Diário da Região

    • -
    • máx min
19/07/2018 - 00h30min

SIRVA-SE

Caldos são uma boa opção neste período de temperaturas mais amenas

Com as temperaturas em baixa, nada mais reconfortante e saboroso que um caldo bem feito, e as opções são as mais diversas desse prato que é tão versátil

Tiago Celeri/Divulgação Caldo de cenoura feito pelo chef Marlon Spinelli
Caldo de cenoura feito pelo chef Marlon Spinelli

Tem comida mais reconfortante e com gostinho de aconchego que um bom caldo? Independente da composição ou da preferência de quem o estiver saboreando, o caldo já é um dos pratos favoritos dos rio-pretenses, e quando a temperatura começa a cair ele se torna a opção ideal para ajudar a aquecer o corpo durante aqueles dias mais frios.

Versátil, o caldo pode nascer de praticamente qualquer ingrediente que você tiver em sua geladeira, além de eles serem parte fundamental na criação dos mais diversos e tradicionais pratos. Tudo depende do seu paladar e do bom senso, afirma Marlon Spinelli, chef e sócio da Le Grand Chef.

"Há muito tempo, pratos que hoje são considerados populares partiram de algum caldo. Por exemplo, paella, feijoada. Antigamente, as pessoas colocavam os ingredientes dentro de uma caldeirada, adicionavam água e levavam para o fogo. Claro que, hoje, a gente já tem uma ideia do tipo de caldo que entraria no cardápio e do que não. Sempre partindo do bom senso".

Além disso, caldos são pratos extremamente fáceis de serem preparados, partindo de um ponto básico e comum a todos. "O caldo é a base técnica da gastronomia mundial. Para você fazer um belo molho e um belo creme, tudo parte do caldo. Para fazer um caldo básico de legumes, a gente precisa de alguns ingredientes específicos. Começamos com cebola, cenoura e salsão e, partindo disso, a gente consegue colocar e agregar outros tipos de ingredientes para fazer um caldo específico, como um caldo verde, de frango, uma canja de galinha, de carne, e assim vai", explica Marlon.

Um dos mais tradicionais e pedidos é o caldo de mandioca com costela. Ele não pode faltar em nenhum dos estabelecimentos que servem o prato, afirma Marcos Dionísio Repiso, proprietário da padaria Dionísio, que serve caldos todas as noites. "Caldo de mandioca com carne é o mais vendido e o mais procurado. Ele é fixo durante todos os dias na padaria".

Na Dionísio, além do tradicional que é diário, outro sabor de caldo é servido diariamente, variando de um dia para outro. "Temos inclusive um caldo vegetariano que agrada bastante com couve, palmito e alho-poró, normalmente vendido às quintas-feiras".

Os pratos são servidos por quilo. De acompanhamento, as opções vão de torrada, cheiro-verde e linguiça calabresa e bacon fritos a pimenta e pão francês.

Na Água Doce Cachaçaria, dentre os cinco tipos presentes no cardápio, os mais pedidos são o caldo de feijão à mineira e o caldo de mandioca com carne de sol. "São pratos mais fortes, mais temperados, com um sabor mais acentuado, uma característica da casa que acaba atraindo a atenção dos clientes", explica Mari D'Marque, proprietária da unidade de Rio Preto.

De acompanhamento, a casa serve queijo e pão de alho, um diferencial, diz Mari. "O pão de alho ajuda a acentuar o sabor do caldo, é uma boa pedida para uma experiência diferente. Dá um charme, algo diferente do que normalmente é feito nos outros lugares".

Os acompanhamentos são uma atração à parte no restaurante do posto Brazilian, um dos lugares mais tradicionais de Rio Preto para se comer caldo. Lá, são servidos mais de 15 tipos de acompanhamentos entre cheiro-verde, muçarela, bacon, calabresa, torresmo, variedade de pimentas, ovo de codorna, couve, torrada, pão etc.

Já dos caldos, são servidos cinco tipos todos os dias. O de mandioca com costela e a canja são básicos, que fazem parte do cardápio diário. Já os outros três variam sempre dentro de algumas características, diz o chef Guilherme Regazzini. "Servimos algum caldo vegetariano todo dia, um de feijão e um de legumes ou grãos. Essas são as direções, mas sempre variamos entre as possibilidades. O caldo que faço hoje só vou repetir daqui uns dez dias".

O que tem se destacado atualmente é o caldo de mocotó, que começou como um prato esporádico e acabou entrando no cardápio fixo, sendo servido toda sexta-feira. "A base dele é de mandioca. O mocotó é cozido lentamente para tirar toda a carne e o sabor do osso. Depois vem o tempero, com bastante condimento. Às vezes colocamos uma calabresa, um paio, mas a base de sempre é mandioca e mocotó. Até porque temos várias opções de acompanhamento, assim cada um acrescenta seguindo seu próprio gosto", completa Guilherme.

Caldo de cenoura com gengibre, sour cream, salsa e bacon

Ingredientes

  • 4 cenouras
  • 30g gengibre
  • 30g cebola
  • 30g bacon
  • 500g creme de leite fresco
  • 1 limão siciliano
  • Salsa
  • 200g creme de leite de caixinha

Modo de preparo

  • Suar o bacon na panela, reservar. Refogar cebola, gengibre e alho e a cenoura posteriormente. Colocar água e cozinhar por 10 minutos.
  • Processar, voltar para a panela para apurar. Temperar com sal a pimenta-do-reino e o creme de leite. Bater o creme de leite em ponto de chantilly, temperar com salsa, limão e sal.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso