Diário da Região

04/08/2018 - 00h30min

ENTRADA COM ESTILO

Confira como deixar a mesa charmosa para receber visitas

Pensar em aperitivos charmosos e criativos faz toda a diferença na hora de receber

Divulgação Para a administradora de empresa Licia Soares Fernandes Nagao, receber é acolher
Para a administradora de empresa Licia Soares Fernandes Nagao, receber é acolher

Convidar amigos e familiares para jantar em sua casa requer planejamento. Da entrada a sobremesa, tudo tem que ser muito bem pensado para que todos se divertam e apreciem a noite. "Os aperitivos/petiscos estão na moda. Além de prático, não precisa de formalidade. O mercado de utensílios tem inúmeras novidades para espetar os alimentos, que vão de palitos decorados a talheres menores, próprios para esse tipo de ocasião ", declara a designer de interiores Helô Penteado.

Para Helô, montar uma mesa farta com aperitivos é uma ótima pedida para quem quer receber, mas ao mesmo tempo busca praticidade. "Quando você escolhe receber de maneira informal, uma mesa farta de aperitivos é perfeita. Os convidados podem aproveitar para circular, conversarem e aí degustar o que o anfitrião preparou", diz.

Segundo a empresária Julia Husseini, do Hazz Café e Cozinha, em Rio Preto, em um jantar as entradas são a forma de prolongar o encontro. "Depois que o jantar é servido, os convidados logo vão embora. Então, as entradas devem ser pensadas e preparadas com cuidado. Elas devem ser mais fáceis de comer, porém isso não quer dizer mais fáceis de fazer", diz.

Para a administradora de empresa Lícia Soares Fernandes Nagao, receber é acolher. "Gosto que as pessoas se sintam acolhidas e que apreciem o carinho colocado em cada detalhe para recebê-las", diz ela que continua: "A entrada faz parte do momento mais descontraído, do brinde do momento! É a primeira acolhida do jantar. Uma tábua de frios bem feita é informal e sofisticada ao mesmo tempo".

Delicados, charmosos e saborosos

Filha de pai libanês e mãe mineira, a empresária Julia Husseini conta que cresceu em uma casa em que a gastronomia dos dois países sempre esteve misturada. "Trouxe para o Hazz receitas da minha família. Meu pai preparava o kibe e a coalhada, minha mãe ia lá e colocava a geleia de pimenta. Dava tão certo, que quando abri o restaurante, quis que essa mistura estivesse presente nos pratos", conta ela que sugere como entradas o mini kibe assado com coalhada e geleia de pimenta, a mini esfiha ou o mini kibi cru com coalha, torrada e hortelã. "A delicadeza dos detalhes e do acabamento faz toda a diferença", diz.

Entre as sugestões de Julia estão a mini esfiha, o mini kibe assado com coalhada e geleia de pimenta e até o canapé de kibe cru com coalhada e hortelã.

Para comer com as mãos

Divulgação Boca de Anjo: Feito com peito de frango desfiado e temperado na páprica defumada, com pico de galo (vinagrete mexicano) e provolone, montado na baguete e cortado em petisco, acompanha Batata Belga
Boca de Anjo: Feito com peito de frango desfiado e temperado na páprica defumada, com pico de galo (vinagrete mexicano) e provolone, montado na baguete e cortado em petisco, acompanha Batata Belga

Ana Claudia Billar, diretora da Lug's AllTime Franchising, em Rio Preto, diz que uma boa entrada é indispensável e tem o papel de abrir o apetite para a refeição e para a descontração entre os convidados, tornando o jantar mais agradável e descontraído. "A entrada se torna um convite para se degustar enquanto a refeição principal não chega. É um estimulante para o convívio, que se torna ainda mais agradável enquanto as entradas são saboreadas", diz.

Com o nome Boca de Anjo, o prato da Lug's é uma baguete feita com peito de frango desfiado e tempero com pico de galo (vinagrete mexicano) e provolone. "Depois de montada a baguete, ela é cortada em formato de petiscos e para acompanhar uma batata belga. Se preferir pode comer com a mão", sugere Ana Claudia.

Nem tão simples assim

A chef de cozinha Gabi Mello, da Generosa 3333, em Rio Preto, diz que quem decide a praticidade ou não das entradas é o anfitrião. "Tem entrada que pode ser muito trabalhosa e passar por até 10 processos até ser definitivamente finalizada", diz ela que acredita que é a entrada quem diz como será o evento, o prato principal e o estilo da festa, além é, claro, de abrir o apetite. "Quando eu penso em entradas, penso em algo gostoso e não muito pesado. As combinações precisam ser fáceis e não podem pesar muito, pois ainda será servido um jantar ou um almoço", diz.

Para um almoço informal, a chef preparou uma torre de legumes com molho de salsa verde e uma pirâmide de tomates com creme de queijo e molho de manjericão. "São sabores fáceis de agradar a grande maioria dos convidados. Para acompanhar montamos uma tábua de queijos finos, frios e uma cesta de pães e torradinhas". V&A

Capriche nas entradas

A empresária Keny Omekita, do Hanbai Sushi Bar, diz que receber é uma importante características da cultura japonesa. "No Brasil também amamos receber. Então, capriche nas entradas. É uma forma de mostrar para as visitas que elas são importantes", diz.

Serviço

Generosa 3333, @generosa3333, (17) 3304-3667

Hanbai Sushi Bar, @hanbaisushibar, (17) 3234-3529

Hazz Café e Cozinha, @hazzcafecozinha, (17) 99771-0070

Helô Penteado, @helopenteadodecor

Lug’s AllTime, @lugsriopretoshopping

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso