas estão entre as ocorrências típicas desta época, como a sinusite e a rinite. Para prevenir e tratar os desconfortos causados por essas doenças, há tratamentos naturais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Segundo Fabrício Dias, médico de família com ampliação em antroposofia e consultor da Weleda, primeiro é importante explicar que rinite e sinusite são duas doenças diferentes. No entanto, a associação que as pessoas comumente fazem entre uma e outra faz sentido. Muitas vezes, a rinite é capaz de desencadear uma sinusite. "A rinite fica restrita ao nariz, é a inflamação da mucosa nasal. Os sintomas são os espirros, coriza clara, vermelhidão nos olhos, sensação de coceira no nariz e na faringe. Já a sinusite é a inflamação da mucosa que reveste os seios da face e pode causar febre, dor de cabeça intensa, sensação de peso no rosto e secreção purulenta, que é drenada dos seios da face e causa tosse produtiva", explica Dias.

Prevenção e tratamento

Nesta época do ano, os cuidados para não ser acometido pelas sinusites e rinites devem ser redobrados. "O ar mais seco, característico do inverno, aumenta incidência dos problemas respiratórios, por isso alguns cuidados básicos como fazer uso de umidificador ou de uma bacia de água no ambiente, é tão importante como manter as narinas limpas e fazer uso de soro fisiológico", diz o professor de acupuntura da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) João Bosco Guerreiro.

Além da acupuntura, outra grande aliada é a aromaterapia. "Quando bem utilizada, essa técnica trata do ser humano de forma holística. Nos casos de rinite e sinusite, os óleos essenciais podem ajudar na diminuição de alguns sintomas de maneira rápida e eficaz, como obstrução nasal, dificuldade para dormir e cefaleias", esclarece a naturóloga Tylá Pillotto Duarte.

O médico homeopata e professor da Famerp Renan Marino explica que a homeopatia tem uma ação muito importante nos quadros agudos. "Com a evolução terapêutica, não podemos negligenciar o uso de drogas em quadros infecciosos, que pode colocar o paciente em risco", pondera.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso